Estou com uma questão um pouco intrigante. Absolutamente nenhuma das distros (que testei até agora) funciona no meu PC de trabalho. Tentei usar Ubuntu, Pop_OS!, Mint, Zorin… As únicas distros que consegui instalar foram Manjaro, Arch e atualmente Fedora.
O caso é que ainda no modo live, após algum tempo preparando para instalar, o PC simplesmente congela, não funciona mouse, teclado, até o NumLock para de funcionar e me obriga a reiniciar e recomeçar do zero. Incrivelmente só acontece com distros derivadas do Ubuntu.
Na verdade a questão é que para trabalhar, eu preciso de uma distro um pouco mais “rápida” de fazer troubleshooting. Às vezes precisamos resolver alguns problemas muito rápido para não ficar quebrando cabeça, e como a base Ubuntu é um pouco mais fácil de lhe dar, seria uma boa opção para mim.
Eu poderia usar outras distros de boa, mas a questão é que por essa máquina ser mais antiga, o consumo dos recursos do sistema é alto, por isso eu estava tentando o Pop ou o Mint, apesar de gostar muito do Gnome, consome muito do pouco Hardware que tenho.
O Fedora está rodando muito bem, tudo que eu preciso funciona sem muito esforço, mas precisei usar o AnyDesk ontem e não pude por conta dessa versão só vir com o Wayland. Ainda tentei instalar o Xorg, mas acabei quebrando o gdm e tive um trabalhão para consertar. Enfim, seguimos aqui nas tentativas.
Não recomendo porém o uso do Manjaro, por que só tive más experiências com ele. [/Opinião]
Recomendo o OpenSUSE Tumbleweed ou Arch/Artix.
Não tenho certeza mas esses problemas me parecem questões de ACPI. Mas isso agora é bem menos comum do que antes, na época do 18.04. Então não consigo dizer ao certo. Se não for problema no pendrive, e não parece ser, sua máquina apenas está querendo te livrar de dor de cabeça (exceto por Pop ou Mint)…
Te aconselho a usar o Arch. Instala o ambiente de desktop que você mais gosta e seja feliz. Sei que se você optar por essa distribuição você vai ter que se “debruçar” um pouco na Wiki do Arch, mas acredite, não será uma perca de tempo.
Boa sorte na sua decisão.
Opa, eai. Você indica instalar um ubuntu no pc com essas configs?
amd ryzen 5700u
32gb ram
ssd 2T
Rodaria liso ou algum outro so seria melhor? Atualmente estou querendo sair do windows, e fiquei bem interessado no ubuntu, até cheguei a testar ele em maquina virtual, só que fiquei com um probleminha na parte da instalação dele, estava dando erro.
Na verdade, seria melhor você ter aberto um outro tópico, mas eu vou responder mesmo assim.
Eu te recomendo logo usar uma distro chamada Endeavour OS. Testa em modo live pelo pendrive, e se tudo estiver bem, instale a versão que quiser. Tem todos os ambientes de interface que imaginar, como trazem outras distros.
Mas se tu realmente quiser quebrar meu coração e ir de Ubuntu, pode tentar instalar o 24.04, que é a versão de suporte-de-longo-prazo mais atual.
Na verdade, seria melhor você ter aberto um outro tópico, mas eu vou responder mesmo assim.
Malz pelo erro, sou meio que nojo por aqui e ainda não peguei o jeito.
Eu te recomendo logo usar uma distro chamada Endeavour OS. Testa em modo live pelo pendrive, e se tudo estiver bem, instale a versão que quiser. Tem todos os ambientes de interface que imaginar, como trazem outras distros.
Certo, vou testar ela, mas antes vou dar uma pesquisada sobre, então essa distro deve ser muito boa.
Mas se tu realmente quiser quebrar meu coração e ir de Ubuntu, pode tentar instalar o 24.04, que é a versão de suporte-de-longo-prazo mais atual.
Eu vi sobre essa versão mais atual no site do ubuntu, primeiro acho que vou dar uma testada em maquina virtual, depois faço o que tu me recomendeu ali, usar a distro Endeavour OS. Fiquei interessado por ela.
Pode deixar, espero que rode tudo tranquilo mesmo.
A diferença entre o Ubuntu e o Endeavour é que esse último você só instala uma vez e ele sempre vai atualizando, e até agora não tive nenhum problema com o sistema. Ah, mas não vai funcionar dual boot, tá? Ela usa algo chamado systemd-boot então não tem suporte a dual boot, se não me engano. Ou é só Linux, ou só Linux. Não vai dar pra continuar com o Windows.