Nenhuma alternativa para x-terminal-emulator no openSUSE

Uma coisa que estranhei demais é como o meu openSUSE aqui, apesar de ter tanto o Gnome Terminal e Konsole instalados, não dá a opção de definir um deles como padrão pelo comando update-alternatives. Isso acontece tanto no comando update-alternatives --config x-terminal-emulator como no update-alternatives --set x-terminal-emulator /usr/bin/konsole. Alguém sabe como resolver?

Eu não uso o OpenSUSE porém encontrei isso:

opsenSUSE with i3wn, I have changed this in `~/.config/i3/config:

bindsym $mod+Return exec i3-sensible-terminal

on this:

bindsym $mod+Return exec konsole

Espero que funcione!

1 curtida

Eu vi isso também. Mas não é uma solução. Apenas diz para o i3 qual é o terminal a ser executado por um atalho de teclado. Eu nem uso i3 aqui. Uso o Plasma.

Qual é o erro que este comando retorna?

Imaginei que por estar logo no título seria auto explicativo mas… aqui:

update-alternatives: error: no alternatives for x-terminal-emulator

A instalação do do segundo terminal foi feita através de linha de comando ou através de algum pacote Flatpak, AppImage?

Eu nunca usei este comando, portanto eu não sei quias são os erros que ele pode dar… Estou buscando uma lógica do porquê isto possa estar acontecendo…

Inclusive sobre a forma que foi instalado o segundo terminal porque os arquivos de iicialização podem não terem sido configurados no “config” do x-terminal…

Mas aí é que tá. O Konsole já veio instalado no sistema como RPM da mesma forma como o XTerm e o Gnome-Terminal foi instalado do repositório oficial usando o Zypper.

Já deu uma olhada nisso aqui?

Isto aqui me chamou atenção.

CentOS doesn’t use the ‘alternatives’ system for ‘x-terminal-emulator’. You can tell GNOME to launch a particular terminal emulator when it asks for it

Sei que o openSuse é independente e não é a mesma base do CentOS, mas talvez seja este o caso…

Talvez. É uma pena. Há programas que chamam o XTerm no lugar do Konsole. Quando abro o YaST no Plasma, ele sempre abre o KDESU para colocar a senha mas se faço isso no Trinity, por exemplo, ele abre o XTerm. Queria ver de corrigir isso.

Olá, se você utiliza KDE siga estás instruções:
https://userbase.kde.org/System_Settings/Default_Applications

Caso queira “forçar” o uso de um terminal digite o seguinte comando:

ln -sf /etc/alternatives/x-terminal-emulator /usr/bin/gnome-terminal

Após você poderá ver o link feito com:

ls -afn /etc/alternatives/ | grep 'terminal'

O comando update-alternatives atualiza o link para o programa que tiver o propósito referente.
para ver todos os link basta digitar o seguinte comando:

ls -afn /etc/alternatives/

Espero ter lhe ajudado de alguma forma, até mais!

Edit.: correção ortográfica.

Aconteceu algo aqui que é difícil de explicar. Executei os dois comandos, o primeiro para criar o link e o segundo para ver o link mas o link não apareceu. Depois eu executei o terceiro comando e dei Shift+Ctrl+F para procurar manualmente pelo terminal e o link não está lá. Não sei ao certo se foi criada e logo depois deletada mas parece que foi isso mesmo. Executei os comandos como root, antes que pergunte.

Edit: Acabei de descobrir o motivo de não ter funcionado. Fechei e tentei abrir o Konsole. Dá como não encontrado. Creio que esse comando que me passou deu o efeito contrário. Posso resolver isso reinstalando o Konsole mas é só para avisar

Entendo, vou tentar explicar de outras forma:

  1. Listagem dos link feitos ao x-terminal-emulator:
update-alternatives --list x-terminal-emulator

Este comando irá mostar os links alternativos para x-terminal-emulator.


  1. Caso digite o comando e mostre a seguinte menssagem:
update-alternatives: error: no alternatives for x-terminal-emultator

Você terá que reinstallar o pacote xterm.


  1. Para criar outra alternative para o x-terminal-emulator:
update-alternatives --install /usr/bin/x-terminal-emulator x-terminal-emulator /usr/bin/konsole 2

  1. Para remover alternativa /usr/bin/konsole em x-terminal-emulator:
update-alternatives --remove x-terminal-emulator /usr/bin/konsole

Espero ter explicado melhor desta vez. Até mais! :slight_smile:

1 curtida

De fato! Deixei como solução. Valeu aí a força!

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.