Nenhum sistema operacional é encontrado após fazer dual boot

Boa noite, hoje fui fazer o dual boot com Windows 10 e Ubuntu, fiz a instalação normalmente e utilizei por um tempo o Ubunto, quando desliguei o PC para mudar para o Windows apareceu que nenhum sistema operacional foi encontrado, mudei na BIOS para UEFI e agora de vez de dizer que nenhum sistema operacional foi encontrado abre um terminal GRUB escrito: “System BootOrder not found”. Quando fui fazer o dual boot, separei o Windows e o Linux em partições diferentes do mesmo SSD, vi certas respostas em outros fóruns mas não funcionaram na minha situação, sou muito leigo nesta área e não sei o que fazer, qualquer ajuda é muito bem vinda.

Amigo, ja tive problemas parecidos, mas nao sei se vai ajudar muito descrever eles. O que ocorria era que eu forcava o desligamento, e a bios sumia com o grub, e dava tudo errado. Voce instalou o grub em uma particao EFI diferente da particao EFI do Windows, neh?

Opa, o problema mudou agora um pouco, eu rodei um boot-repair e agora aparece para eu selecionar entre ubuntu e WIndows. O Ubuntu funciona normal, mas aí chega ao ponto dessa pergunta que você cabou de me fazer, quando eu clico no WIndows eu recebo o seguinte erro:

error: can't find command 'parttool'
error: can't find command 'drivemap'
error: invalid EFI file path

Press any key to continue... 

Respondendo a pergunta: eu fiz uma partição de 30gb pro Ubuntu, desses 30gb eu fiz um EFI de 512mb na partição do Linux e no restante instalei o Ubuntu, então é provável que sim. Eu já achei tópicos falando sobre esse erro mas apenas no WIndows 7 e 8, as soluções deles não funcionaram no Windows 10.
Vlw pela resposta :d

Mano… estou sem ideias. Normalmente eu instalo assim: efi1 pro linux, root pro linux; restante pro windows instalar automaticamente. Sempre deu certo. Se puder fazer uma instalação limpa, eu recomendo. Caso não, boa sorte tentando solucionar.

Tente selecionar o particionamento avançado na instalação do Ubuntu e montar o ESP já existente como /boot/efi.

Mano… eu estou respondendo tudo baseado em Arch agora, e não reparei que tu tá usando é o Ubuntu. Entra na instalaćão do Ubuntu novamente, e abre o gparted. Da uma olhada no seu disco se a partićão fat32 do Linux está marcada com as flags boot e ESP.

edit: me segurem pra eu não falar pra ele usar o fdisk e depois mkfs no terminal

1 curtida

Opa, vou fazer isso mas o Boot do Ubuntu funciona normal, o problema está no do Windows mesmo.

Eu cabei de lembrar que antes da instalação do Ubuntu eu apaguei um arquivo naquela partição reservada do sistema do Windows, pode ser isso a causa do problema? Eu ainda devo ter esse arquivo na lixeira, só vou precisar achar; (eu acho que não é esse o problema, pq eu tenho 1 windows no HD e o outro no SSD, apenas exclui esse arquivo do SSD mas não consigo entrar no WIndows do HD também)

Me parece que o jeito é reparar os arquivos de carregamento do boot em ambos os sistemas - isso pq ao reparar o do Windows, ele possivelmente vai destruir o boot do Ubuntu. Então, é criar um pendrive de boot do W10 e um do Ubuntu e reparar primeiro do W10 (o que pode ser que destrua a entrada do Ubuntu no boot/EFI), daí o do Ubuntu, usando o boot repair (tem que ver se precisa adicionar o PPA e instalar, ou se no 20.04 já vem instalado, não sei ao certo - mas as ISOs do Linux Mint já vem com ele, pode ser uma saída)
Deixo 2 vídeos que podem ajudar na tarefa:

2 curtidas

Possivelmente você tinha o Windows instalado em modo Legacy e instalou o Ubuntu em modo UEFI. Nesse caso precisa instalar o Ubuntu em modo Legacy também…

Agora se o problema foi o arquivo que vc apagou, então o Windows foi instalado em modo UEFI, o Ubuntu também, e daria tudo certo não fosse o arquivo deletado.

Eu comecei a trabalhar num projetinho sobre instalação e dual boot, veja se consegue tirar proveito de alguma informação: TILAPI-A

1 curtida