Olá, estou enfrentando um problema bizarro que eu nunca vi antes e que pelo que pesquisei parece que ninguém mais tem um problema exatamente igual ao meu.
Primeiro vou dar um breve contexto para evitar conclusões errôneas. A uns dias eu usava Ubuntu 20.04 no qual tinha alguns jogos instalados, dentre eles o jogo Sonic mania, que funcionava normalmente. Certo dia fui abrir o Sonic e ele não abriu, a steam mostrava “launching…” E depois parava. Na época não dei bola pois estava meio ocupado no dia e com muita coisa na cabeça, meio que pensei que era só um bug temporário. Após esse dia atualizei para o Ubuntu 21.10 e comprei o jogo muv-luv. E aí percebi que não era um bugzinho temporário… O jogo não abria. Bem, esse breve contexto foi para mostrar que o problema não é o Ubuntu 21.10 que é o que provavelmente muitos pensariam logo de cara.
O que está acontecendo: ao clicar em ‘play’ na biblioteca é aberta aquela janela “preparing to launch…” E logo em seguida essa janela fecha e nada mais acontece, o jogo não abre. O botão play volta a ficar verde, como se o jogo tivesse sido fechado.
Coisas que eu já tentei:
Já tentei atualizar um tal de mesa vulkan, não entendi direito o que era isso, só sei que não resolveu.
Já tentei colocar comandos na incialização do jogo, não resolveu.
Já testei diferentes versões do próton, não resolveu.
Já tentei reinstalar umas 3 vezes, nada.
Já averiguei que isso só ocorre em jogos de windows, os jogos nativamente portados pra Linux abrem normalmente.
Sempre antes de comprar um jogo eu olho se ele roda bem no próton, ambos estavam marcados como desempenho aceitável. No caso do Sonic mania eu mesmo já tinha jogado ele no Linux por umas setes horas antes de ter esse problema.
Eu já mandei um pedido de suporte para a steam explicando o problema e estou aguardando resposta. Se não responderem e se eu não conseguir resolver até amanhã ao meio dia terei que pedir reembolso.
Espero que isso tenha solução pq pelo que tá parecendo eu não vou poder jogar nenhum jogo de windows mais… Espero que no mínimo isso se resolva se eu instalar outra distro.