Gostaria de saber mais sobre navegadores de open source. Pesquisando na internet, vejo informações dizendo que eles são mais seguros e respeitam a privacidade, sem coletar dados pessoais. No entanto, raramente vejo alguém realmente recomendando um navegador de open source. Eles são tudo isso mesmo? Se sim, quais vocês recomendam?
Geralmente navegador não define muito a privacidade do usuário
Tipo vc usar o Librewolf e acessar o Google… no fim das contas e a mesma coisa que nada
E tem o fator de escolha pessoal, isso vc experimenta e ve se atende, por isso muita gente não da recomendação/opinião
Pois é, no caso do LibreWolf, ele utiliza o DuckDuckGo como motor de busca, e já vi muitas pessoas comentando que ambos priorizam a privacidade. No entanto, também ouvi algumas pessoas dizendo que o DuckDuckGo seria como um “Edge disfarçado”, o que me deixa em dúvida. Em teoria, o LibreWolf, que é baseado no Firefox, mas com foco maior na privacidade, combinado com o DuckDuckGo, deveria formar a dupla “perfeita”. Por isso acho estranho que o Firefox geralmente seja mais recomendado e os open souece nunca citados…Mas sei lá, acho que estou questionando algo bobo kkk.
Particularmente eu uso o Librewolf e o Ungoogled Chromium. Ambos têm a proposta de serem mais privativos. Recomendo.
DuckDuckGo ta mais pro bing so que sem rastreio, pra vc ter privacidade no minimo e cortar a internet e viver isolado
Todo tipo de serviço requer uma “forma de pagamento” o duckduckgo por exemplo sobrevive na base de venda de dados, so que de forma mais restrita
No fim das contas isso vai requerir de vc se isolar de serviços e “internet” em geral
Cara já testei projetos que usa o firefox como sua base. Mas acabo voltando para o Firefox, tem tudo de graça e pode-se modificar com extensões.
Privacidade em 2024 só se vc fazer realmente o que o amigo acima disse:
-Compre um dumbphone
-Livre-se das redes sociais
-Desligue-se da internet
-Não dê seu CPF quando for comprar algo nas farmácias.
Eu uso o Chromium, não por privacidade, mas por que achei ele mais leve que os outros e funciona perfeitamente.
Eu recomendo fortemente o Firefox e o SeaMonkey. Ambos têm um ótimo suporte a hardwares e distribuições antigas, e são distribuídos em .deb. O SeaMonkey, em especial, utiliza apenas um núcleo do processador.
Basta usar o comando “sudo dpkg -i” para instalá-los em distros Debian Based.
Quanto aos forks, eu não os recomendo tanto, pois possuem um ciclo de atualizações limitado e atrasado, além de não trazer funções que realmente impactem o usuário.
Não gosto do Chrome por não ter um tema GTK muito agradável e por ser pouco personalizável.
Quanto à segurança, o próprio Linux é bastante seguro em exposições à rede, mas não custa nada configurar uma VPN e DNS. Esses podem ser facilmente configurados no Gnome Network Manager ou no próprio navegador. Outra coisa que pode ajudar é o uso de um adblock, como o uBlock Origin, que também bloqueia sites maliciosos.
No entanto, tenha em mente que o único que pode te proteger de malícias é você mesmo.
Por fim, sobre os motores de busca, o DuckDuckGo oferece o método POST, que criptografa sua pesquisa. No entanto, se você usar o método GET, não mudará nada em relação ao Google.
Claro, todas as opções citadas anteriormente são mil vezes mais seguras do que usar o Opera GX em um Windows XP.