Navegadores Open Source

Gostaria de saber mais sobre navegadores de open source. Pesquisando na internet, vejo informações dizendo que eles são mais seguros e respeitam a privacidade, sem coletar dados pessoais. No entanto, raramente vejo alguém realmente recomendando um navegador de open source. Eles são tudo isso mesmo? Se sim, quais vocês recomendam?

2 curtidas

Geralmente navegador não define muito a privacidade do usuário
Tipo vc usar o Librewolf e acessar o Google… no fim das contas e a mesma coisa que nada
E tem o fator de escolha pessoal, isso vc experimenta e ve se atende, por isso muita gente não da recomendação/opinião

Pois é, no caso do LibreWolf, ele utiliza o DuckDuckGo como motor de busca, e já vi muitas pessoas comentando que ambos priorizam a privacidade. No entanto, também ouvi algumas pessoas dizendo que o DuckDuckGo seria como um “Edge disfarçado”, o que me deixa em dúvida. Em teoria, o LibreWolf, que é baseado no Firefox, mas com foco maior na privacidade, combinado com o DuckDuckGo, deveria formar a dupla “perfeita”. Por isso acho estranho que o Firefox geralmente seja mais recomendado e os open souece nunca citados…Mas sei lá, acho que estou questionando algo bobo kkk.

1 curtida

Particularmente eu uso o Librewolf e o Ungoogled Chromium. Ambos têm a proposta de serem mais privativos. Recomendo.

1 curtida

DuckDuckGo ta mais pro bing so que sem rastreio, pra vc ter privacidade no minimo e cortar a internet e viver isolado
Todo tipo de serviço requer uma “forma de pagamento” o duckduckgo por exemplo sobrevive na base de venda de dados, so que de forma mais restrita
No fim das contas isso vai requerir de vc se isolar de serviços e “internet” em geral

Cara já testei projetos que usa o firefox como sua base. Mas acabo voltando para o Firefox, tem tudo de graça e pode-se modificar com extensões.

Privacidade em 2024 só se vc fazer realmente o que o amigo acima disse:
-Compre um dumbphone
-Livre-se das redes sociais
-Desligue-se da internet
-Não dê seu CPF quando for comprar algo nas farmácias.

Eu uso o Chromium, não por privacidade, mas por que achei ele mais leve que os outros e funciona perfeitamente.

1 curtida

Eu recomendo fortemente o Firefox e o SeaMonkey. Ambos têm um ótimo suporte a hardwares e distribuições antigas, e são distribuídos em .deb. O SeaMonkey, em especial, utiliza apenas um núcleo do processador.

Basta usar o comando “sudo dpkg -i” para instalá-los em distros Debian Based. :+1:

Quanto aos forks, eu não os recomendo tanto, pois possuem um ciclo de atualizações limitado e atrasado, além de não trazer funções que realmente impactem o usuário.

Não gosto do Chrome por não ter um tema GTK muito agradável e por ser pouco personalizável.

Quanto à segurança, o próprio Linux é bastante seguro em exposições à rede, mas não custa nada configurar uma VPN e DNS. Esses podem ser facilmente configurados no Gnome Network Manager ou no próprio navegador. Outra coisa que pode ajudar é o uso de um adblock, como o uBlock Origin, que também bloqueia sites maliciosos.

No entanto, tenha em mente que o único que pode te proteger de malícias é você mesmo.

Por fim, sobre os motores de busca, o DuckDuckGo oferece o método POST, que criptografa sua pesquisa. No entanto, se você usar o método GET, não mudará nada em relação ao Google.

Claro, todas as opções citadas anteriormente são mil vezes mais seguras do que usar o Opera GX em um Windows XP.