Eu não sou usuário do Zorin e não me vejo usando a distro em um futuro próximo (o mais provável é que eu nunca venha a usá-la), mas vejamos se eu posso ajudar. No caso das aplicações no seu print, existem soluções não oficiais, algumas baseadas em Electron, para o Teams, como o Teams for Linux (é o que eu uso e tem snap, flatpak e appimage dele) e outros Teams não oficiais. Para o Todoist eu sei que tem um pacote AUR, portanto, deve haver, pelo menos, um pacote DEB, ou o código fonte para clonar do Git Hub e compilar manualmente, mas não sei se é baseado em Electron ou é reescrito em C ou outra linguagem. O Telegram já têm versão nativa para Linux há alguns anos, já. O WhatsApp, eu nunca tentei, mas sei que pode ser adicionado ao Rambox e ao Franz, que são como “multi mensageiros” que aceitam vários protocolos e redes, incluindo o WhatsApp. É possível, inclusive, dada a filosofia do Zorin, que você já tenha um software de mensagens que aceite o protocolo do WhatsApp.
Alternativamente, você pode usar o Epiphany, ou o Konqueror que são browsers super leves como “base” para essas Web Apps, mas vai exigir algumas configurações.
Como o seu problema é o consumo de memória, vou descartar a hipótese de rodar as versões para Windows no Bottles, porque, com certeza, consumiria mais recursos da sua máquina.
Outra alternativa que você pode tentar é usar o Wine para rodar as versões para Windows. Como o Wine não é um container de virtualização e nem um emulador, mas uma camada de compatibilidade, alguns softwares chegam a rodar mais rápido sobre ele que sobre o Windows, como no caso, por exemplo, do jogo The Witcher que roda muito mais rápido no Wine que no Windows.
Mas essa é uma opção que pode não funcionar para estes softwares, ou pode rodar com um desempenho pior que o que você conseguiu.
Veja se os aplicativos acima estão na base de dados do Wine e se eles rodam de maneira satisfatória. O endereço da base de dados é: https://appdb.winehq.org/
Por último (e deixei para o final porque pode ser a pior de todas opções, ou não) você pode rodar as versões do WhatsApp e do WhatsApp Business no Waydroid, que é como se fosse o Wine, só que para rodar aplicativos do Android no Linux, eu uso o Waydroid para rodar o Spring no computador e não tive nenhum problema até o momento.