Navegadores de baixo consumo de RAM para Web Apps

Instalei recentemente o Zorin OS 18 como distro oficial no meu notebook Dell Inspiron 2 em 1 e estou indo muito bem, a distro é bem completa e vem com muitas funcionalidades já prontas e gostei muito da ideia dos Web Apps.

Cada Web App pode ser criado a partir de uma nova instância, caso necessário para diversos WhatsApp conectados, ou até mesmo não precisar ficar trocando de conta no google drive o tempo todo, coisas assim.

O problema é que, o único navegador que vem instalado na distro é o brave e cada nova instância gera um consumo considerável de RAM, creio eu que para o navegador proporcionar uma experiência que não preciso no caso dos Web Apps, eu só preciso que funcione.

image

Por isso, gostaria de sugestões de navegadores de baixo consumo de RAM para uso exclusivo em web apps, não para uso principal, por isso pode ter as mínimas configurações necessárias.

Grato desde já.

1 curtida

Engraçado… no meu caso, o Brave é o que consome menos memória, menos do que FireFox, Chrome, LibreWolf entre outros.

Veja se:

Desabilitando:

• A “aceleração de Hardware”, e

• A “execução em segundo plano” e

Habilitando a:

• “Economia de memória”

resolve esse problema.

2 curtidas

Segundo plano consome muito.

Aceleração não recomendo desativar.

Ela faz o oposto. Consumir menos.

Só desativa se tem problema em reprodução de vídeo

3 curtidas

Opa :person_raising_hand:

Só para confirmar, esse consumo de RAM está atrapalhando nas suas tarefas? Tipo, o sistema ou o navegador estão travando? Está faltando RAM para outras coisas? E ainda, você usa SWAP?

Porque, caso contrário, se tudo está performando bem, não há com o que se preocupar, afinal…

Geralmente, RAM não utilizada é RAM desperdiçada.

3 curtidas

Os conterrâneos do mundo linux já lhe deram sábios conselhos.
Bem, contribuirei com meus dois centavos.

Zorin é feito para usuários vindos do Windows, no mundo linux, tudo é customizável. Mas como usuários Windows não possuem tal prática, o Zorin deixa consumos altos por padrão. Pode pesquisar como diminuir o consumo de RAM.

Sobre mudança de navegador, recomendo o WaterFox — ele é um fork do Firefox mais leve.
O Brave só é bom se quer os Brave Tokes (as moedas que ganha para ver publicidade).

2 curtidas

Gostei bastante dessa colocação, mas acredito que esteja olhando para um lado diferente da situação. O Brave faz um excelente trabalho utilizando da capacidade da máquina para proporcionar uma boa experiência de uso do navegador.
Porém WebApps não seguem a proposta de uso de um navegador, e sim de um aplicativo.
Muitas funcionalidades e “preocupações” que o brave prepara previamente (ocupando RAM) para o WebApp nunca serão usadas.
Ex:

• carregar previamente uma nova aba, sendo que nunca pretendo sair da tela do whats.
  • Bloqueador de trackers (para o whats? Tipo, o que a Meta ainda não sabe sobre mim?)
  • Gerenciamento de extensões, etc

Nesse caso específico, creio que o uso da memória esteja sendo feito em algo que nunca será usado devidamente.

Reforçando, seu comentário me fez repensar sobre o Brave e definir ele como meu navegador principal de uso, é realmente uma experiência que não tive em outros navegadores.

Mas creio que as funcionalidades dele, para o uso em web apps, pode vir a ser excessivo.

Novamente, grato pela sua resposta!

1 curtida

O conceito de webapp tem pontos fortes e pontos fracos. O uso de RAM é justamente um ponto fraco de usar várias instâncias de navegador para cada app aberto. Se quiser resolver isso, teria que mudar a filosofia do app, procurando justamente versões nativas.

2 curtidas

Fez uma diferença considerável por aqui, o que fiz foi desabilitar execução em segundo plano e habilitar a economia de memória.

No caso, para as configurações serem aplicadas nos aplicativos precisei recriá-los na ferramenta depois de ter feito as configurações no Brave.

Eu não sou usuário do Zorin e não me vejo usando a distro em um futuro próximo (o mais provável é que eu nunca venha a usá-la), mas vejamos se eu posso ajudar. No caso das aplicações no seu print, existem soluções não oficiais, algumas baseadas em Electron, para o Teams, como o Teams for Linux (é o que eu uso e tem snap, flatpak e appimage dele) e outros Teams não oficiais. Para o Todoist eu sei que tem um pacote AUR, portanto, deve haver, pelo menos, um pacote DEB, ou o código fonte para clonar do Git Hub e compilar manualmente, mas não sei se é baseado em Electron ou é reescrito em C ou outra linguagem. O Telegram já têm versão nativa para Linux há alguns anos, já. O WhatsApp, eu nunca tentei, mas sei que pode ser adicionado ao Rambox e ao Franz, que são como “multi mensageiros” que aceitam vários protocolos e redes, incluindo o WhatsApp. É possível, inclusive, dada a filosofia do Zorin, que você já tenha um software de mensagens que aceite o protocolo do WhatsApp.

Alternativamente, você pode usar o Epiphany, ou o Konqueror que são browsers super leves como “base” para essas Web Apps, mas vai exigir algumas configurações.

Como o seu problema é o consumo de memória, vou descartar a hipótese de rodar as versões para Windows no Bottles, porque, com certeza, consumiria mais recursos da sua máquina.

Outra alternativa que você pode tentar é usar o Wine para rodar as versões para Windows. Como o Wine não é um container de virtualização e nem um emulador, mas uma camada de compatibilidade, alguns softwares chegam a rodar mais rápido sobre ele que sobre o Windows, como no caso, por exemplo, do jogo The Witcher que roda muito mais rápido no Wine que no Windows.

Mas essa é uma opção que pode não funcionar para estes softwares, ou pode rodar com um desempenho pior que o que você conseguiu.

Veja se os aplicativos acima estão na base de dados do Wine e se eles rodam de maneira satisfatória. O endereço da base de dados é: https://appdb.winehq.org/

Por último (e deixei para o final porque pode ser a pior de todas opções, ou não) você pode rodar as versões do WhatsApp e do WhatsApp Business no Waydroid, que é como se fosse o Wine, só que para rodar aplicativos do Android no Linux, eu uso o Waydroid para rodar o Spring no computador e não tive nenhum problema até o momento.