Navegador Vivaldi não quer saber de IA. Sera que isso é bom?

O co-fundador e CEO do Vivaldi, Jon von Tetzchner, declarou que o navegador não seguirá a tendência de usar grandes modelos de linguagem (LLMs) para escanear, resumir ou pré-navegar a web. Que está optando por “humanos”, em vez de entrar na onda da IA, e não transformará a navegação na internet em algo passivo.

​A filosofia é manter o controle e a experiência nas mãos do usuário, evitando que a IA transforme a navegação em um mero “espetáculo inativo”, o que contrasta diretamente com o que acontece hoje em dia.

O Chrome integra o Gemini para fornecer resumos automáticos de páginas e, futuramente, navegar por sites e abas em nome do usuário. Por sua vez, o Edge se posiciona como um “navegador de IA”, com análise de tela e ações preditivas.

Essas integrações estão transformando a tradicional barra de endereços em um prompt de assistente de IA.

Consequências do Uso da IA nos Navegadores

Estudo do Pew Research Center mostrou que, quando resumos gerados por IA são exibidos, os usuários clicam nos resultados metade das vezes, o que pode prejudicar a monetização de conteúdo na internet.

Além disso, a integração da IA pode, não só, introduzir informações incorretas nas buascas, como tornar o usuário um mero espectador, em vez de um “explorador” ativo.

Apesar de ser um navegador popular no Linux, muitas vezes fica em segundo plano, em comparação com o Firefox, que perde credibilidade por decidir encerrar serviços, mudar as licenças e a adesão aos recursos de IA.

Com essa postura de “lutar por uma web melhor”, focando em privacidade e personalização, o Vivaldi pode ser uma ótima alternativa para os usuários que buscam um navegador alinhado aos seus valores.

3 curtidas

Honestamente, achei bem positivo. Essa notícia até me incentivou a voltar a usar o Vivaldi como meu navegador do dia a dia.

Acho que a IA deve sempre ser uma ferramenta (útil, pontual) mas nunca um substituto para a nossa autonomia e a humanização das operações. Navegar ainda precisa ser um ato ativo, curioso e crítico.

Ponto pro Vivaldi por manter esse espírito. :clap:

1 curtida