Navegador no qual você pode confiar

Navegadores de internet (browsers) estão disponíveis aos montes, principalmente no mundo Open Source, porém é fato que o browser mais popular é o Google Chrome. Entretanto, como a maioria deve saber, a Google é famosa por coletar dados de seus usuários de forma invasiva, fazendo com que muitos busquem alternativas aos seus serviços. Atualmente, o maior concorrente da Google no segmento de browsers é a Mozilla com o Firefox, porém existem outros concorrentes que prezam pela privacidade de seus usuários mesmo sendo baseados no Chromium – browser de código aberto da Google que serve como base para o Chrome –, sendo Vivaldi um dos mais promissores.

ORIGEM

O Vivaldi surgiu após a “queda” do Opera. Como? Bem, o Opera foi criado por John von Tetzchner, este que por muito tempo foi o CEO da empresa por trás do Opera, porém ao abrir a empresa para investidores o Opera perdeu o seu foco e acabou, eventualmente, “caindo da graça” ao implementar políticas extremamente invasivas e nenhum pouco confiáveis, além de ter se fechado completamente diante ao público – atualmente a Opera Software está sob o controle de uma empresa chinesa – e seguindo o triste destino do Opera, Tetzchner acabou abandonando a empresa por não acreditar mais no projeto. Entretanto, desejando criar um browser e uma empresa que realmente desse certo, ele decidiu desenvolver mais um projeto, este que recebeu o nome de Vivaldi.

O QUE É?

O Vivaldi é um projeto baseado no Chromium, porém o que faz ser o Vivaldi ser o Vivaldi não é distribuido sob uma licença Open Source, mas isto não significa que o Vivaldi é um programa de código fechado, pelo contrário, o código do Vivaldi é disponibilizado para que qualquer um seja capaz de ver, palpitar e analisar o projeto, seguindo os fundamentos de transparência e cooperação da empresa. Na página informativa do Vivaldi nos é apresentados algumas informações importantes para entender o projeto, segue algumas.

No que acreditamos

Acreditamos que muitas pessoas querem personalizar e mexer em tudo nos seus navegadores para que ele seja como elas querem. Elas querem acesso a ferramentas avançadas sem sacrificar desempenho ou segurança. E elas querem ser ouvidas.

Nossa missão: “Estamos construindo um navegador que é poderoso, pessoal e flexível. Um navegador que se adapta a você e não o contrário.”

Como fazemos isso

Com uma comunidade incrível de voluntários e uma bela dose de expertise em desenvolvimento de navegadores.

Nosso fundador e CEO, Jon von Tetzchner, já estava criando navegadores antes mesmo da maioria das pessoas terem ouvido falar da Internet. Acreditamos em uma auto-organização e colaboração entre os departamentos e projetos. Mas não fazemos isso sozinhos. Contamos com uma brilhante ajuda de uma comunidade de voluntários de todo o mundo que nos ajuda a testar, traduzir e compartilhar sobre nós.

Nosso mantra: “Respeite todos, questione tudo, seja criativo e faça as coisas.”

Estamos no controle

A Vivaldi é propriedade de seus empregados.
E planejamos manter assim.

Sem investidores externos temos liberdade para escutar nossos usuários e, junto com eles, desenvolver um navegador que eles merecem. Cada ideia conta e é levada com seriedade.

TELEMETRIA

De acordo com sua política de privacidade, o Vivaldi envia uma localização aproximada, ID aleatório, versão, arquitetura da CPU e resolução da tela. Eles não compartilham ou vendem informações a terceiros, protegendo proativamente todos os dados do usuário contra a divulgação e anúncios invasivos, com a única exceção se estes forem solicitados por órgãos legais e legítimos detentores de uma ordem judicial.

POR QUE USAR?

  • Projeto comunitário com foco em privacidade e transparência;
  • Não vende informações;
  • É um projeto independente;
  • Extremamente customizável, provavelmente o navegador mais customizável atualmente no mercado;
  • Possui seu próprio sistema de contas, oferecendo serviço de email que pode servir como alternativa ao gmail, acesso ao fórum da comunidade do Vivaldi, criação de um blog pessoal se assemelhando ao serviço Blogger da Google. Ademais, essa conta pode ser vinculada ao navegador, o que possibilita outras funcionalidades como a de sincronização de favoritos;
  • Possui dark mode integrado;
  • Muito bem organizado;
  • Várias funções integradas tal como um bloco de notas para anotações rápidas;
  • Diversas outras features que eu não irei listar porque estou com preguiça.

E então, vai dar uma chance ao Vivaldi?

6 Curtidas

Uso o Vivaldi como um navegador alternativo há algum tempo, gosto da performance dele porém tem uma pequena coisa nele que me incomoda: Ao abrir novas abas, essas abas são sempre abertas em primeiro plano. Para contornar isso, só abrindo os links com o clique do meio do mouse.

Pelo que li um tempo atrás, é algo que eles não devem corrigir.

Já usei e não curti muito, tô usando o Brave agora, esse sim to gostando de usar

3 Curtidas

Também é uma ótima opção.

Tô usando há quase um ano, obviamente gostei bastante.
É rápido, fluido e bastante personalizável.
A forma de separar os favoritos é muito boa, assim como a sincronização de dados, favoritos, etc.
Recomendadíssimo!

Utilizo o Firefox, ele tem várias configurações de privacidade nativamente, além de poder adicionar extensões com esse propósito
O Brave e Tor Browser também são ótimas alternativas

Existem várias alternativas aos softwares e serviços da Google que substituem sem problemas :thinking: :slight_smile:

2 Curtidas

Alguém aqui teria dicas de otimização de velocidade para o Vivaldi? :thinking:

1 Curtida

Tava lendo um pouco e tô vendo que o Brave inclui os patches do chromium-vaapi, acho que vou baixar e experimentar.

1 Curtida

Essas configurações não resolvem? Posição de novas guias.
Ou não entendi ao que se refere.

2 Curtidas

Não resolve, infelizmente. É característico do navegador mesmo:

https://forum.vivaldi.net/topic/35058/right-click-open-in-new-tab-next-to-current-or-new-tab-button-how-i-hate-thee

Simulando: Aqui mesmo no fórum, clique com o botão direito em um tópico -> Abrir link em nova guia.

No caso do Vivaldi essa função em outros navegadores, é nele nominada como “Abrir link em segundo plano”.

1 Curtida