Boa tarde pessoal, tenho uma duvida, eu tenho um notebook competente e parado em casa sem uso e queria utilizar ele para criar um servidor nas, dei uma pesquisada e não encontrei nada sobre isso na internet, e complicado fazer isso com notebooks? meu modelo em questão e um asus x510ua quero tentar usar pelo menos 4 hds nele
Talvez alguma gambiarra com cases USB, mas honestamente, ficaria bem precário e contraditório, já que um NAS visa ser um armazenamento robusto e confiável.
tentei fazer NAS com notebook e HD de 200GB, aumentei o espaço de armazenamento com USB, nao deu certo,
tentei colocar em um desktop, tbm nao deu,
o uso de energia dava sempre maior que um NAS convencional,
nos testes de software, os menos piores eram pagos, os gratuitos nao supriam as nescessidades,
recomendo usar esse notebook parado para testes.
Tenho um notebook nessa mesma situação.
Coloquei um debian com interface CasaOs e tô rodando uns containers, entre eles o nextcloud e jellyfin.
Portanto, não dá pra fazer uma mega estrutura, porém tu consegue se divertir e fazer uma nuvem caseira.
Meu notebook consume 15w e bem pouco, o problema mesmo eu acho que seria pra colocar mais de um hd, em notebooks fica limitado, ate tentei procurar metodos de expansão utilzando sata multipliers mas acho que não funciona
Eu faço algo parecido com um amigo, a gente tem um server que a gente usa pra guardar arquivos e servidor de mine mas e bem basico a gente usa linux mint e acessa via ssh