NAS para iniciantes

Eu estou querendo montar/comprar um NAS para um sistema de nuvem para armazenamento de fotos e vídeos. Quais são as recomendações de como prosseguir com isso?
Pontos que eu considero importantes:

• Qual sistema utilizar?
  • Comprar um NAS pronto, montar um com algum mini pc (orange pi, zimablade etc) ou usar um PC antigo? De preferência um que não tenha um gasto de energia significativo.
  • Recomendações de sistemas prontos para venda que não tenham valor exorbitante.

Eu sou um usuário médio/avançado de windows, que está flertando a migração para o linux num futuro não muito distante e que trabalha com programação, então, creio que não terei muitos problemas com o setup, seja de qual opção for.

Gostaria de opiniões/dicas para isso, vendo que, no Brasil, é um assunto relativamente caro de ser abordado, então gostaria de saber qual seria a opção mais viável.

2 curtidas

4 curtidas

Depende do que tu quer fazer. Se somente um NAS, um TrueNas tá ótimo. Caso seja um homelab, talvez um ubuntu server com casaOs seja melhor.

Fazer o seu é sempre mais legal, mas se não gosta de dor de cabeça compre um pronto.

SBC’s no geral gastam pouca energia. Um pi5 por exemplo consegue gastar no máximo 25W(ele tem que estar em 100% e todas as portas tem que puxar o máximo de amper que der.)

Se não for muito exigente, um Pi4(ou SBC similar) + um suporte de HD’s impresso em 3d(tem na shopee pra comprar por 10 reais).

O colega ali de cima já mandou vários videos, mas resumindo: True Nas, Ubuntu + Nextcloud, OpenmediaVault, etc…

Se for algo que você realmente vai usar, compre HD’s ou SSD’s que prestem, por exemplo: WD Red, Toshiba n300…

1 curtida