Não utilize flatpaks no Ubuntu 25.10 e distros derivadas... ainda!

A tão esperada versão Ubuntu 25.10 “Questing Quokka” trouxe várias melhorias como o kernel Linux 6.17, GNOME 49, novos aplicativos padrão e diversas otimizações internas. Mas antes de correr para atualizar o seu sistema, temos um problema sério para discutir.

Se você depende de aplicativos distribuídos via Flatpak — especialmente os disponíveis no Flathub, que virou referência nesse formato — o aviso é claro: espere antes de atualizar. Ao tentar instalar qualquer aplicativo Flatpak via terminal, o usuário se depara com um erro:

Could not unmount revokefs-fuse filesystem
Child process exited with code 1

Isso acontece tanto em instalações novas quanto em sistemas atualizados a partir do Ubuntu 25.04. O erro foi reportado como bug crítico no Launchpad (sistema de rastreamento da Canonical) e, felizmente, os desenvolvedores já estão trabalhando em uma solução.

A culpa é do AppArmor, a ferramenta de segurança que impõe políticas de acesso a aplicativos no Ubuntu. O Flatpak usa o fusermount3 para montar e desmontar sistemas de arquivos, durante a instalação de apps. O AppArmor está bloqueando o acesso do fusermount3 a arquivos essenciais como /run/mount/utab. Sem acesso, o processo de instalação falha.

O impacto é geral

Esse bug afeta todos os usuários do Ubuntu 25.10, independentemente se for uma instalação limpa ou uma atualização. E como o Flatpak não vem instalado por padrão no Ubuntu, talvez o problema tenha passado despercebido pelos testes iniciais.

Pode até parecer teoria da conspiração, mas vale reforçar: não, a Canonical não está sabotando o Flatpak. O erro é técnico, e o Ubuntu é um sistema complexo com muitas peças interagindo entre si. Bugs acontecem, e o importante é que já estão buscando corrigir.

E agora?

Já atualizou para o 25.10 e precisa de Flatpaks com urgência, pode tentar o workaround com os devidos riscos. Já atualizou para o 25.10 e precisa de Flatpaks com urgência, pode tentar a solução abaixo. Caso contrário, espere!

A gambiarra, arriscada consiste em desativar o perfil do AppArmor para o fusermount3, o que reduz a segurança do seu sistema e nem sempre funciona, com alguns usuários relatando que o erro persiste mesmo assim.

Portanto, o ideal é esperar pela correção oficial, que já está em desenvolvimento. Não há prazo exato para o lançamento do patch, mas por ser um bug crítico, espera-se que ele chegue em breve via atualização do sistema.

Enquanto isso, acompanhe o andamento do bug no Launchpad, e mantenha seu sistema atualizado para receber o patch assim que for liberado.

Conclusão

Descobri esse problema da pior maneira. Instalei nosso kerido K-U e dei aquela lapidada no bicho, retirando toda porqueira que tem e instalando o que eu precisava. Quando instalei os flatpaks, benzadeus! Uma tarde toda perdida de trabalho.

E agora sei o por quê… ;-(

4 curtidas

Falha grotesca, e que aumenta ainda mais a irritação dos linuxeiros com a Canonical e sua aposta mais que teimosa nos snaps.

Até o Dio se cansou dessa insistência…

2 curtidas

Quem odeia a Canonical vai usar qualquer desculpa para tacar hate nela.

Uma coisa super comum é ver haters da Canonical e do Ubuntu inventando coisas, mentindo, usando informações desatualizadas, etc.

Recentemente vi até um que tava falando que as flavours eram mantidas pela Canonical, sendo que é a comunidade quem mantém elas.

2 curtidas

Então você acha que esse erro grotesco é só “birra de hater”?

2 curtidas

Flatpak tem um erro grotesco que é até hoje não possuir versões Flatpak de temas GTK4.

A forma de publicar temas no Flathub é um erro grotesco.

A falta de uma loja própria é um erro grotesco.

O Flatpak acessar os ícones da /usr/share/icons, mas não acessar os temas gtk da /usr/share/themes também é um erro grotesco.

A forma de exportar apps Flatpak é um erro grotesco.

Codecs Flatpak não poderem ser exportados também é um erro grotesco.

O Flatpak ser supostamente descentralizado, mas extremamente dependente do Flathub também é um erro grotesco.

O Flatpak é muito dependente do Flathub e sabem tanto disso que ao invés de terem criado um fórum/discourse sobre o Flatpak, criaram sobre o Flathub. Isso também é um erro grotesco.

O Fedora, que é um dos maiores apoiadores de Flatpak, tem um repositório próprio de Flatpak que não serve para nada, isso é um erro grotesco.

Vários erros grotescos envolvendo o Flatpak e consequentemente o Fedora, sobre coisas importantes, que afetam os usuários.

Um erro de verdade, você trata como um erro grotesco, agora o Flatpak que possui vários erros grotescos e propositais, não vejo receber o mesmo tratamento ou pior.

2 curtidas

Desculpe. Há problemas em sistemas e produtos, e sempre vai haver. Outra coisa é um sistema operacional lançar uma edição que impede o funcionamento de uma coisa tão disseminada como flatpaks.

Menos, colega. Menos.

Como o colega que abriu o tópico observou: perdeu horas tentando entender por que seus flatpaks davam pau. Não é um simples detalhe.

3 curtidas

O Flatpak piorou propositalmente o uso dos temas GTK para os usuários, para os publicadores e para as distros.

Quando voltei a usar Linux, passei mais de uma semana tentando entender porque o Lutris Flatpak não conseguia usar o tema do Ubuntu, sendo que não era nem para ele ter problemas com isso, esse problema é totalmente proposital, não é uma limitação do Flatpak, ele poderia acessar os temas GTK do sistema assim como faz com os ícones.

O tal colega perdeu horas, eu perdi dias, e aí? É uma competição pra ver quem perdeu mais tempo? Se for, eu tô ganhando.

2 curtidas

Seria valido reclamar se fosse uma LTS, mas e uma versão beta focado pra entusiastas.

2 curtidas

Mas esse problema dos temas parece ser mais um problema do GTK 4 do que do Flatpak em si. Por exemplo, eu uso o Tema Dracula e o Inkscape, que é GTK 3, consegue usar esse tema normalmente. E o Inkscape está em Flatpak.

3 curtidas

Já deixou de ser beta. E não ser LTS não serve de desculpa.

1 curtida

Mas ainda e uma versão baseada no Sid… se o problema veio de lá não e desculpa então não e mesmo?!
Mas sinceramente não perco meu tempo criticando algo que eu não uso principalmente de uma empresa que mantem um predador s3xual.

2 curtidas

A questão é que não existe versão Flatpak de GTK4, por exemplo, uma distro pode usar o tema GTK Materia, se um app do Flatpak for baixado, mas ele for GTK4, o usuário vai ter que descobrir como o Flatpak funciona, para ir no /usr/share/themes e copiar os arquivos para a pasta $HOME/.themes

Só assim o tema vai ser usado.

Isso não deveria ser necessário.

Isso só prejudica os usuários, as distros e só favorece o Gnome, pois se é GTK4, pode virar um app Libadwaita.

Esse problema é totalmente proposital, pode ver que não tem tema Flatpak de tema de ícones ou cursores, justamente porque o Flatpak acessa a pasta /usr/share/icons, ele acessa arquivos que supostamente não deveria acessar.

1 curtida

Eu uso flatpak, snaps e appimage e lendo os comentários não posso concordar que um erro de tema seja mais importante que não funcionar.

Uso kde e os erros de temas são chatos, mas posso usar os aplicativos sem problemas e isso importa mais que algo não abrir.

Então na minha opinião erro maior é sim do Ubuntu em liberar uma versão que impede aplicativos de executarem.

Como tambem é um erro só que menor o caso dos temas

Tomara que criem é mais tipos de aplicativos como usuários quero o melhor e quanto mais. Mais chance de alguem criar algo muito melhor.

3 curtidas

A questão é que o erro é no Flatpak não no Ubuntu
E demorou pra dar problema inclusive, o maior erro da Canonical foi não ter esse perfil antes

1 curtida

A diferença é que o erro do Ubuntu não foi proposital.

Enquanto vários erros que citei do Flatpak são propositais, e o sobre temas por coincidência beneficia o Gnome, que é justamente a DE que tá indo contra a personalização.

2 curtidas

Até hoje nunca entendi porque é tão difícil fazer os temas funcionarem perfeitamente. Acho o kde 100x melhor que o gnome, mas a apps feitos em gtk que gosto muito e da uma bela dor de cabeça deixar tudo parecido

1 curtida

Como já sei que vai ter burburinhos dos teóricos da conspiração, isso que aconteceu chamamos de BUG e acontece em todo software sendo posteriormente corrigido. E um lembrete adicional, Ubuntu (no-lts) não é indicado para produção. Quem usa sabe que eventualmente vai encontrar bugs, menor lapidação no geral e outros problemas. Esses lançamentos intermediários servem justamente para ajudar na finação da próxima LTS. Então problemas são super comuns, principalmente quando a versão acabou de lançar (que é o caso).

2 curtidas

Não vejo conspirações em nenhum lado. Só desleixo mesmo. Não é um programa ou outro dando problema, são os flatpaks como um todo. Mesmo uma edição “de transição” não deveria ser lançada com um problema desse nível. Imaginem uma atualização do Windows que impedisse o sistema de abrir arquivos compactados, ou qualquer formato de imagem…

2 curtidas

Mas ai a comparação não faz muito sentido.

Algo minimamente parecido seria uma versão do Windows (tipo do 8 pro 10 ou do 10 pro 11, não uma atualização qualquer) que não consegue baixar apps da loja de apps da Microsoft.

O principal no Ubuntu são pacotes deb e Snap, então os Flatpak são algo bem secundário, assim como a loja de apps da Microsoft, já que até hoje as pessoas baixam .exe dos sites.

O bug nem durou tanto tempo, recebi hoje a atualização pra consertar isso:

3 curtidas