Não Me perturbe: site oficial para bloquear publicidade via telemarketing

Estou repassando o site “Não me perturbe”, destinado a através de um cadastro bloquear telemarketing abusivo e indesejado:

6 Curtidas

:wave:t2: Reforçando este excelente tópico, o Procon de SP também tem um canal especifico para estes detalhes. Então quanto mais sites destes pudermos cadastrar melhor para nossa paz. Detalhe o Procon cobre se ligarem mesmo estando cadastrado, punindo a empresa que fez a ligação a pagar indenizações.

Segue o Link do serviço para estado de São Paulo:

https://bloqueio.procon.sp.gov.br/#/

:pray:t2:

5 Curtidas

Irônico as empresas participantes serem as operadoras, visto que são a maior fonte de ligações indevidas (ei, você quer mudar de plano?) :joy:

1 Curtida

Marketing social e acordo com órgãos de defesa do consumidor segundo o Tecmundo.

Na verdade não é irônico.
É uma validação, ou “autorregulação” para dar carta branca à continuarem com os abusos.

Antes de vir o VAR, na hora que li o protocolo, falei que era uma legitimação de time que já mandava, e não deu outra.

De toda a forma, existem outros cadastros pelo qual você bloqueia o número, pelo menos o Procon SP e MPMG tem trabalhos nesta linha, não sei de outros.
Agora, chega a ser um absurdo você ter que agir para não ser incomodado.

E já tive briga feia num prédio antes por este tipo de coisa, que não queria publicidade de papel na minha caixa de correio.

2 Curtidas

Desculpas pessoal mas isso é balela !
voçê põe seus dados pessoais principalmente o CPF e ainda sim tem um praaaaaazo para seu pedido ser analizado , eu fiz tal cadastro a um tempo atrás e acreditem ficou foi pior , meu chip é da Vivo e tô recebendo até ligações da Claro mandando eu fazer recarga , sendo que meu Vivo nem é pre-pago. :rofl: :rofl: :rofl:
ficou foi pior pois esses sites vendem seus dados , imaginem ai como eles conseguem nossos dados pessoais ??? acham que é só um piratão da internet que rouba e repassa ??? R: não , nossos dados são vendidos pelas proprias operadoras e esses sites que só nos enganam , fiquem atentos , se nem a propria ANATEL diz que não tem como bloquear diretamente esses lixos imagina um site qualquer , pensem nisso.

3 Curtidas

Bem, falho ou não, o site é uma ferramenta idealizada e supervisionada pela Anatel segundo os informativos de tecnologia:

Segundo o que está descrito, o bloqueio pode levar até 30 dias para entrar em funcionamento e não cobre mensagens SMS.

Pelos relatos, parece que a solução do Procon-SP é até mais efetiva que a da ANATEL, o problema parece ser que só funciona se a linha solicitante do bloqueio for de um DDD do Estado de São Paulo, ou seja bloqueia telemarketing de qualquer serviço do Brasil, mas, o consumidor precisa ser paulista.

1 Curtida

Eita, :joy: O detalhe ae é que tem alguma resolução, lei em algum lugar que se estamos cadastrados nisto se a empresa X ligar para nós, podemo entrar com ação judicial para processar a empresa X e ser indenizado. No caso do Procon de SP ele “proteje” o usuário “ajudando” com a ação judicial, mas como no Brasil “oque está escrito não funcionará.” é só Conto de Fadas as leis e regras aqui então processar poderemos, se vamos ganhar dai é outra história…

1 Curtida

Outra alternativa quebra-galho seria instalar aplicações dedicadas como essa:

2 Curtidas

Esse é um ponto negativo talvez, não sei se outros estados tem Procon mas se tiver, será que eles não oferecem este serviço? Mas de acordo com oque o @Edy_Lima disse o que aconteceu com ele, aqui no nosso País ninguém respeita as regras e leis. Elas estão escritas em livros gigantes da OAB, até estão em sites e tals inclusive e assinadas por milhões de governadores e presidentes, mas só funcionam para quem tem muito $$$, para maioria do restante do povo brasileiro é puro Conto de Fadas, Faxada para o povo não perceber a realidade e ficar vivendo nesta fantasia.

2 Curtidas

Todos os Estados tem Procon, o que acho que não tem mesmo é o serviço de bloqueio, pelo menos por enquanto parece ser uma ação isolada de São Paulo.

1 Curtida

Me parece que o Procon de SP é o mais ativo entres os Estados. Eu tinha um numero de +15 anos, como meu nome está negativado por eu ter perdido o emprego e não ter conseguido mais pagar o FIES, então ligações são infinitas. Eu tinha cadastrado meu antigo numero no Procon de SP mas não adiantou. Porém ouvi dizer que eles só bloqueiam ligações do tipo promoções, oferecer serviços, mas não bloqueiam cobranças… Então eu mudei o numero do celular mês atrás e cancelei o meu de muitos anos :cry: … Até então 2 semanas paz… Nunca passei o numero para ninguém mas eles descobriram este número e ja voltou as ligações e sms. O “errado” foi eu de ter perdido o emprego então tenho de aguentar.

Assunto Extra

Não tenho conhecimentos nesta área mas me parece que o Procon de SP é o mais ativo dos Estados então. Eles multaram a Apple em 10m de Reais por exemplo, por vender Iphones 12 sem carregador. Mas oque eu acho injusto ae é que o Procon ganha, mas o consumidor não… Se o Procon pegou este valor, ele deveria repassar para o povo que comprou o Iphone 12.

Edited:

Assunto Extra 2

Mas eles são tão “burros” em cobrar o desempregado, por que não oferencem uma solução real, um emprego temporario para poder pagar a divida? Eu falei isso para o banco e ainda disse, até vocês vivem no Conto de Fadas Brasil, vocês acham que um desempregado vai pagar como? Vocês acham que eu quis assim? Posso imprimir dinheiro de papel para pagar? Eles ficam sem respostas :joy: ficam tendando dizer, "O banco não sabe que você está desempregado… Ridiculo ne…

Edited/

1 Curtida

Acho que isso deve ao fato de ser o maior e mais antigo também:
https://www.procon.sp.gov.br/projeto-saber-consumir-2/

Sobre a descoberta do seu novo número, infelizmente há décadas existe o comércio ilegal de dados de cidadãos e consumidores no Brasil (o que volta e meia vem à tona novamente) e que em tempos de digitalização é até facilitado pelo entrecruzamento de dados, infelizmente os próprios órgãos oficiais de forma naturalmente ilegal muitas vezes estão envolvidos.

1 Curtida

Eu me cadastrei no “Não me pertube” já tem um bom tempo o que eu posso dizer sobre esse serviço?
Os números fixos e estranhos provavelmente de operadoras acabaram de fato, mas o numero de ligações de celular que dizem "Alô tem alguém ai? " ou “Gostaria de falar com Fulano” entre outras do tipo aumentou absurdamente, são ligações das próprias operadoras querendo vender produtos ( isso quando a ligação não cai antes…)

Com ou sem esse serviço não muda nada, a desgraç@ é a mesma só vem de outra forma.

1 Curtida

Infelizmente existem outros relatos semelhantes.

1 Curtida

Pois disse bem ! somos nós mesmos que temos que correr atrás de advogados ou ministerio publico para processar as empresas “X” e não estes sites que na minha opnião são tudo a mesma :poop:.

1 Curtida

Depois que me cadastrei no “Não Me Perturbe” o telemarketing diminuiu MUITO.

Sim, ainda recebo ligações de telemarketing. Há umas brechas nas regras que algumas empresas usam. Principalmente as teles.

1 Curtida

Depois desses vários vazamentos, a situação ficou um caos. Toda hora eram várias ligações diárias, e não adiantava bloquear os números, pois sempre ligavam com um número diferente. Fiquei pistola e mudei de número, resolveu para mim.

1 Curtida

Acho que me cadastrei nele quando ele surgiu. Nunca mais recebi ligações estranhas.
Também removi o número de vários cadastros e excluí minhas redes sociais.

Essa semana começaram a ligar no número corporativo da empresa (que automaticamente redireciona pro meu telefone no meu horário de trabalho).

Como só ligamos para fornecedores, incluindo operadoras, aí é suspeito :thinking:

Vou avisar para incluirem o número nesse cadastro.

2 Curtidas

Nada mais que um outro jeito “legal” de pegar seus dados… como o “veja como está seu
CPF” do Serasa. Depois que consultei, recebi trocentas cobranças… contas de telefonia de 15 anos atrás!!

1 Curtida