Não funciona dual channel com memória Oloy em placa-mãe H310M-e/BR

Boa tarde!

Anteriormente comprei duas memórias Oloy de 8GB 3000MHz DDR4 ( Memória DDR4 OLOy Owl Black, 8GB, 3000MHZ, MD4U083016BJSA (terabyteshop.com.br)) e ganhei uma Asus H310M-e/BR (era usada com um i7 de 8ª geração e 16GB de RAM) com BIOS atualizada para processadores Intel de 9ª geração. Ao colocar as duas memórias e ligar o computador, ele dá um ‘bip’ e a tela fica escura. Fiz o teste solo em ambos os slots e funcionaram perfeitamente.

Há algum tipo de configuração para ser realizado na BIOS para que o dual channel funcione ou deveria ter funcionado já de início? Ou talvez exista alguma limitação dessas memórias (que por sinal, nunca soube ou tenha lido sobre tal limitação)?

E outra coisa, sempre que removo as memórias para colocar a outra (ainda na fase de testes), eu sempre tenho que retirar a bateria e esperar por uns 10 minutos para que a BIOS ‘resetasse’ e reconhecesse a memória.

O chipset H310 suporta apenas clock de memória até 2666MHz (o i7 8700 também)

Você pode tentar entrar na BIOS, com um módulo só, e colocar a frequência da memória em 2666MHz manualmente e colocar o segundo módulo de memória para ver se funciona. Lembrando que, para fazer dual channel, deve-se colocar os módulos nos slots A + C ou B + D;

image

Referências: Intel® Core™ i7-8700 Processor

1 curtida

Mas automaticamente a frequência da minha memória é diminuída para 2666MHz. Se o problema fosse, de fato, a frequência (por a memória ser de 3000MHz), não era para o computador ligar ou estou equivocado?

Se eu adicionar a segunda memória no slot, o monitor não dá imagem. E aí quando eu removo ela e deixo somente em single channel, tenho que retirar a bateria para resetar a BIOS, porque a placa mãe já não reconhece mais a memória que anteriormente estava colocada.

Quanto a isso já não preciso preocupar, visto que minha placa mãe somente tem dois slots.

As memórias podem estar operando em uma frequência desregulada, só que batem no teto de 2666. Falei de setar nessa frequência na unha para evitar essas loucuras

Você quer fazer dual channel com uma memória comprada antes e com outra memória mais nova? Se for, não é possível. Para dois pentes de memória ram funcionarem, vc tem que comprar esses mesmos 2 pentes de lotes iguais (de preferência, juntos). Infelizmente essa é uma das coisas mais chatas do mundo da computação, mas é o que é.

Vou tentar um teste aqui e ver o que acontece.

Foram compradas juntas. Fiz a conferência dos lotes e são iguais (ainda tenho as caixas guardadas).

1 curtida

Ahhh, sim. Então entendi errado kkkk Perdão.