Não foi possível localizar " /home/david/Documents" - Linux Mint 19.3 Cinnamon

Olá, amigos. Meu nome é David, e eu estou tendo problemas com meus arquivos, da pasta /home com o Nemo.

<> Descrição objetiva do problema:

Uma suposição da origem do problema é que surgiu quando mudei o idioma do sistema para Inglês, e depois voltei para o Português, digo isso pois os nomes dos ficheiros (home, desktop) não mudaram de volta do inglês, perfeitamente…

Mas, houve também um dia - a partir do qual perdi o acesso aos meus arquivos - em que a energia caiu, a máquina desligou. Reiniciei o sistema em modo de recuperação, porém, após isso minhas pastas sumiram da área de trabalho - a pasta home e tudo o que a integrava. Ao abrir a interface do Nemo, elas estavam lá, mas, com sinal de alerta, e inacessíveis.

O sistema parece ter criado outra pasta Home, que utilizo agora com tudo lá, Downloads, Documentos, Imagens, etc. Todavia, elas estão vazias, realmente o sistema criou uma duplicata da /home. Enquanto isso, a original permanece inacessível.

Veja o print indicando o erro:

Há também uma pasta que não existia antes do erro, que se chama “lost+found”, print abaixo.

<> Objetivo:

O quero é, apenas, reaver meus arquivos, pois há documentos muito importantes de trabalho.
Sendo assim, haveria alguma maneira de acessar esses arquivos, ou eles já se foram? No meu limitado conhecimento, penso que estão aqui, pois o uso da capacidade do HD permanece o mesmo.

Não busco normalizar o sistema, porque minha intenção é trocar para outro, visto que o Mint tem me dado alguns problemas do tipo.

Desde já agradeço muito a ajuda, eu busquei soluções em tópicos já discorridos em fóruns, mas não encontrei uma solução para recuperar meus arquivos.

Fui muito descuidado né, devia ter uma rotina backup periódicos para nuvem. Quem não aprende com conselhos, aprende quebrando a cara…

Oi David, me parece que o idioma foi trocado apenas e ele perdeu as referências, já que “Documents” é diferente de “Documentos”.

Tenta fazer o seguinte.

Dentro da sua pasta home deve haver uma pasta oculta chamada “.config”, dentro dela, um arquivo chamado user-dirs.dirs

Nesse arquivo você pode mudar as pastas do sistema de local alterando os nomes, basta deixar assim.

XDG_DESKTOP_DIR="$HOME/Área de Trabalho"
XDG_DOWNLOAD_DIR="$HOME/Downloads"
XDG_TEMPLATES_DIR="$HOME/Modelos"
XDG_PUBLICSHARE_DIR="$HOME/Público"
XDG_DOCUMENTS_DIR="$HOME/Documentos"
XDG_MUSIC_DIR="$HOME/Música"
XDG_PICTURES_DIR="$HOME/Imagens"
XDG_VIDEOS_DIR="$HOME/Vídeos"

Segue aqui um screenshot pra você ver melhor.

Dessa forma o Nemo deve conseguir acessar os caminhos normalmente.

Caso não consiga achar o arquivo e dar dois cliques pra editar, esse comando deve abrir o editor já com o arquivo aberto, então seria só rodar no terminal:

Boa sorte brother.

3 curtidas

Oi Dio, muito obrigado por tão prontamente me responder à minha questão. Peço desculpas pelo trabalho, e agradeço muito pelo socorro.

Fiz o que você recomendou, abri o arquivo user-dirs.dirs na pasta “.config”, só que já estava tudo como conforme o seu modelo.

Porém, me lembrei de algo muito importante. Quando a minha Pasta Pessoal sumiu da Área de trabalho, eu a encontrei buscando pelo explorador de arquivos, ela estava lá, só não queria aparecer na Área de trabalho. Aí, penso que piorei a situação, criei uma pasta com nome HOME (tudo em caixa alta), dentro da minha Área de Trabalho e coloquei todos os meus arquivos dentro dela. Por um momento funcionou, mas após um tempo usando essa gambiarra, essa pasta HOME sumiu, com toda a meu ‘desktop’, e o sistema criou outro.

O erro indica essa tal pasta que eu criei:

"Não foi possível localizar “/home/david/HOME/Documents”

Minhas partições:

Detalhe: O sistema está na /dev/sda6 (nomeada / ) que tem 28 GB. Já a home, deveria estar na “/dev/sda7” (nomeada /home).

Mas, quando vejo pelo Explorador, o que acontece é o contrário:

A pasta home está dentro da partição do sistema (/dev/sda6).
E o mais estranho, é que quando vejo as propriedades da home, o sistema indica a memória da partição sda7.

Print, propriedades da home:

• A seta vermelha indica a part do sitema (sda6)

Teria alguma forma de eu acessar arquivos da pasta que eu criei ,com nome de HOME, e que sumiu?

É por isso que eu digo pra sempre chavear as variáveis, o $ confunde em caixa alta, pra ir para as pastas certas faça assim, no arquivo coloque assim:

XDG_DESKTOP_DIR="${HOME}/Área de Trabalho"
XDG_DOWNLOAD_DIR="${HOME}/Downloads"
XDG_TEMPLATES_DIR="${HOME}/Modelos"
XDG_PUBLICSHARE_DIR="${HOME}/Público"
XDG_DOCUMENTS_DIR="${HOME}/Documentos"
XDG_MUSIC_DIR="${HOME}/Música"
XDG_PICTURES_DIR="${HOME}/Imagens"
XDG_VIDEOS_DIR="${HOME}/Vídeos"

No terminal rode:

find ~ -type d -name HOME

Ele vai dizer onde a pasta com o nome HOME que vc criou está, quando achar mova para a raiz sua pasta pessoa pessoal e rode o comando:

xdg-user-dirs-update --force

Boa noite Natanael. Agradeço muito pela sua ajuda.
Realmente não posso culpar o sistema, eu é que fui fazendo as coisas na ignorância.
Mas então, fiz o que você indicou troquei os nomes dos diretórios. Porém, o comando Find foi negado no meu terminal.
Surgiu a seguinte mensagem:

~$ find ~ -type d -name HOME
find: ‘/home/david/.gvfs’: Permissão negada
find: ‘/home/david/.cache/dconf’: Permissão negada
find: ‘/home/david/.cache/doc’: Permissão negada
find: ‘/home/david/.dbus’: Permissão negada

Procurei nos diretórios indicados por cada linha mas não encontrei a pasta que procuro.
O que pode ser?

1 curtida

Isso é normal pode ignorar, esses diretórios são protegidos mesmo, esperou terminar? Esse comando é só pra achar a pasta perdida

Esperei, porém, não ouve resultado. O segundo comando ( xdg-user-dirs-update --force) nem resposta de erro obteve.