Olá, amigos. Meu nome é David, e eu estou tendo problemas com meus arquivos, da pasta /home com o Nemo.
<> Descrição objetiva do problema:
Uma suposição da origem do problema é que surgiu quando mudei o idioma do sistema para Inglês, e depois voltei para o Português, digo isso pois os nomes dos ficheiros (home, desktop) não mudaram de volta do inglês, perfeitamente…
Mas, houve também um dia - a partir do qual perdi o acesso aos meus arquivos - em que a energia caiu, a máquina desligou. Reiniciei o sistema em modo de recuperação, porém, após isso minhas pastas sumiram da área de trabalho - a pasta home e tudo o que a integrava. Ao abrir a interface do Nemo, elas estavam lá, mas, com sinal de alerta, e inacessíveis.
O sistema parece ter criado outra pasta Home, que utilizo agora com tudo lá, Downloads, Documentos, Imagens, etc. Todavia, elas estão vazias, realmente o sistema criou uma duplicata da /home. Enquanto isso, a original permanece inacessível.
Veja o print indicando o erro:
Há também uma pasta que não existia antes do erro, que se chama “lost+found”, print abaixo.
<> Objetivo:
O quero é, apenas, reaver meus arquivos, pois há documentos muito importantes de trabalho.
Sendo assim, haveria alguma maneira de acessar esses arquivos, ou eles já se foram? No meu limitado conhecimento, penso que estão aqui, pois o uso da capacidade do HD permanece o mesmo.
Não busco normalizar o sistema, porque minha intenção é trocar para outro, visto que o Mint tem me dado alguns problemas do tipo.
Desde já agradeço muito a ajuda, eu busquei soluções em tópicos já discorridos em fóruns, mas não encontrei uma solução para recuperar meus arquivos.
Fui muito descuidado né, devia ter uma rotina backup periódicos para nuvem. Quem não aprende com conselhos, aprende quebrando a cara…