Não foi possível criar diretório da Lixeira

Após a tornar a partição sda3 (ntfs) bootável com o sistema (por meio do Gnome Disks), fiquei sem acesso ao diretório da lixeira para dessa partição.lkjc

Uso o Fedora 33 LXQt

Desculpe a pergunta, mas por que cargas d’água instalaste o sistema operacional em uma partição NTFS?

4 curtidas

Tirou as palavras da minha boca… Para novatos eu recomendo o EXT4 ou o BTRFS (não inventar moda), BTRFS mais ainda já que estamos falando do Fedora 33 :sweat_smile:

1 curtida

Entendi que ele escolheu montar no boot essa partição sda3, até mesmo porque que eu saiba é praticamente impossível instalar o sistema raiz em ntfs.

Acho que o imbróglio está nos parâmetros de montagem automático que foi criado por algum programa aí. Desconheço como funciona a montagem automática no fedora lxqt…

1 curtida

Exatamente isso. A raiz está em BTRFS, já a partição NTFS foi criada em uma instalação anterior ao Fedora.

Eu criei ativei a inicialização automática pelo Gnome Disks

Experimenta tirar ,x-gvfs-show e tenta de novo, isso tá estranho, eu tinha uma partição NTFS montada sem problemas e o único detalhe diferente era esse

1 curtida

Confere as permissões do diretório /mnt/sda3, talvez vc tenha criado o diretório com o usuário root e não concedeu permissão pros usuários. Por conta disso seu usuário não consegue criar uma pasta de lixo nesse ponto de montagem.

No Dolphin ele cria uma pasta .Trash-UID na raiz da partição, então se o seu usuário não tiver acesso de escrita lá, falha a criação da lixeira.

1 curtida

Vou conferir isso!

Não consegui alterar as permissões. Por hora, formatei em ext4 e não deu problema!
Vou testar formatar em NTFS e ver como vai ficar.

Havia deixado essa em NTFS devido à possibilidade de instalar o windows novamente na máquina que estou usando agora.

Opa, blz? Vc pode deixar ela em Ext4 até se quiser, quando for instalar o Windows apontando pra essa partição ele vai apagar e formatar em NTFS sozinho mesmo.

1 curtida

De fato!

Essa partição contém apenas arquivos pessoais e para não me preocupar em não ter acesso a ela caso colocasse Windows, deixei-a em NTFS.

Contudo, como esse computador com Fedora LXQt é antigo, voltar pro Windows 10, por exemplo, seria um pesadelo, kkkkk

Vou deixar em ext4 mesmo

1 curtida

Muito obrigado, galera!

Pelo que sei NTFS não tem suporte a lixeira a lixeira é do OS Windows e só fica no disco C.
Diferente do FS do Linux que cria a lixeira na partição.
Nem o Windows é capas de criar lixeira para outra partição alem do C o Linux vai fazer.
No Windows deleto de um pendrive já era perdido para sempre tem lixeira para pendrive não.
NTFS é arcaico que nem o Extended File System assim como o NTFS o Extended File System tem varias versão só que eles usam tecnologias antigas.

1 curtida

O Windows iria ter outro filesystem mais atual só que o projeto (Longhorn) descontinuo e nem foi lançado só chego a ser apresentado ao mundo infelizmente eu esquece o nome da versão Windows esquecida.
Mais se lembrar o nome da para baixar da internet só que eu nunca testei.

Eu procurei na internet e encontrei é o Longhorn
Tem também na Wikipedia
E sobre o filesystem que era para sair no Longhorn é o WinFS.
Bom o sonho de um FS melhor morreu junto do Longhorn.
Mais isso nem importa para mim eu uso Btrfs só importaria para Windows.
O link para baixar a versão de demonstração (ISO) dele se vira na internet eu nem sei sobre a licença de demonstração do Longhorn.

1 curtida