NÃO faça isso: Windows 7 dispara em usuários com o fim iminente do suporte ao Windows 10

Windows 7 dispara em usuários com o fim iminente do suporte ao Windows 10

Com o fim do suporte oficial ao Windows 10 marcado para 14 de outubro de 2025, muitos usuários estão adotando uma postura inesperada: em vez de migrarem para o Windows 11, estão retornando ao Windows 7. Segundo dados da StatCounter, a participação de mercado do Windows 7 saltou de 3,59% em agosto para 9,61% no fim de setembro. Esse aumento expressivo levanta preocupações, já que o Windows 7 é um sistema operacional lançado em 2009 e que não recebe mais atualizações de segurança da Microsoft desde 2020.

Enquanto isso, o Windows 10 ainda segue como o sistema mais utilizado, presente em cerca de 40% das máquinas, embora muitos usuários estejam preocupados com sua descontinuação. Já o Windows 11, embora seja a aposta da Microsoft para o futuro, tem tido dificuldades para ganhar adesão em larga escala. Muitos usuários se queixam dos altos requisitos de hardware e não veem valor prático nas novidades, como os recursos de inteligência artificial.

A Microsoft planeja oferecer um plano pago de atualizações estendidas para empresas e usuários que não puderem (ou quiserem) migrar de imediato. No entanto, essa estratégia levanta o risco de deixar milhões de máquinas desatualizadas e vulneráveis, especialmente se a adesão ao Windows 11 continuar lenta e o Windows 7 seguir crescendo em popularidade.

Leia mais em:

6 curtidas
1 curtida

Desinformação e loucura isso aí.
Bandidos digitais devem estar fazendo a festa!
O que deve haver de portas escancaradas no Win7… e antivírus nenhum é capaz de fechar todas.

5 curtidas

a que ponto se chega, hein?

4 curtidas

Eu também não estou entendo, se for pra ficar com um sistema desatualizado, fica no Windows 10 mesmo. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

5 curtidas

Acho que só de plugar uma máquina com Win7 na rede já toma um scan de um bot e pega algum rootkit quase que na mesma hora, é bizarro um negócio desses.

Pior que o que não falta é interface no Linux que lembra o clássico Win7, o próprio Cinnamon é um excelente substituto.

O usuário médio nem sequer sabe o que é uma brecha de segurança, pra quem trabalha na área chega dar um arrepio na espinha de ler “Windows 7” e “Internet” na mesma frase. Deveria ter algum programa de conscientização pública pra evitar isso, o que vai ter de gente perdendo dinheiro e tomando golpe não é brincadeira.

2 curtidas

É um movimento bem sem explicação lógica, né. Será que a galera tá voltando pela nostalgia? É verdade que o 7 era uma versão boa, principalmente, se comparado as anteriores XP e Vista. Mas, na prática, não faz sentido nenhum, além dos riscos por usar um sistema defasado e softwares sem atualização, nem navegadores mais tem suporte ao Windows 7. Você vai usar camada sobre camada de software defasado e com, fatalmente, problemas de segurança.

Dando um exemplo prático de uso do Windows 7, aqui em casa tem um notebook do meu pai com ele. Só está no 7 porque o hardware não suporta bem o 10, pelos requisitos mesmo, e porque meu pai só usa pra word, excel e mais nada. Poderia até instalar um linux, mas meu pai não se adaptaria, isso eu tenho certeza. Ele edita planilhas, textos e imprimi, apenas isso.

2 curtidas

Não julgo quem faça.

Pois podem ser pessoas analfabetas em TI.

E estão voltando por nostalgia.

O quê nós podemos fazer é ser chatos com amigos e familiares para que eles não caiam nesse movimento social.

2 curtidas

O pessoal tratando isso como uma bomba relógio, não é bem assim não, se a pessoa não estiver conectada em rede pública e o firewall não estar desativado, ainda tem uma certa segurança, claro não estou dizendo que dá para usar tranquilamente, até porque o windows 7 hoje em dia infelizmente já tá ultrapassado, então mesmo se fosse atualizado não seria viável usar ele, esses vídeos do youtube onde pessoas supostamente testam a segurança de um computador conectando a internet hoje em dia é sensacionalismo puro, onde quem está fazendo o teste desativa praticamente todas as formas de defesa do computador, aí é óbvio que uma pessoa com uma coxinha e uma coca de orçamento vai conseguir invadir, mas para que ele invada precisa que você tenha a proeza de fazer isso (que é perigoso até mesmo nos windows atualizados), por isso eu pretendo ir para o O Windows 10 IoT Enterprise LTSC (versão 21H2) para obter mais estabilidade e menos “spyware” do Windows 11, inclusive para quem tem computadores mais fracos e não quer/sabe do Linux, eu recomendo essa versão

“Só de plugar na rede já toma scan de bot e pega rootkit na mesma hora”

Isso é tecnologicamente analfabeto. Um computador atrás de um roteador doméstico (NAT + firewall básico) não é visível por scans aleatórios da internet. O roteador não encaminha tráfego para a máquina a menos que ela inicie uma conexão.

1 curtida

Isso é figura de linguagem pô.