Não existe interesse em tornar o BSD popular e acessível ao usuário final?

Já tivemos no passado iniciativas como o extinto PC-BSD e atualmente ainda existem o GhostBSD e o MidnightBSD, mas, parece que são quase nulos os esforços em se popularizar um sistema BSD user-friendly para o público em geral ("desktop).

O que o bsd teria de diferente em relação aos outros sistemas?

devido a ser mais complexo de usar, também por não ter tantos meios de portes ou de rodar programas de outros sistemas como o linux faz com o windows, para alguns pode ser ruim por essa falta dos mesmos software para windows, linux e mac, mas eu acho o openbsd muito bom para montar servidores por ser muito seguro

é mais seguro em comparação com outros sistemas operacionais, é muito usado em servidores para proteger dados de tráfego de redes, se eu não me engano o PS4 e o nintendo switch usam ele pra isso

É verdade, desde PS4 o sistema da Sony é baseado no BSD. Não cheguei a procurar qual é do Switch.

nesse caso acho que foi bom usarem essa base no videogame para tornar mais seguro, mas raramente vejo alguém usando algum sistema operacional BSD que não seja para montar servidores

Na vdd até está havendo sim um interesse maior. inclusive houve até fundo de investimento e, por incrível que pareça, está começando a ter avanços do BSD em notebooks. No entanto, ainda é algo bem nichado e isso não ganha tração de buzz.

As distros baseadas em BSD são realmente muito interessantes. Mas no caso do Playstation, Apple e de alguns outros produtos, um dos principais pontos que levaram a adoção do BSD é que dependendo de qual “base BSD” é utilizada, a licença permite as soluções criadas sejam de código fechado - ao contrário do Linux que por usar GPL obriga a divulgação do código modificado.

:vulcan_salute:

Deixa eu tirar uma dúvida, já que citou isso. Pelo que procurei o Roku OS é baseado em Linux mas que ele é proprietário e usa Linux?

Não conheço detalhes desse projeto em específico - mas - existe a possibilidade de que o kernel seja publicado em algum lugar e todo o resto, a parte fechada siga assim. A GPL tem algumas brechas sobre o que significa “disponibilizar o código fonte” e algumas empresas usam essa zona cinzenta de forma criativa.

:vulcan_salute:

O que é proprietário é a interface

É o paradoxo da licença BSD, ela foca na liberdade do programador ao invés do software (como é a GPL), isso parece bom, até você perceber que investiu tempo, dinheiro e outros recursos numa operação extremamente complexa e desgastante e alguém simplesmente pegou seu trabalho, modificou, está lucrando em cima, ofuscando o trabalho original e não está dando retorno nem técnico nem financeiro… isso matou o BSD e quase matou o WINE