Não estou conseguindo instalar o wine

Opa, boa tarde, ganhei recentemente um pc daten KDE SC 4.14.2 Versão Linux 4.19.98, Só que eu não sei nada sobre utilizar o sistema linux, e vi que para conseguir utilizar alguns apps eu preciso ter o wine no pc, e já tentei todas as formas possíveis de instalar por ajudas de sites e eu não consigo, sempre dá “erro no repositório” ou “não achei pasta wine” e tals e não achei solução, vcs pode me ajudar? se pelo insta for melhor me chamem la https://www.instagram.com/vr.design11/

1 curtida

“Sistemas diferentes, programas diferentes”. Não recomendo que você instale programas do Windows no Linux, apenas se for necessidade extrema, como trabalho ou estudo. Por exemplo:

• Office → Libre Office/OnlyOffice/FreeOffice/Office 365 Online
  • Edição de imagens → Gimp/Krita

Se falar o programa em questão que está tentando instalar, podemos te ajudar. E podemos te ajudar mais ainda se ler este tópico Como fornecer boas informações

3 curtidas

Estou tentando instalar o Photoshop para eu poder trabalhar

1 curtida

Melhor coisa a se fazer neste caso é um dual-boot caso queira permanecer com a Distro Linux, ou remover a mesma, e instalar o Windows, poderá seguir o tutorial abaixo para criar um pendrive de inicialização Windows, e depois poderá prosseguir com a instalação tem muitos tutoriais para te auxiliar nisso…

1 curtida

Não vai funcionar de primeira. O PS é uma tarefa de boi fazer rodar no Wine. Existe um vídeo na internet de um cidadão que empacotou o Photoshop em appimage (pense como num portable do Windows) e roda tranquilamente. Não posso postar link aqui pois é um vídeo que vai contra as condutas do fórum. Por sinal, @thespation sinta-se livre para “censurar” essa minha postagem caso preciso.

1 curtida

Além de vários outros (lembro-me do @eddiecsilva agora), eu trabalho com design gráfico. Mantenho o dual boot (no meu caso, triple) e o Windows com os programas Adobe. Porém, consegui migrar todo meu fluxo de trabalho para Linux e as alternativas livres de código aberto - é sim perfeitamente possível produzir coisas de boa qualidade usando Gimp, Inkscape, Scribus etc. O importante é o artista, nem tanto a ferramenta. Deixo um projeto meu no Behance pra mostrar que dá pra migrar sim

E tem este vídeo do Dio sobre design livre x proprietário

Alternativas

Se quiser mais materiais, manda um direct que eu te passo uns links de grupos e canais sobre design em ambiente FOSS (free opensource software)

2 curtidas

Existe a versão web também: https://www.photoshoponline.net.br/, além das alternativas abordadas.

Utilizei via wine por um tempo, mas sem nos passar a informação que o @JG22 solicitou, na segunda mensagem, não da para ajudar.

3 curtidas

Só com os números dados dá para dizer que essa instalação tem no mínimo cinco anos sem atualizar, que pode dificultar a sua vida.

Depois de passar as informações solicitadas, podemos direcionar o procedimento de atualização, que vai dar acesso a versões mais modernas dos programas (incluindo o Wine se quiser emular o Photoshop).

3 curtidas

Olá @vr2022, tudo bem contigo?

Como você comentou que está aprendendo sobre Linux, essa transição pode ser um pouco complicada e talvez utilizar uma máquina virtual ou dualboot (ter dois sistemas na mesma máquina) pode ajudar neste processo.

Ferramentas como o Adobe Cloud e o Corel Draw são bem chatos para conseguir rodar com Wine ou qualquer outra camada de compatibilidade no Linux, sugiro fazer alguns testes utilizando ferramentas como o Bottles que ajudam a automatizar algumas coisas e vão depender menos que você saiba os detalhes sobre como configurar as coisas.

Migrar de ferramentas não é um processo fácil, eu demorei pouco mais de um ano para migrar todos os meus trabalhos para ferramentas que rodem no Linux, sejam elas livres ou não, infelizmente não tem resposta mágica neste caso.

É preciso manter a paciência e o foco se pretende mudar de sistema operacional. Mas, se você só está passando por esse perrengue porque o Linux é o que veio instalado no computador, se seu objetivo não é migrar de plataforma, talvez simplesmente valha a pena formatar a máquina e colocar um Windows.

:vulcan_salute:

1 curtida

É tipo eu kkkkk.
No passado eu queria tanto poder rodar o Sony Vegas pra editar vídeo e o Photoshop pra lidar com imagens.

Eu aconselho a se dedicar em aprender a mexer no GIMP, ele é capaz de fazer muitas coisas que nem o photoshop, a unica coisa chata nisso é se adaptar com as opções nele.

alias sobre esse erro com o Wine… o KDE SC 4.14.2 e o kernel 4.19.98 são versões bem antigas, de 2014 pelo que parece, se estiver rodando um sistema antigo eu recomendo formatar o PC e instalar um sistema mais recente pois certamente os repositorios pra ESSE sistema aí já foram desligados.

1 curtida