Não estou conseguindo instalar extensões no gnome

Estou utilizando o ubuntu 20.04 a três dias, já tinha usado algumas vezes mas essa é a primeira o usando como meu sistema principal.

Seguinte, atualmente não consigo instalar nenhuma extensão pelo meio “convencional”: indo na gnome-extensions e ativando aquele switch na página da extensão que eu quero. No primeiro dia após a instalação do Ubuntu eu até consegui instar umas duas extensões, mas agr quando ativo o switch simplesmente não acontece nada. Não aparece pop-up de confirmação e se eu recarrego a página o switch volta a ficar desativado.

Já tentei pelo firefox e pelo chrome, também já tentei desisntalar e instalar novamente a extensão gnome do navegador e tentei também instalar a gnome-shell “pura”, nada deu resultado.

Peço que se alguém souber o que é isso, por favor, me ajude. E se ninguém souber, alguém por acaso saberia como instalar a extensão unite sem ser pelo site gnome-extensions? É a extensão que eu mais quero no momento. Já tentei instalar manualmente seguindo as instruções que tem no github da extensão mas por algum motivo não funcionou. Não sei se estou fazendo algo errado, sou um iniciante ainda.

1 curtida

Tive um problema parecido, veja se ajuda:

1 curtida

Na maioria das vezes que eu tentei instalar as extensões do Gnome-shell pelo site, depois de um tempo, eu tive problema. Atualmente eu as instalo de modo manual, memso. Serve, basicamente, pra qualquer outra extensão. É bem simples:

Pic_01

Baixe a extensão de sua preferência, eu vou usar como exemplo a instalação da extensão Arc Menu.

Pic_02

Crie uma nova pasta e descompacte o conteúdo do arquivo zip nessa pasta.

Arquivos da extensão compactados. Extraia-os para a pasta que acabou de criar.

Pasta com os arquivos extraídos.

Pic_05

Procure pelo arquivo metadata.json e abra-o com o editor de textos de sua preferência.

Procure pela linha onde esta escrito uuid e selecione o nome que vai aparecer mais a direita sem as aspas e clique com o botão direito do mouse e selecione copiar. Da forma como mostra a figura.

Pic_07

Renomeie a pasta onde estão os arquivos da extensão com o mesmo nome que você selecionou e copiou do arquivo metadata.json.
Abra o diretório Pasta pessoal e pressione as teclas CTRL + H do seu teclado ou faça como mostra a figura a seguir e selecione Mostrar arquivos ocultos caso esteja usando o Nautilus para exibir arquivos ocultos.

Após fazer isso, vai aparecer uma pasta com o nome .local, acesse essa pasta e em seguida acesse o seguinte caminho share/gnome-shell. Ao chegar dentro da pasta gnome-shell, caso não encontre uma pasta com o nome extensions, pode criá-la manualmente e na pasta extensions você vai copiar pra dentro dela a pasta que foi criada antes e que contem os arquivos da extensão baixada, [email protected], nesse exemplo seria a pasta com a extensão do Arc Menu.
Depois de fazer todo esse procedimento, abra o aplicativo Extensões e vai ver a extensão recém instalada na lista de extensões do aplicativo. Caso não apareça a extensão recém instalada na lista, reinicie a sessão e tudo deve funcionar.
Espero que ajude.

2 curtidas

Vlw, consegui instalar a unite assim. Não estava funcionando seguindo as instruções do github do projeto pq lá só dizia para extrair dentro da pasta extensions, não dizia nada sobre o nome da pasta.

1 curtida

Só pra saber, você tem os pacotes “gnome-shell-extensions” e “chrome-gnome-shell” do APT e a extensão de navegador “GNOME Shell integration” instalados?
Os navegadores que você instalou estavam em .deb ou em Snap/Flatpak?
As vezes o problema de não conseguir instalar pelo navegador são esses.

1 curtida

Sim, tenho todas instaladas. O firefox eu não sei qual era o formato pois ele veio com o sistema, já o chrome é .deb.

2 curtidas

Quando eu tive problemas com extensões no Ubuntu. Eu instalei todos os tipos de navegadores compatíveis e em todos os formatos, mas nenhum funcionou. Por isso que hoje em dia, eu não bato mais cabeça instalando extensão pra navegador automatizar, preiro fazer na mão, mesmo.

1 curtida