Não estou conseguindo entrar no meu segundo hd, desde quando instalei o 22.04

Olá, @ramonbadoch parece que sorte conta aqui.
Eu vinha usando o Ubuntu 20.04, em dual boot com um segundo hd, onde instalei o Fedora 36 para me previnir diante desse risco do 22.04 matar essa opção.
Adivinha? Pois é, não estou conseguindo entrar no meu segundo hd, desde quando instalei o 22.04.

E o motivo de dizer isso aqui, foi que a solução do Grub Customizer também não está surtindo efeito. Segui o tutorial, mas,…, Nada!
Alguém me ajuda com alguma outra opção, por favor?
Desde já agradeço.

1 - Se você ainda tem o Fedora 36 instalado – e estiver com o UEFI habilitado – poderá usar o Grub dele:

1.1 - Ao ligar o computador, pressione a tecla DEL (ou outra, indicada no manual de sua Motherboard) para acessar a configuração do UEFI. – Lá dentro, selecione para dar boot pelo Fedora. – Provavelmente, você terá 2 opções: (1) Dar boot pelo Fedora só desta vez; ou (2) Arrastar o Fedora para o topo das opções de boot, de modo que a partir daí será sempre usado o boot do Fedora.

1.2 - Uma vez dentro do Fedora, atualize o Grub dele, para detectar qualquer alteração de Kernel que tenha ocorrido nos outros sistemas (Ubuntu e / ou outros que você tenha em dualboot). – Sempre que outro sistema receber nova revisão de Kernel, você terá de atualizar manualmente o Grub do Fedora.

2 - Para voltar a usar o Grub do Ubuntu, basta habilitar Os-Prober em /etc/default/grub – mas, em seguida, não esqueça de executar $ sudo update-grub para que ele seja refeito / atualizado, agora sim, detectando outras distros.

2-1 - Essas operações de habilitar Os-Prober, e em seguida atualizar o Grub, podem ser feitas pelo Grub-Customizer – que eu, pessoalmente, não recomendo.

Detalhei algumas dessas ações neste outro tópico, já fechado. – Não deixe de ler todas as respostas dos colegas, que contêm várias outras dicas que poderão ser úteis.

Caso seu hardware ainda use “Bios Legacy” (anterior ao UEFI), a solução pode ser outra. – Por exemplo, executar uma sessão Live. – Se for o caso, é só dizer.

2 curtidas

Olá, desculpe a demora em agradecer.
Realmente não funcionou para mim, mas aprendi bastante com sua sugestão.
Ao final, acabei formatando o hd onde havia acabado de instalar o Fedora (que agora passarei a conhecer melhor), e passarei a utiliza-lo como meu principal.

Quanto ao Ubuntu, vou reduzir seu uso, (conforme fiz com o Windows) até abandoná-lo de vez. Pois, a meu ver foi o Ubuntu quem me prejudicou agora. Deixar de manter o grub, e o respectivo dual boot como padrão, foi prática idêntica à dos sistemas proprietários. Cuspir assim, em quem construiu junto a você uma história vitoriosa, não costuma ser boa prática profissional. O tempo dirá.

Mas, o importante é que com a ajuda que você me prestou, valiosíssima por sinal, continuo no jogo. No momento tenho instalado em 2 hds, 3 SO Linux (na verdade só 2, afinal são 2 versões do Ubuntu [20.04 e 22.04] e o Fedora 36). Todos se vendo e podendo interagir. Para testes de desenvolvimento e criação são uma festa.
Obrigado, e quando puder vou passar adiante essa solidariedade!

1 curtida