Olá pessoal, tudo bom com vocês? Sou iniciante no linux e na hora instação eu coloquei apenas 10gb para o /home e agora estou precisando de pelo menos +10gb só que eu não consigo mover os 10gb do meu ssd para cima, queria até baixar o tamanho do meu swap q é 8gb para 4gb ou 2gb, mas minha prioridade é aumentar o tamanho do /home, alguém me ajuda?
Seja bem-vindo, @Siebra_Linux
Não existe espaço livre (“não-alocado”) – então, não tem para onde “mover” sua partição /home.
A solução mais simples é diminuir a partição sdb6 (ntfs), de 160,9 GiB para 140 GiB. – Aí, sim, você teria 20,9 GiB de espaço livre (não-alocado), lá no final do disco.
ALERTA: - O GParted vai dizer que isso tem um risco! – Se mesmo assim ele topar, pode ser feito. – Se ele disser que não dá, é porque não tem jeito.
O primeiro passo é selecionar sdb6 com o botão direito do mouse e “desmontar”, caso esteja montado (em uso). – Parece que seu sdb6 não está montado:
Em seguida, clicar com o botão direito e escolher “Resize / Move” (Redimensionar / Mover):
Vai abrir uma janelinha, onde você pode “arrastar” o final da partição sdb6 para a esquerda, usando o mouse – ou editar o tamanho “numérico” dentro do campo “New size” (Novo tamanho):
Eu costumo abrir uma Calculadora, para saber o número exato. – Por exemplo, 140 GiB = 140 x 1024 = 143.360 MiB:
Após digitar o novo tamanho, tecle Enter – e deve aparecer o botão para seguir adiante. – Verifique tudo, antes de confirmar:
Lá embaixo, vai aparecer a mensagem de “1 operação pendente”. – Arraste a borda (interna) para cima, para exibir a mensagem explicando o que será feito: – “Shrink sdb6 de 160,9 GiB para 140 GiB” (shrink = encolher, reduzir).
Se estiver seguro do que vai fazer, clique em “Apply All Operations” (Aplicar todas as operações):