Olá pessoal, tudo bom com vocês? Sou iniciante no linux e na hora instação eu coloquei apenas 10gb para o /home e agora estou precisando de pelo menos +10gb só que eu não consigo mover os 10gb do meu ssd para cima, queria até baixar o tamanho do meu swap q é 8gb para 4gb ou 2gb, mas minha prioridade é aumentar o tamanho do /home, alguém me ajuda?
Seja bem-vindo, @Siebra_Linux
Não existe espaço livre (“não-alocado”) – então, não tem para onde “mover” sua partição /home.
A solução mais simples é diminuir a partição sdb6 (ntfs), de 160,9 GiB para 140 GiB. – Aí, sim, você teria 20,9 GiB de espaço livre (não-alocado), lá no final do disco.
ALERTA: - O GParted vai dizer que isso tem um risco! – Se mesmo assim ele topar, pode ser feito. – Se ele disser que não dá, é porque não tem jeito.
O primeiro passo é selecionar sdb6 com o botão direito do mouse e “desmontar”, caso esteja montado (em uso). – Parece que seu sdb6 não está montado:
Em seguida, clicar com o botão direito e escolher “Resize / Move” (Redimensionar / Mover):
Vai abrir uma janelinha, onde você pode “arrastar” o final da partição sdb6 para a esquerda, usando o mouse – ou editar o tamanho “numérico” dentro do campo “New size” (Novo tamanho):
Eu costumo abrir uma Calculadora, para saber o número exato. – Por exemplo, 140 GiB = 140 x 1024 = 143.360 MiB:
Após digitar o novo tamanho, tecle Enter – e deve aparecer o botão para seguir adiante. – Verifique tudo, antes de confirmar:
Lá embaixo, vai aparecer a mensagem de “1 operação pendente”. – Arraste a borda (interna) para cima, para exibir a mensagem explicando o que será feito: – “Shrink sdb6 de 160,9 GiB para 140 GiB” (shrink = encolher, reduzir).
Se estiver seguro do que vai fazer, clique em “Apply All Operations” (Aplicar todas as operações):
ATENÇÃO: - Até aqui, você podia usar sua distro Linux instalada. – Bastava desmontar a partição NTFS sdb6. – Mas daqui por diante, terá de desmontar sua partição /home sdb3… mas não pode fazer isso usando sua distro instalada! – O jeito é rodar uma sessão Live Pendrive ou Live DVD, que tenha GParted.
Agora que você já tem um espaço não-alocado, “copie” a sua partição /home sdb3:
… e “cole” no espaço não-alocado:
Confirme:
Mesma coisa: – “Aplicar Todas as Operações Pendentes”:
Depois disso, aumente a partição /home “cópia”, para usar os 20 GiB. – Mesmo procedimento: – “Redimensionar”.
Também é bom mudar o UUID da /home sdb3 “original” – para que sua “distro instalada” use a /home “cópia”, de 20 GiB. – Se quiser saber como, é só dizer.
Por enquanto, falta ver se você vai querer fazer tudo isso.
Sim, me diz como mudar esse UUID, agora vou fazer esses passos que tu falou pra ver se resolve o problema
Opa, vamos lá.
Lembre que é para mudar o UUID da partição /home “original”, de 10 GiB:
Mesma coisa: – “Aplicar”, lá no alto:
Agora, você deve ter sdb3 com um identificador UUID – e sdb7 com outro UUID diferente.
Use o comando sudo blkid para ver os identificadores de todas as suas partições – e cat /etc/fstab para ver qual UUID está configurado como /home – ou lsblk:
lsblk -o name,mountpoint,label,fstype,size,uuid
Se o UUID da /home não for o mesmo de sdb7, basta copiar este último e fazer a substituição no arquivo /etc/fstab:
sudo nano /etc/fstab
Para salvar, no nano, CTRL+O.
Para sair, CTRL+X.
Se não tiver o nano, use outro editor de texto que aceite sudo.
Esquisito…
No meu Fedora 41, está assim:
Tente esse comando, para ver onde mais ele poderia estar:
$ whereis fstab
fstab: /etc/fstab /usr/share/man/man5/fstab.5.gz
Agora, quebrou minhas pernas.
Nunca vi isso!
Não dá pra mim simplesmente apagar o sdf3 e integrar no sdf7 pelo gparted?
Isso:
A ideia é deletar a partição sdb3.
Mas, primeiro, eu acho que seria prudente confirmar que o UUID do sdb7 corresponde ao UUID no fstab.
Se seu fstab não tem UUID de “/” nem de “/home” – então, não sei o que fazer.
Não existe modo “simples” de “integrar” uma partição com outra – havendo outras partições no meio das duas.
O que já vi, são subvolumes BtrFS. – Já vi dizer que poderia, mas nunca experimentei. – Mas sdb3 e sdb7 não são partições BtrFS.
Tenho a vaga impressão de que LLVM talvez permita algo assim. – Mas não sei se é verdade, nem como que faz.
Em todo caso, seria como usar canhão para matar uma barata.
- Nesse ponto em que chegamos, só resta ver se algum colega consegue matar a charada desse fstab tão esdrúxulo.
eu consegui arrumar usando o gparted, eu desmontei o /home de 10gb e fui arrastando todos os valores de direita pra esquerda, ai eles foram caindo até chegar no último q era a partição de 20gb, está funcionando até agora, mas só está estranho pq quando eu ligo, aparece uns 3 pontinho como se fosse carregando, depois a tela fica preta aí finalmente liga
Uai
Já deveria estar desmontada, pois mudou o UUID.
Não entendi esse arrastão.
Tirou prints dessa operação no GParted?
Valeu!
Quando comecei a fazer esses malabarismos, +/- em 2016, me assustei com os avisos tenebrosos de perigos em “mover”. – Adotei o “copiar & colar”, para poder testar a cópia antes de destruir a partição original. – De lá para cá, simplesmente passei a ignorar a opção “mover”… ao ponto de nem vê-la.
Testei agora – “movi” 2 partições – e funcionou sem problema algum.
Pois é, funciona kkkkkkk o ruim é que bugou a minha inicialização do sistema, está com outra imagem, mas não quebrou o fedora ele tá funcionando normal