Artigo na It’s Foss News relataque a Intel está enfrentando uma crise sem precedentes, confirmando a a demissão de mais de 24 mil funcionários. Além disso, o CEO Lip-Bu Tan enfrenta pressão do governo Trump para que renuncie devido a supostas conexões com a China.
Mas o que isso tem a ver com o pinguim?
Tudo!
A turbulência interna na Intel prejudica o trabalho com o Linux, pois as demissões afetaram diretamente a equipe que trabalha no kernel. Vários drivers essenciais para o funcionamento de hardware não têm mais um mantenedor para dar suporte.
A maior preocupação é com o driver coretemp
, que monitora a temperatura das CPU’s. Seu mantenedor foi para a NVIDIA e não há um substituto para ele. Sem esse driver, os usuários podem perder o monitoramento de temperatura em chips futuros.
Além do coretemp, outros drivers também perderam seus mantenedores, incluindo o driver Ethernet RDMA
, o WWAN
(para modems M.2) e o FPGA time-of-day
. O colaborador para as ferramentas de depuração Kprobes também foi emobra.
Se a Intel não reagir, sua reputação será ainda mais prejudicada, já que é conhecida por seu apoio ao Linux. O abandono dos drivers pode fazer com que eles comecem a falhar com o tempo, pois não haverá ninguém para corrigir bugs ou adicionar suporte a novos hardwares.
A comunidade Linux pode ter que assumir a manutenção desses drivers “órfãos”, mas não há garantia de que alguém se voluntarie para a tarefa. Se não o fizerem, eles correm o risco de se tornarem obsoletos.
6 curtidas
Complicado.
Não tenho mais nada a dizer.
3 curtidas
Mais um motivo para os Linux users usarem amd. Não atoa montei meu pc full amd.
6 curtidas
Pelo visto não vai demorar pra eu ter que reinstalar as janelas novamente kkkkk trocar de hardware e só quando o estiver acessível
1 curtida
Uso cpu e gpu AMD no Linux.
Tranquilo aqui.
1 curtida
Fico imaginando os computadores, de grande porte, rodando Intel e Linux em sua imensa maioria. Acho difícil que super computadores e data centers rodem algum tipo de versão de Windows.
1 curtida
Se isso se confirmar será um retrocesso tremendo, linux não estará mais em notebooks gamer que tenham intel como chip primário. Sou esse caso, estarei voltando para a janelagem como diz o grande Kretheu.
Visto que há muito servidor Linux que roda em cima da intel, acho bem difícil um abandono por completo. Mas é bom saber que temos a AMD para recorrer num possível “apocalipse” desse tipo. A intel precisa urgentemente resolver sua bagunça ou será cada vez mais difícil se recuperar no futuro.
1 curtida
Os servidores? Esse é um mercado em plena expansão para a AMD. Antigamente a Intel dominava, atualmente várias empresas já estão adquirindo hardware AMD.
No mercado de desktops domésticos, a AMD já está dominando há algum tempo. É uma situação semelhante àquela que aconteceu na época dos FX, mas invertida. Naquela época, a Intel era um monopólio que dominava mais de 90% do mercado. Hoje a AMD está cada vez mais perto desse patamar em algumas lojas.
O que aconteceu com a Intel foi o “efeito Kodak”: ficou tanto tempo na posição de monopólio que se acomodou e foi atropelada pela concorrente. A Intel ficou anos e anos reciclando sua velha arquitetura de 14 nm e relançando processadores com poucos núcleos. Era cômodo, a AMD não conseguia concorrer com a fracassada arquitetura Bulldozer (ou mesmo os primeiros Ryzen).
Agora, a Intel está amargurando poucas vendas e um número absurdo de problemas (processadores com falhas graves de segurança, um socket mal projetado que flexiona com coolers maiores, chips queimando do nada por overvolt, oxidação prematura, instabilidades no sistema operacional…). Tem lojas dando um belo desconto em processadores Intel, principalmente high-end, porque eles não vendem.
Onde a Intel parece ter mais força ainda é o mercado de laptops, apesar da AMD também estar ganhando espaço.
5 curtidas
eu vi tudo isso mas “juras de amor” não significam amor. se ela se comprometesse mesmo, não mandava embora ou deixava ir. creio que a intel passa por um momento crítico em sua história.
1 curtida
Ufa deu tempo de eu trocar para AMD.
1 curtida