Não entendo por que falam pouco do debian e quando falam dizem que e antigo(acho que só veem o stable)? se ele tem 3 versões. stable, testing, sid as duas ultimas sao extremamente modernas acompanhando as Bleeding-edge e atualizadas, sem falar que a maioria das distros …ubuntu, linux, mint, zorin, kali, mx linux, deepin, tails, elementary OS e varias outras tem a uma porcentagem acima de 70% dos seus pacotes vindos do debian vejo um certo hater, tenho um pc gamer e pra min ja alguns meses estudando e sendo desenvolvedor e a melhor distro na minha opinião
É porque as pessoas querem baixar um instalador, instalar o sistema, e estar pronto. Então o stable é o padrão da comparação.
Outras distribuições costumam dar um polimento em algumas características, muitas vezes até adicionando produtos que não seguem a filosofia de código livre.
A medida que a pessoa se torna mais “fluente” no Linux, ela começa a perceber que dá pra fazer praticamente qualquer coisa em qualquer sistema. A preferência então acaba se tornando algo mais pra facilidade do sistema já estar do jeito que ela precisa, ou então uma preferência por questões filosóficas de cada distribuição.
Salve, tudo bem contigo?
Apesar do Debian ser uma das distros mais importantes do ecossistema Linux, acho que faz algum sentido ele aparecer menos em discussões cotidianas justamente porque o ciclo de lançamentos dele é mais longo que o de muitas distros. Nem toda atualização gera assunto, e isso faz com que muita gente tenha a impressão de que “se fala pouco” sobre ele.
Isso sem falar que praticamente não existe “marketing” para o Debian de forma geral, se você quiser saber algo sobre a distro precisa ficar escavando os site e listas oficiais.
Sobre ele ser “antigo”, isso depende muito do recorte. A Stable realmente prioriza maturidade, consistência e previsibilidade, então de fato os pacotes acabam ficando mais defasados em relação a outras distros, mas isso é uma característica do projeto, não um problema em si.
Concordo que pra quem quer software mais novo, o Debian Testing e o Sid existem, mas aí já estamos falando de outro perfil de uso. São versões que podem trazer mudanças mais rápidas e, em alguns casos, transições mais sensíveis, então exigem mais atenção de quem usa.
No fim, acho que muita crítica ao Debian vem de expectativa desalinhada com o propósito da distro. E, olhando com mais calma, ele continua tendo um peso enorme tanto no desktop quanto principalmente em servidores e infraestrutura.
![]()
O primeiro para empresa.
Testing acaba não tendo suporte para todos os pacotes de stable, pois acaba dando muito trabalho.
Sid tem suporte, mas segurança pode acabar pesando no seu uso. Pois não tem teste. Sai e já esta pronto para o uso.
se for ver o verdadeiro sentido de open source o debian, arch, slackware e gento são os mais livres e realmente mantidos pela comunidade, diferentes dos outros que tem empresas financiando diretamente os projetos ou sao forks, se tirase o debian do mercado hoje iriam muitas distros junto, acho que falta um pouco mais de respeito e visibilidade ao debian
o debian foca em estabilidade invés de atualizações frequentes, então mesmo uma versão mais antiga ele ainda é estavel
Simplesmente o Debian é conservador.
Ele não abraça soluções que não promovem qualidade de fato e só estão no hype.
Como Debian é o vovô conservador, ele não é chamado para as festas.
analisando bem, até o testing é conservador. nada de novidades novidadeiras.