Pensando em “dar um jeitinho” de atualizar seu computador antigo para o Windows 11 e seguir seguro? A Microsoft já eliminou essa possibilidade.
Criando o disco de boot com o Rufus, ainda é perfeitamente possível instalar o Windows 11 em hardware “não suportado”.
Se ligar o computador, inserir o pendrive de boot criado com o Rufus e clicar no arquivo .exe dentro do pendrive, também é possível atualizar hardware “não suportado” ou com versões obsoletas do Windows sem qualquer problema.
Em resumo: TPM e Secure Boot continuam não sendo realmente obrigatórios para quem sabe instalar o sistema contornando os requisitos. Nem sequer a presença de UEFI é necessária (é possível instalar em modo Legacy). E não se trata de fazer “gambiarras”, mas de modificar chaves que a própria Microsoft disponibilizou (é isso que o Rufus faz).
A Microsoft não quer perder mercado para outros sistemas. Duvido que realmente chegue ao ponto de acabar com a possibilidade de usar o sistema em hardware “não suportado”, pois isso seria um “tiro no pé”.
Agora é uma boa hora pra pegar desova de máquina corporativa que não tem mais suporte, aproveitar pra deixar o homelab no grau.
Eu ando pensando a mesma coisa. Essa vai ser uma baita oportunidade para comprar hardware barato. O que vai ter de máquina potente e perfeitamente funcional sendo descartada ou vendida por quase nada… Já estou com várias ideias para meus projetos.
Por outro lado, é triste o impacto ambiental que isso vai provocar. A população em geral não sabe que é fácil instalar o Windows 11 em hardware “não suportado” (que na realidade foi excluído por fins de mercado), e muitas vezes nem pensa em dar uma chance ao Linux.
A Microsoft é aquela típica empresa que todo mundo conhece, mas ninguém gosta. E essa obsolescência programada é mais um fortíssimo motivo para eu não gostar dela.
Longa vida ao hardware antigo.
É gambiarra