Não é possível realizar a "Diminuição do Volume" para prosseguir com a instalação do Linux Mint 19.1 em dual boot com o Windows 10!

Boa tarde pessoal!

Atualmente sou usuário Windows, porém estou de saco cheio com o Windows 10, que atualiza frequentemente, atualizações essas forçadas que exigem reinicialização, sempre surgi novos bugs na sequencia, sem contar que o desempenho só piora, principalmente no meu PC guerreiro de 10 anos de uso intenso!

Depois de pesquisar resolvi testar a distribuição Linux Mint 19.1 Cinnamon x64, inicialmente gostaria de trabalhar com Dual Boot e instala-la ao lado do Windows 10 (já instalado e atualmente em uso)!

Para fazer isso segui o vídeo tutorial do Diolinux abaixo:

Como no vídeo, o meu também não habilita a opção de instalar ao lado do Windows 10.

Ao chegar na parte de “Diminuir volume:”, não é possível realizar essa ação, mesmo depois de ter desfragmentado e executado a verificação de erros no disco C:

Como resolver esse problema?

Desde já agradeço a atenção de todos.

Amigo @D3XT3R , tive um problema parecido no meu notebook. O que eu fiz e consegui o espaço necessário foi DESFRAGMENTAR meu HD.

Tenta desfragmentar o seu HD, e depois veja se libera o redimensionamento do HD.

1 curtida

Já fiz isso no disco C: e mesmo assim não habilitou, vou fazer novamente no C: e também no D:, quem sabe assim habilita…

Isso, tenta pra ver se é possível.

@D3XT3R amigo, pode tentar esses passos aqui: Resize Partition Windows 11/10: Use 3 Tools to Shrink/Extend Volume in Windows 11/10 - EaseUS

1 curtida

@AraujoCarlosEdu , com esse programa também não foi possível, fala que para criar uma nova partição, teria que converter uma das minhas atuais partições primárias em uma partição Lógica!

A pergunta/dúvida é, minha unidade D: é dedicada apenas ao armazenamento de arquivos diversos (fotos, vídeos, músicas, documentos, instaladores, etc…), dessa forma quando vou formatar o PC, seja por motivos de baixo desempenho ou mau funcionamento, formato apenas a unidade C:, permanecendo com todos os meus arquivos pessoais na unidade D:, outro motivo que necessito em manter a unidade D:, é que não tenho onde fazer o backup do conteúdo da mesma ( atualmente mais de 525gb).

O programa que você sugeriu, como mencionei anteriormente recomenda “converter uma das unidades primária em lógica”, o próprio programa possibilita isso, as dúvidas quanto a isso seriam:

=> Caso converta minha unidade D: de primária para lógica, primeiramente perderia todos os arquivos armazenado na mesma?
=> A segunda dúvida é, qual a vantagens ou desvantagem de uma partição lógica?

Bom como também mencionei no início do tópico meu PC é antigo, já na casa dos 10 anos de uso intenso!
Por esse motivo a BIOS é Legacy e trabalha no formato de disco MBR, por definição este padrão possibilita a criação de no máximo 4 partições, sendo 3 primárias e 1 lógica e compatível com unidades de armazenamento de até 2TB!

Com essa definição e as atuais partições do meu HD, isso me deixou um tanto confuso!!!

Como pode ser visto na imagem acima possuo 4 partições primárias (C:, D: e 2 reservadas pelo sistema, uma com 453mb e outro com 450mb), segundo a definição isso não seria possível!
Se essas duas reservadas pelo sistema não forem consideradas partições primárias, teria a possibilidade de ainda criar mais uma partição primária, totalizando assim 3 partições primárias e ainda poderia criar 1 lógica! Seguindo esse último raciocínio não poderia dar a mensagem que para criar uma nova partição, teria que converter algumas das atuais primárias em lógica…

Alguém poderia me ajudar com essa sinuca de bico?

Desde já agradeço pela atenção de todos.

Vai ter que converter uma dessas partições para lógica (se já existir 4 primárias), caso tenha 3 partições primárias terá que criar uma extendida e dentro dela uma lógica

Já tentou converter o disco D:/ em lógica? Com o próprio Gerenciador de Discos isso é possível se não me engano mas recomendo tentar com esse programa mesmo já que é mais fácil, mas terá que ter cuidado para não desligar no meio do processo de conversão

Minhas dúvidas são:

Irei perder os arquivos da unidade D: no processo de conversão de primária para lógica?

Qual a vantagem e desvantagem da lógica comparada com a primária?

Em partições MBR você só pode criar 4 partições Primárias ou 3 primárias e uma extendida (limitação da MBR), você não terá escolhar a não ser mover os arquivos do Disco D para outro local apagar ela e criar uma partição extendida

Único jeito de criar uma nova partição primária, foi deletando uma da duas partições primárias criadas automaticamente pelo Windows e reservadas a recuperação do mesmo!
E o único jeito de deletar uma dessas foi usando Prompt de Comandos, seguindo o vídeo tutorial abaixo:

2 curtidas

A resposta para a pergunta “Irei perder os arquivos da unidade D: no processo de conversão de primária para lógica?

Não, usando o programa EaseUS Partition Master, nenhum dos arquivos foram perdidos ou corrompidos!

1 curtida