Olá pessoal, tudo bom? apesar de sempre acompanhar os vídeos do Diolinux eu sou novo na comunidade e já tentei várias vezes utilizar Linux. Dessa vez, comprei um notebook novo e decidi focar de verdade no uso do linux. Comecei utilizando Debian + KDE, depois fui para Fedora + KDE e atualmente estou no Kubuntu buscando algum sistema que fique “redondo” no meu notebook porque em todas as distros estou enfrentando o mesmo problema uma demora absurda para inicializar o sistema (media de 5 minutos), em todos os cenarios eu testei varias soluções pesquisando no google, IA e nada resolveu, vou mostrar algumas sempre analisando com “systemd-analyze” com "blame"e “critical chain”
Vivobook S14 - Ultra 7, 16 GB, 512 GB
“Regeração do initramfs”, “Desativação do TPM”, Remoção de módulos desnecessários como sistema de impressão ou a espera do network manager no boot. mesmo depois disso e outros comandos o tempo de boot continua o mesmo, quando finalmente inicializa o ambiente grafico funciona bem sem travamentos ou freezing é somente o boot mesmo, não sei se é falta de compatibilidade do kernel com Arrow Lake, testei usar HWE também.
Se alguém já passou por algo parecido ou tiver alguma ideia do que pode estar causando esse delay enorme no boot, eu agradeceria muito a ajuda
Se você não quer reiniciar o PC e deseja fazer um teste rápido (embora menos preciso, pois não consegue testar a RAM que o sistema já está usando), você pode usar o memtester.
Abra o terminal e instale a ferramenta: sudo apt update && sudo apt install memtester
Execute o teste definindo a quantidade de memória (ex: 2GB) e o número de repetições (ex: 1): sudo memtester 2G 1
Nota: O sistema pode ficar lento durante esse processo, pois ele tentará “estressar” a RAM disponível.
Sim, estou tentando investigar e fazer algumas mudanças, fico um pouco receoso em mexer na bios mas estou tentando aos poucos, em paralelo usando normalmente e torcendo para o problema ser corrigido por osmose k
obrigado pelo comentario, utilizando o QDiskInfo está com health status “100% good” e testando a memoria com memtest deu tudo “ok”. vou continuar investigando e evitar de desligar o not, se eu conseguir encontrar uma solução compartilho com vocês