Não consigo trocar de SO

Olá, pessoal. Estou com um problema no meu sistema operacional. Instalei o Debian, nas configurações optei por apagar todo o disco para usá-lo como sistema principal.

Porém, sempre gosto de ficar mudando o sistema para testar os melhores e ver qual eu me identifico.

Tento dar boot pelo pendrive para mudar de SO, porém após mudar a ordem de boot na BIOS para o pendrive primeiro, o meu notebook simplesmente “ignora” e vai direto para o GRUB. Como faço para trocar de sistema? Já usei o BalenaEtcher, Ventoy e Rufus. Nada funciona. O que eu faço?

Já tentou pelo menu de Boot? Em alguns computadores, essa tela é acessível apertando F12 e ela exibe uma tela com os dispositivos de boot disponíveis. Pode ser que o seu pendrive apareça por lá.

E com isso, você pode selecionar o pendrive e fazer boot por ele.

1 curtida

Talvez o pendrive esteja em MBR e o sistema esteja configurado pra iniciar apenas em UEFI, confira isso nas configurações da sua BIOS. Desabilitar o secure BOOT também é uma opção. Você também pode tentar outro pendrive, caso esse ai tenha algum defeito que impeça ele de ser reconhecido pela BIOS.

1 curtida

Geralmente os sistemas atuais configuram a ISO de inicialização para serem acessíveis tanto por MBR quanto por UEFI.

O ideal não é mudar a ordem de boot para o pendrive ser primeiro, mas sim usar a opção “Boot override”. Essa opção na BIOS faz com que o computador reinicie tentando a opção desejada como primeira opção.

Outra boa alternativa é falar como nobre rapoelho disse e usar uma tecla especial dos computador que traz um menu de boot (integrado à própria BIOS).

Outra alternativa no estilo hacker é inserir alguns comandos no prompt do grub para iniciar o pendrive. Pergunte à uma IA e ela já consegue dar os comandos e explicação de como fazer isso.

2 curtidas