Não consigo transferir um arquivo pessoal que está no Lubuntu para qualquer dispositivos de armazenamento externo

Por conta de testes que estou fazendo tenho dois HDs, um com Windows 7 e outro com lubuntu, o HD com Windows está como principal, todos meus arquivos pessoais estão armazenado nele so que, tive que reinstalar o sistemas por conta de lentidão extrema e então resolvi passar todos meus arquivos pro HD com Lubuntu, passei só que agora tem uns arquivos que não estou conseguido passar de volta pro HD com o Windows, não estou conseguindo passar nem pro pen drive e nem conectando o HD a máquina por adaptador, pois o Windows não reconhece o HD com o Lununto(quer dizer… reconhece, mas não tenho acesso a ele)
PS: Já fiz o inverso, o HD com Lubuntu reconheceu o HD com Windows, consegui acessar os arquivos porém não consegui fazer a transferência

Como resolvo isso? pois não quero perder aqueles arquivos, fora que eu já ia instalar o Linux Mint no HD que está com o Lubuntu, porém esse problema acabou me atrapalhando todo

Por pen drive da erro e fala que e falta de espaço sendo que o arquivo que está zipado e não consigo extrair tem 5gb e pendrive tem 32gb… tentei com um de 16gb tbm e deu na mesma.

O pendrive tanto de 16gb quanto de 32gb sao na vdd cartão ds com adaptador USB… será que isso esta influenciando em algo?

1 Curtida

Olá @Kidpie tudo beleza?

Essa é uma confusão bastante comum de acontecer com quem está tendo seus primeiros contatos com distribuições Linux, o seu problema está relacionado ao “sistema de arquivos”.

O Windows por padrão formata suas partições no formato NTFS e a maior parte das distribuições Linux recomenda o uso do EXT4. Porém, o Windows nativamente é incapaz de ler o formato EXT4.

Suas opções mais simples são:

• Usar um live-pendrive para copiar os arquivos do Lubuntu para o Windows.
  • Usar algum programa no Windows que seja capaz de ler os arquivos nas partições EXT4.

:vulcan_salute:

2 Curtidas

Complementando a resposta do @eddiecsilva acima, você pode iniciar pelo lubuntu ou mint (distribuições citadas, mas qualquer outra serviria também) e passar os arquivos de volta, visto que o Win não reconhece EXT4 nativamente.

É só utilizar algum programa como o 7zip para acessar o HD, já que o inteligente do Windows não consegue

Galera, obg mas acho que ninguém entendeu que eu não estava do seguindo transferir esses arquivos de maneira nenhuma, tentei de várias maneiras, sempre dava erro e acusava falta de espaço(sem lógica já que eu tinha 2 pen drive de 16gb e 32gb e um HD de 320gb)
Enfim, desisti de recuperar esses arquivos e instalei o mint.

OBRIGADO A TODOS