Não consigo remover o mysql e ele travou a instalação de novos aplicativos

Olá, preciso de uma lux, instalei o mysql-server-8.0 ṕois trabalho fazendo alguns sites e não tava dano certo usar o xampp que eu usava no windows, no fim tive que usar ele, mas agora não consigo instalar mas nem um aplicativo novo, alguem pode me ajudar, não quero formata, pois ja instalei e configurei muita coisa, e não tem onde coloca os arquivos que estão nesse sdd que ta o linux mint.

da esses erros ai

Olá @RamonIgo tudo bem contigo?

Esse Mysql que você instalou foi de algum repositório externo ou é o da própria distro?

Teste o seguinte comando e veja se resolve seu problema, em tese o APT irá tentar instalar quaisquer pacotes que estão ausentes no sistema. Isso só falhará se a dependência em questão não existir ou conflitar com outros pacotes.

apt update && apt --fix-broken install

:vulcan_salute:

foi na loja do mint mesmo, tinha instalador uma vez, so que não tava pegando a senha, removi e instalatei novamente e ficou assim

e eu ja teste apt update && apt --fix-broken install não da certo

Bom, vamos pedir ajuda aos universitários que manjam de APT.
Invoco @KairanD em modo de defesa e termino minha jogada.

:vulcan_salute:

Isso deve resolver, força a remoção do pacote. Note que arquivos de configuração não são removidos:

sudo dpkg --remove --force-remove-reinstreq mysql-server-8.0
1 curtida

Olá! Recomendo fortemente instalar o MySQL (assim como outros SGBD’s) via Docker, pois você usará em sua máquina pessoal, e não em um computador dedicado quase que fielmente para rodar ele. Minha recomendação se dá por base que você pode facilmente parar o serviço do MySQL quando não for usar e evita de quebrar o sistema caso ocorra uma falta de dependencia ou um update não tão polido → [DICA] Como instalar o MySQL no Docker e conectar no DBeaver (Windows e Linux)

nem vai da isso ai

Tenta desinstalar usando o Synaptic: sudo apt install synaptic -y
Abra o Synaptic e busque o MySQL por lá. Ao fim disso, rode: sudo apt autoremove -y && sudo apt autoclean

ja tentei, ele fala que o pacote está muito mal e melhor tenta reistalar antes

Tenta fazer na marra então:

sudo dpkg --configure -a
sudo apt install -f
sudo apt autoremove --purge

ja tentei tbm, fiz de tudo que vi em outros site, mas pelo jeito vou ter que salva tudo e formata mesmo.

vc parou o serviço do mysql?

sudo systemctl stop mysql?
É uma boa mesmo :sweat_smile:

image

ops… ele digitou errado.

sudo systemctl stop mysql

1 curtida

Corrigido :grin:
Se não funcionar, tente: service mysql stop
Para verificar se o MySQL ainda está rodando ou foi parado, execute: service mysql status

Atenção, essa é uma solução forçada, isso significa que você vai executar passos que só devem ser executados em casos extremos, copie e cole pra evitar problema, 1 erro de digitação e seu sistema ficará extremamente danificado:

Roda:

sudo rm /var/lib/dpkg/info/mysql-server-8.0.prerm

Se o acima não funcionar:

sudo rm /var/lib/dpkg/info/mysq-8.0.pre-removal

Se ainda der erro (note que não existe espaço entre o pre e o *) :

cd $(mktemp -d)
sudo rm /var/lib/dpkg/info/mysq-8.0.pre*

Agora faça o trabalho do script que você acabou de remover:

1. Desative o serviço MySQL do SystemD
sudo systemctl disable mysql

Se der erro, ignore

1. Remova o pacote:
cd $(mktemp -d)
sudo apt purge mysql*

Se não der certo:

sudo dpkg --remove --force-remove-reinstreq mysql-server-8.0

Por fim:

sudo rm -rf /var/lib/mysql/
sudo rm -rf /etc/my.cnf

Ignore se der erro nesses 2 últimos

5 curtidas

cara, muito obrigado, depois desse tempo todo, dessa vez deu certo, ele deu uns erros no python3.8, mas logo depois deu força o reparo ele voltou a funciona as coisas, muito obrigado mesmo

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.