Nao consigo remover alguns programas

Boa tarde a todos.

Bem, estou utilizando o ubuntu 20.04 a pouco tempo e estou tendo uma experiência fantástica (ja convencia te minha namorada a fazer o uso do ubuntu), não tenho nada a reclamar do sistema.
O único problema que venho enfrentando é quanto ao libre office. Não gostei do mesmo e estou utilizando o WPS que achei bem melhor, mas ai esta o problema, não consigo remover o libre office. Ja tentei vários tutoriais da internet e sem exito algum. Alguém pode dar uma ajuda?
Estou usando esse comando: sudo apt-get remove --purge libreoffice*
E sempre me retorna a informação que foram encontrados 0 pacotes

2 curtidas

Olá, @Jofran_L!

O ideal é sempre usar a Loja de aplicativos para fazer tais tarefas, ainda mais não tendo muita experiência nesse mundo. Já tentou por lá? O aplicativo aparece como instalado?

Caso o ícone continue aparecendo mas a loja exibir como não instalado, precisamos saber algumas informações extras. Primeiro, se você está usando a versão que já veio instalado com o sistema ou se você instalou manualmente. Se foi manualmente, você pode ter instalado a versão Snap ou Flatpak, que são tipos de empacotamento diferentes. Uma forma de saber isso é executando os comandos abaixo, que listam os pacotes instalados de cada tipo:

snap list | grep libreoffice
flatpak list | grep libreoffice
apt list --installed | grep libreoffice

Execute um por vez, e cole os resultados de cada um aqui. Pode ser que o do Flatpak dê erro, por não estar instalado, não se preocupe. Assim ficará fácil de identificar como está instalado e como desinstalar.

1 curtida

Primeiramente muito obrigado pela ajuda. Abaixo os resultados:

libreoffice 6.4.4.2 180 latest/stable canonical* -
Comando ‘flatpak’ não encontrado, mas poder ser instalado com:

sudo apt install flatpak

WARNING: apt does not have a stable CLI interface. Use with caution in scripts.

1 curtida

Ok. Está instalado via Snap, por isso você não conseguia remover pelo “apt-get”. Não se preocupe, isso dá um nó até em quem é mais experiente.

Para remover, utilize o comando:

sudo snap remove libreoffice
1 curtida

Muito obrigado pela ajuda. Deu certo com os procedimentos que voce me passou. Já havia tentado de todas as formas possíveis em tutoriais da net. Só uma duvida: Como sei que um programa foi instalado via snap ou não?

1 curtida

É muito fácil fazer essa verificação pela loja de aplicativos.
Primeiro abra a página da aplicação e observe o canto superior direto.
Mas se você preferir utilizar o terminal, digite: snap list. E então todos os snaps que você tem instalado serão apresentados. Você pode utilizar o comando flatpak list no caso de flatpaks.
No mais, é prestar atenção na hora de você instalar um software.

1 curtida