Eu instalei o windows apos instalar o linux ate ai tudo certo, mais depois eu tentei reinstalar o grub que foi removido pelo windows para fazer o dualboot funcionar, ja tentei tudo que vi na internet mais sempre recebo algum erro²
Usando a iso de reparo de boot recebo esse erro e quando faço pela isso do arch recebo esse erro
Boa tarde.
Eu nao sei ao certo, mas acho que ja era.
Geralmente se instala o Windows primeiro, e depois o Linux, e de preferencia em dois dispositivos diferentes, nunca no mesmo. Se fizer, os intaladores fazem confusao entre as particoes do Win e do Linux, e voce acaba por ficar sem nenhum no final, como se ve.
Recomendo comprar outro SSD, se possivel, para evitar dores de cabeca.
A segunda opcao eh reinstalar o Windows, e depois instalar o Linux por cima, e nao mexer mais.
Eu instalei o windows em outro ssd novo que comprei mais acho que so vou fazer backup e reinstalar mesmo
Normalmente eu fazia assim, formatava o HD em duas partes, deixava uma das partes pro Windows fazer o que quizesse, e na outra parte (digamos, a outra metade de 128GB em um SSD de 256) eu fazia uma particao boot de 512mb ou 1G e a outra particao para root (/) com o restante que sobrou (127GB). Ai na hora de instalar o Linux, eu escolho particao manual e faco ele usar SOMENTE essas duas particoes que eu coloquei pra ele. Eh chatinho, mas eh so prestar atencao que da certo.
Agora, em dois SSDs, eh sossegado. Eh so tomar cuidado pra nao mexer nos dois durante a install, que funciona tudo bem.
A maioria das distros usa GRUB como instalador, mas definitivamente nao vai ter problemas com o gummiboot tambem, que agora eh o systemdboot, uma alternativa ao GRUB. Esse eu so vi nos derivados de Arch. Mas nesse caso, so eh bom utilizar ele em um dispositivo separado.
Geralmente se faz assim
mount /dev/nvme0n1p2 /mnt(obrigatorio)
mount --mkdir /dev/nvme0n1p1 /mnt/boot
Entre no chroot só digitando “arch-chroot /mnt”
Assim vc executa o grub-install --efi-directory=/boot
e dps
grub-mkconfig -o /boot/grub/grub.cfg
isso instala e sobreescreve se tiver algum antigo instalado
Se o seu computador tiver UEFI e o disco estiver em GPT (normalmente computadores novos já são assim), você consegue acessar o Gerenciador de Boot do Linux pelo Menu de Boot.
Basicamente você fica apertando F12 (a tecla varia de acordo com a fabricante, mas, pela minha experiência, normalmente é essa) enquanto o computador está ligando (antes de aparecer a tela com a logo da fabricante), e nisso vai aparecer um menu com os dispositivos bootáveis. Tipo assim:
E se iniciar normalmente, basta alterar a ordem de Boot no Setup da UEFI.
Agora, se o disco estiver em MBR, você pode instalar o Grub na partição onde está o Linux, e no Windows você pode usar o EasyBCD para adicionar a entrada do Linux no Gerenciador de Boot do Windows.
Um ponto negativo com essa abordagem é que você vai precisar esperar o Windows iniciar parcialmente para ele te dar a escolha entre continuar o Boot para o Windows ou reiniciar para o Linux.
Pode parecer um pouco besta, mas para rodar os comandos de instalação do grub você não deve montar as partições assim como o @ruanelivelton18 recomendou e depois executar o arch-chroot /mnt
antes de instalar o grub? Acredito que possa ser isso que esta causando problemas.
2 curtidas
Como falaram, você tem que entrar no chroot primeiro.
Monta as partições, entra no chroot e instala o grub.
1 curtida
Esqueci que tem que entrar no chroot kkkkkkkkkkk
Ja até editei valeu por lembrar
Ao invés de apontar o caminho da partição para instalar o grub, tente apontar o caminho
mount /dev/nvmen1p1 /mnt
mount /dev/nvmen1p2 /mnt/boot
grub-install --efi-directory="/boot/efi"
E veja se vai dar o mesmo erro
ja reinstalei o sistema agora ta tudo certo mesmo assim valeu pelas respostas
1 curtida
Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.