Não consigo mais usar meu sistema como usuária comum, apenas no modo root

Olá pessoal, tudo bem?

Recentemente eu criei uma postagem, mas acho que me expressei muito mal na explicação do problema. Solicitei a moderação para apagar a postagem.

Peço desculpas pelo erro de comunicação e vou reescrever aqui o problema com imagens para ver se vcs conseguem me ajudar.

Desde já, muito obrigada!

Bom, o que aconteceu:

Tentei mudar meu ambiente gráfico e funcionou, porém só consigo acessar esse novo ambiente em modo root. Meu acesso convecional não funciona mais. Ou seja, o ambiente antigo eu não tenho mais acesso e o novo eu só entro em modo root.

Dou startx com a usuária [email protected] e aparece as imagens da foto. Mas se mudo para [email protected] as coisas funcionam, mas com totas as limitações e riscos que um problema do tipo trazem.

Por favor, sabem me infomar como posso usar novamente meu usuário antigo nesse ambiente novo, ou como fazer o sistema voltar ao seu estado original?

Mais uma vez, muito, muito obrigada!

Ps.: editei para dar espaçamento nas imagens.

Veja se o dono do arquivo .Xauthority de seu usuário é o root. Se for, mude o dono com o comando em root: chown karenina:karenina .Xauthority

5 curtidas

Oi @aldrinpscastro !!!

Que alegria saber que alguém finalmente entendeu minha dúvida!!! E que bom que vc retornou! Pelo visto faz um tempinho que vc não interage por aqui… Tá tudo bem?

Bom, vamos lá! Por favor, como eu faço para saber quem é o dono do arquivo .Xauthority ? E o que acontece quando eu realizar o comando que vc sugere: chown karenina:karenina .Xauthority?

Mais uma vez muito obrigada por me responder e principalmente por ter compreendido minha mensagem. Já tava me sentindo meio mal…

ls -l ~/.Xauthority (como ao iniciar um terminal você já costuma estar na pasta ~, ou seja /home/usuario, basta ls -l .Xauthority

$ ls -l .Xauthority 
-rw------- 1 carlos carlos 206 jan 15 19:40 .Xauthority

O dono é a terceira coluna (primeiro carlos), e o grupo do arquivo é a quarta (o segundo carlos)

Muda o dono (antes do :) e o grupo (depois do :) do arquivo.

2 curtidas

Essa resposta foi bem completa. Muito obrigada @Capezotte , mas tenho dificuldade em entender linguagem técnica.
Mas muito obrigada. Vou estudar tudo isso para ter maior compreensão.

RESOLVIDO!

Usei o comando $ rm -rf ~/.X* para remover todos os arquivos da pasta de usuário que começam com “.X” ou mais especificamente o tal do .Xauthority que estava causando o problema.

Usei usuário normal a karenina $…
Agora voltei para meu ambiente anterior com XFCE e OpenBox. Agora também tenho o ambiente apenas com o OpenBox que era o que eu queria, mas acesso ele apenas em modo root.

Acho que errei em muitos passos do processo… Inclusive se eu quero usar apenas o OpenBox e já tenho o Arch e o OpenBox, pq não elimino o que não preciso mais? No caso o XFCE? Acho que era isso que eu deveria ter feito…

Muito obrigado a todos da comunidade. Foi uma jornada fantástica, mas Linux é muito complicado rsrsrs. Vcs são todos incríveis, sem excessão!

1 curtida

Estudei melhor a situação e embora não tenha feito este procedimento, entendo que este seria o melhor método para resolução do meu problema: Ter trocado o dono do arquivo. Se tivesse executado isso, teria o ambiente de trabalho que eu queria junto com a usuária que sempre uso.

1 curtida

Oi, Ana Paula! Fico feliz pelo teu caminho de aprendizado até uma solução. Mas vale lembrar que, se você “fuçar” o Windows como está mexendo no Arch, vai topar com uma série de complicações e comandos em Terminal também.

2 curtidas

Verdade, não tinha pensado muito nisso, mas ainda acho que o Windows limitaria essa minha ânsia de ficar quebrando o sistema rsrsrs. Mas enfim, vou usar o Arch por muito tempo ainda.

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.