Olá pessoal, tudo bem?
Recentemente eu criei uma postagem, mas acho que me expressei muito mal na explicação do problema. Solicitei a moderação para apagar a postagem.
Peço desculpas pelo erro de comunicação e vou reescrever aqui o problema com imagens para ver se vcs conseguem me ajudar.
Desde já, muito obrigada!
Bom, o que aconteceu:
Tentei mudar meu ambiente gráfico e funcionou, porém só consigo acessar esse novo ambiente em modo root. Meu acesso convecional não funciona mais. Ou seja, o ambiente antigo eu não tenho mais acesso e o novo eu só entro em modo root.
Dou startx com a usuária [email protected] e aparece as imagens da foto. Mas se mudo para [email protected] as coisas funcionam, mas com totas as limitações e riscos que um problema do tipo trazem.
Por favor, sabem me infomar como posso usar novamente meu usuário antigo nesse ambiente novo, ou como fazer o sistema voltar ao seu estado original?
Mais uma vez, muito, muito obrigada!
Ps.: editei para dar espaçamento nas imagens.
Veja se o dono do arquivo .Xauthority de seu usuário é o root. Se for, mude o dono com o comando em root: chown karenina:karenina .Xauthority
5 curtidas
Oi @aldrinpscastro !!!
Que alegria saber que alguém finalmente entendeu minha dúvida!!! E que bom que vc retornou! Pelo visto faz um tempinho que vc não interage por aqui… Tá tudo bem?
Bom, vamos lá! Por favor, como eu faço para saber quem é o dono do arquivo .Xauthority ? E o que acontece quando eu realizar o comando que vc sugere: chown karenina:karenina .Xauthority?
Mais uma vez muito obrigada por me responder e principalmente por ter compreendido minha mensagem. Já tava me sentindo meio mal…
ls -l ~/.Xauthority
(como ao iniciar um terminal você já costuma estar na pasta ~
, ou seja /home/usuario
, basta ls -l .Xauthority
$ ls -l .Xauthority
-rw------- 1 carlos carlos 206 jan 15 19:40 .Xauthority
O dono é a terceira coluna (primeiro carlos
), e o grupo do arquivo é a quarta (o segundo carlos
)
Muda o dono (antes do :
) e o grupo (depois do :
) do arquivo.
2 curtidas
Essa resposta foi bem completa. Muito obrigada @Capezotte , mas tenho dificuldade em entender linguagem técnica.
Mas muito obrigada. Vou estudar tudo isso para ter maior compreensão.
RESOLVIDO!
Usei o comando $ rm -rf ~/.X* para remover todos os arquivos da pasta de usuário que começam com “.X” ou mais especificamente o tal do .Xauthority que estava causando o problema.
Usei usuário normal a karenina $…
Agora voltei para meu ambiente anterior com XFCE e OpenBox. Agora também tenho o ambiente apenas com o OpenBox que era o que eu queria, mas acesso ele apenas em modo root.
Acho que errei em muitos passos do processo… Inclusive se eu quero usar apenas o OpenBox e já tenho o Arch e o OpenBox, pq não elimino o que não preciso mais? No caso o XFCE? Acho que era isso que eu deveria ter feito…
Muito obrigado a todos da comunidade. Foi uma jornada fantástica, mas Linux é muito complicado rsrsrs. Vcs são todos incríveis, sem excessão!
1 curtida
Estudei melhor a situação e embora não tenha feito este procedimento, entendo que este seria o melhor método para resolução do meu problema: Ter trocado o dono do arquivo. Se tivesse executado isso, teria o ambiente de trabalho que eu queria junto com a usuária que sempre uso.
1 curtida
Oi, Ana Paula! Fico feliz pelo teu caminho de aprendizado até uma solução. Mas vale lembrar que, se você “fuçar” o Windows como está mexendo no Arch, vai topar com uma série de complicações e comandos em Terminal também.
2 curtidas
Verdade, não tinha pensado muito nisso, mas ainda acho que o Windows limitaria essa minha ânsia de ficar quebrando o sistema rsrsrs. Mas enfim, vou usar o Arch por muito tempo ainda.
1 curtida
Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.