Não consigo instalar o zorin os / linux mint no meu Pc com RTX5060

Sempre que tento iniciar a instalação do do ZorinOs, ele entra na parte onde se escolhe a opção com gráficos Nvidia, assim que seleciono, inicia o boot, mas a tela fica toda preta, sem nenhuma informação de erro além do monitor informando que a imagem está sem escala, além disso, as fans da gpu começam a girar no máximo, e não passa disso, já tentei o ZorinOs, LinuxMint, Ubuntu, Debian, PopOs, e todos tem esse mesmo problema, apenas o fedora funcionou normalmente.

Já criei o pendrive pelo rufus, pelo ventoy, já desativei o secure boot, já testei as isos, não sei o porque não funciona, antes funcionava perfeitamente um um notebook que eu tinha com rtx 3050, mas nesse pc, não consigo instalar nenhuma distro baseada no debian dentre as que testei.

O pc tem um R7 5700 e uma Rtx 5060, a placa mãe é uma asus tuf a520.

Se alguém tiver uma ideia sobre o que poderia ser o problema, ou uma possível solução, seria uma ajuda muito grande, não consigo entender o porque o Fedora funciona e o ZorinOs e o LinuxMint não funcionam.

Bom dia amigo.

Ja verificou se o Secure Boot ta ativo na BIOS?

Se tiver, tenta desativar pra ver se vai

Boa tarde, amigo, eu já desativei ele, mas ficou do mesmo jeito, apenas o Fedora funcionou normalmente detre as que eu testei.

Olá! Tudo bem contigo?

Pela descrição que você passou, você deveria conseguir instalar qualquer distribuição normalmente nessa máquina. É muito parecido com meu PC de trabalho.

Precisamos eliminar algumas variáveis:

• O modo live funciona normalmente?
  • Qual 5700 é esse, por acaso ele tem gráficos integrados? Caso sim, a instalação funciona sem a 5060?
  • Caso tenha mais de um módulo de memória, já tentou instalar a distribuição deixando apenas um deles?

O fato de funcionar com uma distro é um bom sinal, mas também, pode atrapalhar no diagnóstico de problemas mais complexos de detectar.

:vulcan_salute:

1 curtida

Oi, boa tarde.

Sua placa tem a opção na bios de Above 4G Decoding?