Sempre que tento iniciar a instalação do do ZorinOs, ele entra na parte onde se escolhe a opção com gráficos Nvidia, assim que seleciono, inicia o boot, mas a tela fica toda preta, sem nenhuma informação de erro além do monitor informando que a imagem está sem escala, além disso, as fans da gpu começam a girar no máximo, e não passa disso, já tentei o ZorinOs, LinuxMint, Ubuntu, Debian, PopOs, e todos tem esse mesmo problema, apenas o fedora funcionou normalmente.
Já criei o pendrive pelo rufus, pelo ventoy, já desativei o secure boot, já testei as isos, não sei o porque não funciona, antes funcionava perfeitamente um um notebook que eu tinha com rtx 3050, mas nesse pc, não consigo instalar nenhuma distro baseada no debian dentre as que testei.
O pc tem um R7 5700 e uma Rtx 5060, a placa mãe é uma asus tuf a520.
Se alguém tiver uma ideia sobre o que poderia ser o problema, ou uma possível solução, seria uma ajuda muito grande, não consigo entender o porque o Fedora funciona e o ZorinOs e o LinuxMint não funcionam.
Bom dia amigo.
Ja verificou se o Secure Boot ta ativo na BIOS?
Se tiver, tenta desativar pra ver se vai
Boa tarde, amigo, eu já desativei ele, mas ficou do mesmo jeito, apenas o Fedora funcionou normalmente detre as que eu testei.
Olá! Tudo bem contigo?
Pela descrição que você passou, você deveria conseguir instalar qualquer distribuição normalmente nessa máquina. É muito parecido com meu PC de trabalho.
Precisamos eliminar algumas variáveis:
- O modo live funciona normalmente?
- Qual 5700 é esse, por acaso ele tem gráficos integrados? Caso sim, a instalação funciona sem a 5060?
- Caso tenha mais de um módulo de memória, já tentou instalar a distribuição deixando apenas um deles?
O fato de funcionar com uma distro é um bom sinal, mas também, pode atrapalhar no diagnóstico de problemas mais complexos de detectar.

2 curtidas
Oi, boa tarde.
Sua placa tem a opção na bios de Above 4G Decoding?
Olá Eddie, é um prazer ter a sua resposta!
Infelizmente apenas o modo live do Fedora funcionou, as distros baseadas no Debian que testei, não passavam daquela parte onde de escolhe a instalação com os gráficos NVidia ou Safe Grafics (Infelizmente não sei o nome dessa parte específica). Após a seleção da opção as fans da gpu começavam a girar no máximo e não dava vídeo. Minha CPU é um R7 5700, infelizmente não tem gráficos integrados
Irei testar sem uma das memórias, e além disso, também irei testar as versões anteriores dessas distros, para ver se consigo instalar alguma delas, após isso faço a atualização para versão atual.
1 curtida
Bom dia, amigo.
Não sabia sobre essa opção, mas irei procurar e testar para ver se funciona aqui, obrigado.
Comsegui encontrar na bios e ativei, mas infelizmente não funcionou, nada do que tentei funcionou, infelizmente não consegui resolver o problema ainda, mas agradeço bastante pela ajuda, vou continuar tentando encontrar uma solução aqui.
Pesquisando um pouco, descobri que a rtx 5060 foi lançada após o lançamento do kernel 6.14 do linux, que está no zorin os, já o fedora tem o kernel 6.17, que é mais recente, acredito que talvez esse seja um dos problemas, talvez eu tenha que esperar uma atualização dessas distros, pra que eu possa utlilizar elas.