Não consigo instalar o Linux Mint 19.1 no laptop HP 14 - cf 1599 sa

Saudações, pessoal [RESOLVIDO]

Comprei um laptop da HP, o 14 - cf 1599 sa e estou desde quarta tentando colocar o Linux Mint 19.1 - Cinnamon nele, e não consigo. No caso, para não perder a garantia, eu pensei em fazer um dual boot na máquina, mas não consigo fazer o boot pelo pendrive.
Como faço para permitir esse acesso?

Segue os dados da máquina:

Core 5 de 8º geração
SSD de 256
8 GB de memória.

Aproveitando: eu estava lendo os outros fóruns e uma pessoa recomendou a seguinte configuração para uma instalação dual:

60 GB/NTFS para o Windows
40 GB/EXT4 para o Linux
Restante do HD, NTFS

Devo aplicar algo assim no meu?

Desde já, obrigado pela atenção

1 Like

Na BIOS você colocou para iniciar com o pendrive? Desativou o Secure Boot e/ou Fast Boot? Já tentou refazer o pendrive bootável? Já tentou com outro pendrive? :thinking:

já conferiu o md5sum da iso ?

Lissandro, boa tarde. Tudo bem? Segui as suas indicações e desliguei o Secure Boot. Consegui instalar o Linux Mint, mas a máquina não permitia, depois de instalado, fazer o boot pelo Mint direto ao invés de ser feito pelo W10.
Resultado: precisei formatar a máquina toda e retirar o W de vez da máquina. Ou seja, não consegui fazer o dual boot. O que não me chateou, pois quem queria o W10 era a minha esposa e não eu rs.

Obrigado pela força, xará

1 Like

Diego Costa, saudações

O problema foi resolvido, mas a sua resposta me deixou em dúvida: o que seria o ‘md5sum’?

Abraços

Quando você ligava o notebook, ele iniciava com o gerenciador de boot do windows? :thinking: Se sim, você poderia ir na bios e selecionar a prioridade de boot para o grub do Linux Mint :slight_smile:

1 Like

md5sum e para verificar a integridade do arquivo baixado nesse caso o linux minte pra ver se ele a iso dele ta corrompido. mais detalhes em Como verificar somas md5sum de arquivos no Linux

2 Likes

Diego, obrigado pela dica. Vou anotar aqui para referencias futura, xara

Entendi, Lissandro. Farei isso na proxima vez, o que deve ser breve pois surgiu um novo problema, que esta ME DEIXANDO TENSO! Estou escrevendo sobre ele logo abaixo

1 Like

Hoje fui usar a maquina e ela simplesmente nao reconheceu o Mint, avisando que nao tinha nenhum sistema nela. Coloquei o pendrive para reinstalar o mesmo (inclusive, estou escrevendo aqui atraves dele) e ele nao instala. Estou anexando as fotos do que esta acontecendo para a avalic;ao dos
senhores.

Obrigado pela ajuda

1 Like