Não consigo instalar o Linux 6.4.3 no Debian 12

Sim, sou uma pessoa que gosta de novidades. O Linux desde a versão 6.4 faz uso da linguagem Rust, que tem gerenciamento de memória melhor, além de suportar hardwares mais recentes. Por isso mencionei anteriormente em testar o Arch Linux em uma posterioridade, pois esta parece estar mais alinhada com o que espero de um sistema operacional.

Já o Debian preza pela estabilidade, tanto é que é usado na Estação Especial Internacional (ISS), Entretatato desenvolvedores do Debian parecem sofrer do “não mexe no código que está funcionando”. inclusive eles mencionam isso para não sofrer do “Shiny new stuff syndrome” para não quebrar o sistema (artigo aqui). O Debian 12 usa o Linux 6.1, Entretanto o Ubuntu e derivados da vida usam o Linux 6.2 com opção para atualizar para o 6.4.x.

Quando o Debian 12 lançou, me empolguei demais com as possibilidades e com ela surgiu a ideia de criar várias distros Linux baseadas nele. O que não esperava é acabar usando a distro como minha principal.

Estou testando uma distro com um Linux personalizado da versão 6.4.3, que além de ser mais recente, ela traz os parâmetros de baixa latência do Ubuntu Studio, desabilita suporte a hardware legado (Como PCMCIA / PCCard, AGP, Driver Nouveau da Nvidia), bem como desabilita tudo o que é relacionado à Microsoft no kernel (Basicamente a distro será um protesto contra as decisões da Canonical e da Microsoft assim como o Devuan é um Debian sem systemd).

Minha distro vai vir sem suporte à snaps e vai desencorajar tudo o que é relacionado à Microsoft no sistema (o que a meu ver não faz nenhum sentido no mundo Linux, não confio nas intenções da gigante da tecnologia ao se envolver com a comunidade Linux).

Futuramente vou testar suporte a APFS (Sistema de arquivos proprietário da Apple) no kernel customizado. Para resumir tudo, cheguei a conclusão que o propósito da minha distro, um Linux customizado é o que mais faz sentido.

Sobre o Linux Liquorix, o Diolinux fez o testes com ele e ele saiu muito mau nos testes, fora que os desenvolvedores nem se esforçam em dizer os ganhos de performance obtidos pelo Linux customizado, só os parâmetros deste Linux em específico.

Já o driver da Nvidia, nada, nem pelo modo Debian, nem pelo instalado da Nvidia. Ponto para o instalador da Nvidia que se dá erro não preciso desinstalar nada na mão depois, já no modo Debian, se o instalador da Nvidia falha, tenho que removê-los depois usando

apt purge nvidia

Vou criar uma conta no fórum da Nvidia para desenvovledores, já que parece que tem usuários com conhecimento técnico bem apurado, assim que receber uma resposta deles, atualizo aqui.