Não consigo instalar o firmware do meu adaptador de internet no Archlinux

Eu estou a 2 dias procurando os drivers… O unico tutorial para instalar o driver que preciso não funciona nas novas versões do kernel linux.Tentei fazer os mesmos passos no Pop Os e funcionou.Mas mesmo alterando os comandos para tentar fazer funcionar no Arch Linux eu não consegui.No terminal ele fica reconhecido desta forma:

lsusb                                                                                                             ─╯
Bus 001 Device 004: ID 0000:0538   USB OPTICAL MOUSE
Bus 001 Device 008: ID 1c4f:0202 SiGma Micro Usb KeyBoard
Bus 001 Device 011: ID 22b8:2e25 Motorola PCS moto g32
Bus 001 Device 009: ID 0bda:1a2b Realtek Semiconductor Corp. RTL8188GU 802.11n WLAN Adapter (Driver CDROM Mode)
Bus 001 Device 002: ID 8087:0024 Intel Corp. Integrated Rate Matching Hub
Bus 001 Device 001: ID 1d6b:0002 Linux Foundation 2.0 root hub
Bus 002 Device 002: ID 8087:0024 Intel Corp. Integrated Rate Matching Hub
Bus 002 Device 001: ID 1d6b:0002 Linux Foundation 2.0 root hub

no caso ele esta sendo reconhecido como RTL8188GU

1 curtida

https://aur.archlinux.org/packages/rtl8188gu-dkms-git

eu instalei tudo certinho,reiniciei o pc e não funcionou.Tem algum passo a mais que eu devo fazer?

Nos comentários do AUR existem vários relatos de que este driver não está funcionando corretamente, citam um patch que pode ser aplicado para corrigir o problema. Mas, somente testando para ter certeza.

Procurando na internet, encontrei vários repositórios com drivers para compilação, ao que parece esse adaptador é um daqueles “chatos” de instalar. Segundo as informações do AUR, o kernel 6.4 já traria suporte nativo para este adaptador, qual é o kernel que você está usando no Arch?

:vulcan_salute:

O kernel que eu estou utilizando é o 6.4.3-arch1-2

Você instalou os headers do Kernel antes de instalar o dkms?

sudo pacman -Syyu --need linux-headers

DKMS é a sigla para “Dynamic Kernel Module Service” (Serviço de Módulo do Kernel Dinâmico) e é um conjunto de scripts que podem atualizar os drivers personalizados que você construiu quando você atualiza o seu kernel. :hammer_and_wrench::penguin:

O caso mais comum é usar o AUR (Arch User Repository) para construir drivers para várias placas de rede sem suporte nativo no kernel, o que permite que elas funcionem perfeitamente. É uma espécie de “magia” que torna as coisas compatíveis! :star2::satellite:

Um sinal definitivo de que um script de construção depende do DKMS é a palavra “-dkms” no nome do script. Então, você verá algo como “awesome-driver-dkms” ou “super-wifi-dongle-dkms”. :computer::mag:

Ah, e tem uma coisinha engraçada com o DKMS - ele precisa das “kernel headers” (cabeçalhos do kernel) instaladas no sistema. Mas calma, não são apenas quaisquer cabeçalhos, tem que ser a versão correspondente ao seu kernel atual e qualquer outro kernel que você tenha instalado. Mas se você não pretende usar esse script específico em outros kernels, pode ignorar essa parte! :sweat_smile::four_leaf_clover:

Então, lembre-se de instalar o DKMS e seus amigos “kernel headers” para tornar a mágica dos drivers personalizados acontecer! :tophat::sparkles: E assim, suas aventuras no mundo da compatibilidade de hardware serão épicas! :rocket::milky_way:

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente. Novas respostas não são mais permitidas.