Não consigo instalar o Fedora 39 no meu Acer Aspire 5

Pessoal, bom dia!

Possuo dois notebooks aqui em casa, um meu (Acer Aspire 5 a515-45-r8w2) e um da minha namorada (Acer Aspire 3).
Estou tentando instalar o Fedora Workstation 39 no Acer Aspire 5, através de boot via pendrive USB (SanDisk Cruzer Blade 16GB), porém estou me deparando com um erro que nunca me deparei antes:

Warning: /dev/disk/by-label/Fedora-WS-Live-39-1-5 does not exist
Warning: /dev/root does not exist

Generating “/run/initramfs/rdsosreport.txt”

Entering emergency mode. Exit the shell to continue.

Quando eu uso o comando blkid após entrar no emergency mode (pressionando enter), aparecem somente as partições do Windows, do SSD secundário e das partições reservadas pelo Windows. O pendrive não aparece na lista.

O Acer Aspire 5 atualmente está com o Windows 11 instalado, possui o processador AMD Ryzen 7 5800U, e GPU integrada RX Vega 8.
O Acer Aspire 3 também está com o Windows 11, e possui o processador Intel Celeron, com GPU integrada.
No Acer Aspire 3, com a mesma mídia, nenhum problema ocorre, o boot ocorre normalmente…

O que eu já tentei:

• Montei o pendrive via Rufus, utilizando tanto o sistema de arquivos MBR quanto GPT;
  • Montei o pendrive via Rufus, utilizando tanto o modo ISO quanto DD;
  • Montei o pendrive via Etcher;
  • Montei o pendrive via Fedora Media Writer;
  • Baixei novamente a ISO e chequei o checksum;
  • Deixar o Fast Boot na BIOS como Habilitado e como Desabilitado;
  • Deixar o Secure Boot na BIOS como Habilitado e como Desabilitado;
  • Tentei utilizar o pendrive tanto na porta USB 2.0 quanto USB 3.2;
  • Tentei também adicionar o parâmetro “ro” na linha de comando do boot (vi em um vídeo antigo no youtube);
  • Tentei iniciar a mídia através das três opções que aparecem no boot do fedora: Start; Check (ou Verify, agora não lembro como tá escrito) e Start; e através da opção no Troubleshoot…

Tudo que tentei retornou o mesmo erro…

Alguém já se deparou com isso? Sabe o que está acontecendo e como posso corrigir?
Já revirei a internet atrás de como corrigir isso, e estou sem alternativas…

EDIT:
No emergency mode, digitei os comandos cd /dev/disk/by-label e ls -l. Foram exibidos apenas os symlinks para o SSD Principal (Acer, ESP e Recovery) e para o SSD Secundário, não sendo exibido a mídia de boot (pendrive).
Assim, resolvi dar uma olhada no journalctl, e percebi que antes de começar os warnings do fedora dracut-initqueue, há o seguinte log:

fedora kernel: usb 3-2: reset high-speed USB device number 2 using xhci_hcd

Aparentemente, devido a esse reset que o processo não continua (posso estar errado)…
Segue print desse trecho…

Já tentou outro pendrive? Vai que, né… :thinking:

1 curtida

Vamos por partes de forma simplificada. Vc desativou a inicialização rápida no Windows 11? Criou o pendrive usando o Fedora media writter?

Não havia tentado desativar a inicialização rápida. Testei agora, utilizando o pendrive criado tanto pelo fedora media writer quanto pelo rufus. Sem sucesso…

Testei também com um outro pendrive que tenho, da HP, criando o pendrive pelo fedora media writer. Continua o mesmo erro…

1 curtida

Desative a inicialização rápido nas configurações de energia do windows. E na sua bios desative o secureboot e fastboot.

O secure boot e o fast boot já estão desativados. Sem sucesso desta forma também.

Estas coisas não devem impedir a instalação.

Inclusive tenho um Acer com Fedora.

Eu havia visto esse tópico, inclusive o notebook é praticamente o mesmo que o meu, as únicas diferenças são a placa de vídeo, e o SO que vem de fábrica. O estranho é que no Acer Aspire 3 funcionou normalmente, o mesmo pendrive, com a bios configurada da mesma forma (secure boot e fast boot desativados)…

Mas é o recomendado ao usar distros linux pra evitar problemas pontuais.

Eu tenho um Aspire 5, e lembro que fiz uma mudança na BIOS alterando o SATA Mode que estava em RST with Optane para AHCI. Aqui tem o vídeo que usei na época, pode ser que te ajude.

Eu também estava com problemas para instalar outra distro Linux (o meu veio com o Gutta de fábrica) mas faz tempo e posso estar deixando passar algo, porém só me recordo de ter feito essa mudança.

O meu por padrão já vem como AHCI, inclusive não tem a opção de mudar para RST.

Acabei de testar a mídia do Fedora Silverblue… o texto do erro muda um pouco, mas é o mesmo problema…

Vou fazer o teste com o Ubuntu.

Pop!_OS também é uma boa opção.

Tanto o PopOS quanto o Ubuntu, a partir de um momento no boot começa spamar o erro stdin: invalid argument. Pesquisando na web encontrei a solução de tirar o pen-drive e colocar em outra porta quando começa esse erro, e por incrível que pareça, funcionou.

Entretanto, fui tentar fazer o mesmo com o fedora, retirando e colocando em outra porta o pen-drive quando começam os warnings, porém não funcionou… Ele simplesmente para de spamar os warnings e vai direto para o erro, após reconhecer que o pen-drive foi inserido…

Aparentemente, durante o boot do pen-drive meu notebook está ejetando o pen-drive e não o reconhecendo mais…

Vê se tem alguma atualização da BIOS, pode ter corrigido isso…

Eu tive problemas para instalar o Ubuntu e como o @tanio reportou eu tbm precisei fazer essa alteração na BIOS.
A opção para mudar só aparece após pressrionar ctrl+s (na 1a aba da bios senão me engano).
Mas caso essa opção ainda assim não apareca para você, talvez a thread abaixo lhe ajude. Nesta thread o usuário só conseguiu fazer a mudança após resetar a bateria, tem um vídeo mostrando como fazer isso no Acer (nem precisa abrir o notebook, vendo o vídeo vc vera os detalhes como por segurança desconectar o notebook da fonte de energia).