Pessoal, bom dia!
Possuo dois notebooks aqui em casa, um meu (Acer Aspire 5 a515-45-r8w2) e um da minha namorada (Acer Aspire 3).
Estou tentando instalar o Fedora Workstation 39 no Acer Aspire 5, através de boot via pendrive USB (SanDisk Cruzer Blade 16GB), porém estou me deparando com um erro que nunca me deparei antes:
Warning: /dev/disk/by-label/Fedora-WS-Live-39-1-5 does not exist
Warning: /dev/root does not existGenerating “/run/initramfs/rdsosreport.txt”
Entering emergency mode. Exit the shell to continue.
Quando eu uso o comando blkid
após entrar no emergency mode (pressionando enter), aparecem somente as partições do Windows, do SSD secundário e das partições reservadas pelo Windows. O pendrive não aparece na lista.
O Acer Aspire 5 atualmente está com o Windows 11 instalado, possui o processador AMD Ryzen 7 5800U, e GPU integrada RX Vega 8.
O Acer Aspire 3 também está com o Windows 11, e possui o processador Intel Celeron, com GPU integrada.
No Acer Aspire 3, com a mesma mídia, nenhum problema ocorre, o boot ocorre normalmente…
O que eu já tentei:
- Montei o pendrive via Rufus, utilizando tanto o sistema de arquivos MBR quanto GPT;
- Montei o pendrive via Rufus, utilizando tanto o modo ISO quanto DD;
- Montei o pendrive via Etcher;
- Montei o pendrive via Fedora Media Writer;
- Baixei novamente a ISO e chequei o checksum;
- Deixar o Fast Boot na BIOS como Habilitado e como Desabilitado;
- Deixar o Secure Boot na BIOS como Habilitado e como Desabilitado;
- Tentei utilizar o pendrive tanto na porta USB 2.0 quanto USB 3.2;
- Tentei também adicionar o parâmetro “ro” na linha de comando do boot (vi em um vídeo antigo no youtube);
- Tentei iniciar a mídia através das três opções que aparecem no boot do fedora: Start; Check (ou Verify, agora não lembro como tá escrito) e Start; e através da opção no Troubleshoot…
Tudo que tentei retornou o mesmo erro…
Alguém já se deparou com isso? Sabe o que está acontecendo e como posso corrigir?
Já revirei a internet atrás de como corrigir isso, e estou sem alternativas…
EDIT:
No emergency mode, digitei os comandos cd /dev/disk/by-label
e ls -l
. Foram exibidos apenas os symlinks para o SSD Principal (Acer, ESP e Recovery) e para o SSD Secundário, não sendo exibido a mídia de boot (pendrive).
Assim, resolvi dar uma olhada no journalctl
, e percebi que antes de começar os warnings do fedora dracut-initqueue, há o seguinte log:
fedora kernel: usb 3-2: reset high-speed USB device number 2 using xhci_hcd
Aparentemente, devido a esse reset que o processo não continua (posso estar errado)…
Segue print desse trecho…