Não consigo instalar nenhum linux, apenas windows

MÁQUINA:
Acer Nitro 5 AN515-54
i5 9300h
32 GB 2666mhz
GTX 1650
SSD SATA Crucial 500GB
(Possuo um NVMe m.2, porém, removi por enquanto para testar apenas o SATA)

PROBLEMA:
Contextualizando: Estava utilizando o Windows 11 (original, não ativei e nem instalei software malicioso/cracker), porém, devido alguns inconsistências e bugs, mesmo tentando voltar a versões anteriores, estava impossível utilizar o S.O…
Resolvi então instalar o Ubuntu 22.04 LTS, fazendo uma instalação padrão, porém, no particionamento, escolhi a opção “simples” de APAGAR E INSTALAR APENAS O UBUNTU.
Posteiormente, decidi migrar para o POP OS 22.04 LTS (NVIDIA), porém, não consigo instalar. Ao tentar o reboot, não consegui entrar no Ubuntu, e quando tentei entrar no live cd, apareceu a mensagem:

"ERROR: INVALID MAGIC NUMBER.
ERROR: YOU NEED TO LOAD THE KERNEL FIRST.

Press any key to continue…"

Isso depois de plugar o pendrive bootavel com qualquer Linux. Mas, para a minha supresa, consegui instalar apenas Windows, mesmo sendo versões Lite ou anteriores. Até então não consigo prosseguir para o processo de instalação para usar ao menos a iso em modo Live.

Já testei:

• Outras portas USB
  • Outras mídias de instalação
  • Outros apps para deixar o pendrive bootavel (balena etcher, ventoy, rufus e win32)
  • Outros linux (ubuntu, linux mint, pop os)

Na BIOS, desativei o Fast Boot, defini uma senha para acesso à BIOS, para assim desativar o Secure Boot, e na aba do BOOT, há apenas a opção UEFI.
Quando estava com o SSD NVMe plugado, troquei o modo RTS para AHCI, a fim de instalar o Linux (já usei apenas linux anteriormente, e também em DUAL BOOT)

Em resumo, não sei o que está acontecendo kk

PRINTS:
PS.: Se precisar tirar foto da BIOS, só pedir.

Olá @Pedro_Neto, tudo bem contigo?

Este erro que você está relatando parece ocorrer com alguma frequência, mas é bem difícil de diagnosticar.

Encontrei muitos posts na web sobre o assunto, mas, poucos sugeriam alguma solução mais prática. Ao que parece, o problema está relacionado com algum comportamento “estranho” de versões mais recentes do kernel.

Sugiro testar duas coisas:

• um sistema operacional com um kernel mais antigo (anterior ao 5.19).
  • Testar se a dica deste post te ajuda.

Uma dúvida: você chegou a testar distros fora da base Debian/Ubuntu?

:vulcan_salute:

1 curtida

Olá @eddiecsilva , tudo bem sim! E você?

Te atualizando, a princípio eu consegui acessar o Live CD do Ubuntu 22.04 LTS, mas, até o momento, nada de conseguir com o Pop OS. Vou tentar conseguir uma iso do Pop OS anterior a 22.04 (NVIDIA) para ver se obtenho sucesso.

Ainda não testei distro fora da base Debian/Ubuntu :melting_face:

Segue foto do live cd na minha máquina.

Você está testando a mesma base, vai acabar não mudando o resultado. Ubuntu, Pop!_OS, Linux Mint, Zorin são tudo da mesma família: base debian. Logo não leu a pergunta do Eddie. Experimente o Manjaro, por exemplo, e veja se funciona. Apenas certifique-se de, na hora de bootar, escolher que suba com os drivers closed source da Nvidia, visto que essa máquina não possui grafico integrado.

1 curtida

Além do Manjaro que o @JG22 sugeriu, se tiver interesse em testar uma distro com KDE, sugiro dar uma olhada no BigLinux também.

:vulcan_salute:

2 curtidas

Prezado, apenas citei que ao tentar o boot com a distro que havia funcionado anteriormente, consegui ao menos chegar no live cd da imagem, coisa que com outras distros, eu se quer tinha essa possibilidade.
Ao chegar do trabalho, ainda vou testar conforme o colega Eddie sugeriu.
Tenho conhecimento que algumas distros são provenientes do debian/ubuntu.
A máquina possui gráfico integrado, tanto é que alterno entre os chipset gráficos para determinadas cargas de trabalho.
Agradeço sua atenção e suporte :slight_smile:

Novamente agradeço, @eddiecsilva !

Como respondi a cima, assim que chegar do trabalho, vou tentar o BigLinux e Manjaro!

Atualizo assim que possível.

2 curtidas

No seu caso, pelo que li, basta desligar o RTS e trocar a tecnologia por AHCI.
Agora, no meu caso o problema é um pouco pior pq nao acho nada!

Minha versão de notebook é o ACER NITRO 5 AN517-54 e ja tentei:
1 KALI Linux
2 ubuntu
3 - ubuntu Studio
4 - Garuda Linux

E embora eu consiga prosseguir com a instalação de TODOS, NENHUM boota!
Alguem poderia me ajudar?

Testando com Kali Linux e Garuda?

Kali Linux tem um propósito bem específico e não visa o suporte a desktop como principal função. Garuda é baseado no Arch, porém não tenho informações sobre a distro, mas acredito que não seja muito grande a equipe de desenvolvedores.

Quando tiver problemas como o seu, tente utilizar distros que sejam “grandes” e ja seja uma empresa ao invés de um projeto de entusiastas, a chance de sucesso é maior, visto que os recursos nem se compara.

Ex:

• Fedora
  • Manjaro
  • Ubuntu (este daqui você já testou, mas vou deixar para referência para quem estiver com problema semelhante)
  • openSUSE

Acima tem exemplos de distros de família diferente, com projeto organizado a nível empresarial

Eu conheço bem as releases que estou tentando instalar. O problema é que a BIOS deste notebook é um lixo. Acabei de atualizar pra versão 1.19 e vou testar alguma forma de ativar o AHCI.
By the way, o Deepin funcionou!