Há uns dias atrás, tentei instalar o linux mint no laptop da minha tia (que possuía windows 7 até o momento), prossegui pelo passo a passo do instalador de forma tranquila, tudo parecia fluir de forma normal, até que a instalação terminou e eu reiniciei o computador. Nisso a única mensagem que aparecia na tela foi essa:
Reboot and Select proper Boot device or insert Boot Media in selected Boot Device and press a key.
Reinstalei diversas vezes, troquei a ordem de prioridade de inicialização no boot menu pra todos as entradas possíveis, baixei de novo a distro da internet e formatei o pendrive, tentei instalar o ubuntu e nada funcionou. Sempre a mesma tela.
O HD não parece estar ruim já que antes o computador funcionava normalmente
Suspeito que talvez esse seja o mesmo problema que encontro, porém não comparei o result.txt pra ver se era similar, tentei seguir os passos da resposta entretanto não sabia o que fazer quando chegasse na opção something else/opções avançadas
Bom quando você escolhe uma ordem de boot e salva as mudanças e reseta (Save Changes and Reset), ao voltar ao BIOS a ordem escolhida continua ou ela muda?
Se ela mudar pode ser que a bateria que segura os dados do BIOS acabou, geralmente é uma bateria do tipo CR2032. Quando esta bateria acaba, a tela de boot costuma mostrar uma mensagem do tipo “cmos checksun error”, aparece alguma mensagem assim?
Na foto vejo que tem 2 entradas SATA, e selecionando uma delas funciona…
A marcada na foto parece ser um DVD Player… Bom você usou mídia de DVD ou Pen drive para instalar o Mint e qual programa você usou para criar o instalador?
Usei o USB, e pra criar o instalador usei o próprio que vem no Ubuntu (no meu pc), e sim, uma das entravas é um DVD player, se isso faz alguma diferença.