Não consigo instalar Linux Mint no laptop samsung

Há uns dias atrás, tentei instalar o linux mint no laptop da minha tia (que possuía windows 7 até o momento), prossegui pelo passo a passo do instalador de forma tranquila, tudo parecia fluir de forma normal, até que a instalação terminou e eu reiniciei o computador. Nisso a única mensagem que aparecia na tela foi essa:

Reboot and Select proper Boot device or insert Boot Media in selected Boot Device and press a key.

Reinstalei diversas vezes, troquei a ordem de prioridade de inicialização no boot menu pra todos as entradas possíveis, baixei de novo a distro da internet e formatei o pendrive, tentei instalar o ubuntu e nada funcionou. Sempre a mesma tela.

• O HD não parece estar ruim já que antes o computador funcionava normalmente

• Suspeito que talvez esse seja o mesmo problema que encontro, porém não comparei o result.txt pra ver se era similar, tentei seguir os passos da resposta entretanto não sabia o que fazer quando chegasse na opção something else/opções avançadas

1 curtida

Veja se o security boot está ativado.

3 curtidas

Desculpa, mas como faço isso?

Aliás, descobri que se seleciono essa opção ele dá boot:
IMG_20221106_195121371

Mas aí no caso eu sempre tenho que vir no menu da bios e selecionar, normalmente não vai

1 curtida

Em boot, vê a ordem do boot.

Deixa o mint em primeiro

Não funcionou, mesmo erro.

:wave:t2: Boas vindas ao Diolinux Plus.

Bom quando você escolhe uma ordem de boot e salva as mudanças e reseta (Save Changes and Reset), ao voltar ao BIOS a ordem escolhida continua ou ela muda?

Se ela mudar pode ser que a bateria que segura os dados do BIOS acabou, geralmente é uma bateria do tipo CR2032. Quando esta bateria acaba, a tela de boot costuma mostrar uma mensagem do tipo “cmos checksun error”, aparece alguma mensagem assim?

:vulcan_salute:t2:

1 curtida

Não, a ordem salva normalmente.

Certo.

Você manteve o Windows 7 junto com o Mint (Dual boot) ou você desinstalou o Windows e ficou só com o Mint?

Porque parece que ou tem 2 hdds dentro do laptop ou o hdd está particionado e o BIOS poderia estar selecionando o HDD errado.

Fiquei só com o mint, e o laptop só tem 1 HD

Ok.

Na foto vejo que tem 2 entradas SATA, e selecionando uma delas funciona…
A marcada na foto parece ser um DVD Player… Bom você usou mídia de DVD ou Pen drive para instalar o Mint e qual programa você usou para criar o instalador?

Usei o USB, e pra criar o instalador usei o próprio que vem no Ubuntu (no meu pc), e sim, uma das entravas é um DVD player, se isso faz alguma diferença.

Legal.

Experimenta usar o Balena Etcher para criar o pen drive com o Mint e depois reinstala o sistema para testar.