Não consigo iniciar o DaVinci Resolve 17 - Instrução ilegal (imagem do núcleo gravada)

Pessoal, hoje instalei o DaVinci Resolve 17 e ele não abriu e não aparece nenhuma mensagem.
Pesquisei no fórum e vi que tem um tópico feito pelo Diolinux sobre esse problema:

Ele pede para executar o comando no terminal:

/opt/resolve/bin/resolve

Porém no meu caso aparece uma mensagem diferente:
Instrução ilegal (imagem do núcleo gravada)

Vi que tem um tópico fechado no fórum sobre o assunto:

A solução apresentada no tópico é uma resposta em outro fórum (não consegui colocar aqui por que excedeu o limite de links para novos usuários, mas está no tópico supracitado).

Porém eu não entendi como aplicar a solução, como eu faço um “modprobe amd64_edac-mod”, pois não é um comando no terminal, é algum arquivo que eu tenho que editar na raiz?

Ele menciona que a placa mãe dele não tem suporte para memória ECC, a minha também não tem, pois já testei uma memoria dessas de servidor e ela não sobe.

Uso processador AMD Athlon™ II X2 220 Processor × 2 e placa de vídeo AMD RADEON 470.

Dá uma lida:

Mas sim, é um comando. No terminal, roda sudo modprobe amd64_edac-mod e veja se funciona. Caso não, joga a saída do comando aqui. E colocar mais detalhes do teu equipamento sempre ajuda:

Carregue o modulo no kernel, com o comando abaixo no terminal para testar, depois tente abrir o DaVinci novamente.

sudo modprobe amd64_edac-mod

Se funcionar, para não ter que ficar executando, o comando acima manualmente a cada reinicialização, habilite na inicialização do sistema, executando o comando abaixo.

echo 'amd64_edac-mod' | sudo tee /etc/modules-load.d/edac.conf
1 curtida

Coloque o comando no terminal e essa foi a saida:

modprobe: FATAL: Module amd64_edac-mod not found in directory /lib/modules/5.15.0-33-generic

1 curtida

Isso quer dizer que esse módulo não está instalado. Abre o Synaptic (considerando que vc usa Mint como fiz no teu perfil) e procura por ele para instalá-lo

1 curtida

Rodrigo muito obrigado pela atenção, tirei um print com as informações do sistema para ver se ajuda. Uso o linux Mint mesmo:
Informações_do_sistema

Recente mente atualizei meu kernel da versão 5.4 para 5.15, mas o Davinci Resolve não abria na versão 5.4.

Referente ao Synaptic eu reinstalei o primeiro pacote:

Ao executar o comando:

sudo modprobe amd64_edac-mod
da a mesma saida:
modprobe: FATAL: Module amd64_edac-mod not found in directory /lib/modules/5.15.0-33-generic

Depois instalei esse pacote:

E a mesma mensagem ao executar o comando persistiu.
Reiniciei o computador após instalar cada um dos pacote.

Minha placa de video é AMD, deve instalar os outros pacotes?

Não, procure no Synaptic pelo pacote amd64_edac-mod, instala, reinicia e veja se abre o DaVinci. Caso não, roda o sudo modprobe amd64_edac-mod e coloca aqui o que diz

Siga os passos à qual lhe informei, mas somente usando amd64_edac, ou seja removendo o -mod, ficando

sudo modprobe amd64_edac

Rodrigo fiz a pesquisa no gerenciador de pacotes synaptic e não apareceu nada, pesquisei pelos termos: amd64_edac-mod e amd64_edac.

Também pesquisei por edac e aparece esses, mas não sei se algum pode ajudar:

null coloquei os comandos no terminal e fica assim:
terminal_comandos_modprobe

Pessoal uma coisa que eu observei que em um dos tópicos que eu citei anteriormente é que em uma das respostas pedem para ele editar um arquivo davinci.conf e adicionar um parametro.

resposta do outro topico

Só que dando um ls -a nessa pasta essa arquivo não existe lá, eu devo criar um e adicionar esses parâmetros?
print_modules-load_ls-a

sudo apt install linux-modules-5.15.0-33-generic -y
1 curtida

Executei o comando :

sudo apt install linux-modules-5.15.0-33-generic -y
deu essa saida:
linuxmodules

como apareceu 27 pacotes não atualizados fiz:

sudo apt upgrade

Tenter recriar a lista de dependências de módulos, com:

sudo depmod

E então tente novamente carregar o modulo como te informei.


Uma pergunta, qual a saída do comando abaixo?

find /lib/modules/$(uname -r)/ -iname "*amd64_edac*"

Bom dia Null,
Executei o comando:

sudo depmod
Depois carreguei o modulo novamente, conforme imagem abaixo:
depmod

A saída para o comando:

find /lib/modules/$(uname -r)/ -iname “amd64_edac
é:
find

Tente novamente sem o -mod.
Caso esse erro persista, tente carregar o modulo com:

sudo insmod /lib/modules/$(uname -r)/kernel/drivers/edac/amd64_edac.ko

E depois

sudo modprobe amd64_edac

Se os erros ainda persistirem, possivelmente é algo relacionado à um bug com este modulo, presente nesta versão do kernel, ao que parece, foi corrigido nas versões acima da 5.17, segue links sobre.

kernel/git/torvalds/linux.git - Linux kernel source tree
Linux Kernel Patch to Support ECC Memory
kernel - Can’t get ECC error reporting to work in Linux

1 curtida

Boa tarde null repeti e deu essa tela:

Procurando esse erro no google somente por: Illegal instruction (core image recorded)
Existem alguns tópicos que essa mensagem é causada por causa de um processador antigo, como é o meu caso, pois o meu processador é de 2009.

Encontrei um usuário com problema parecido no fórum da Black Magic Design na pagina 22 desse tópico:
https://forum.blackmagicdesign.com/viewtopic.php?f=21&t=56878&start=1050

A partir do Davinci Resolve 15 eles pedem que o processador tenha suporte para SSE4.1, senão ele não inicia.
Verifiquei nesse site e pelo que entendi meu processador não tem.

Uma solução que o usuário encontrou foi usar o Intel® Software Development Emulator
que funciona no processador AMD que foi o caso dele.

Chegando no site na documentação dele passa que existem duas maneiras de usar ele uma que é emular o rodar para um programa especifico e outro para rodar em toda máquina.

Aí tenho duas opções comprar um processador novo ou usar Intel® Software Development Emulator hehehe

Para usar o Intel® Software Development Emulator preciso da ajuda de vocês hehe por quê to perdido.

1º passo é desabilitar o yama: (Esse passo consegui fazer hehe)

2º passo é executar o SDE com o programa que você quer abrir: (Foi isso que eu entendi):

Arrisquei alguns comandos no terminal, mas o resultado foi esse:
resultado

Bom, preciso da ajudar com o passo 2.