Pessoal, hoje instalei o DaVinci Resolve 17 e ele não abriu e não aparece nenhuma mensagem.
Pesquisei no fórum e vi que tem um tópico feito pelo Diolinux sobre esse problema:
Ele pede para executar o comando no terminal:
/opt/resolve/bin/resolve
Porém no meu caso aparece uma mensagem diferente:
Instrução ilegal (imagem do núcleo gravada)
Vi que tem um tópico fechado no fórum sobre o assunto:
A solução apresentada no tópico é uma resposta em outro fórum (não consegui colocar aqui por que excedeu o limite de links para novos usuários, mas está no tópico supracitado).
Porém eu não entendi como aplicar a solução, como eu faço um “modprobe amd64_edac-mod”, pois não é um comando no terminal, é algum arquivo que eu tenho que editar na raiz?
Ele menciona que a placa mãe dele não tem suporte para memória ECC, a minha também não tem, pois já testei uma memoria dessas de servidor e ela não sobe.
Uso processador AMD Athlon™ II X2 220 Processor × 2 e placa de vídeo AMD RADEON 470.
Mas sim, é um comando. No terminal, roda sudo modprobe amd64_edac-mod e veja se funciona. Caso não, joga a saída do comando aqui. E colocar mais detalhes do teu equipamento sempre ajuda:
Carregue o modulo no kernel, com o comando abaixo no terminal para testar, depois tente abrir o DaVinci novamente.
sudo modprobe amd64_edac-mod
Se funcionar, para não ter que ficar executando, o comando acima manualmente a cada reinicialização, habilite na inicialização do sistema, executando o comando abaixo.
echo 'amd64_edac-mod' | sudo tee /etc/modules-load.d/edac.conf
Isso quer dizer que esse módulo não está instalado. Abre o Synaptic (considerando que vc usa Mint como fiz no teu perfil) e procura por ele para instalá-lo
Não, procure no Synaptic pelo pacote amd64_edac-mod, instala, reinicia e veja se abre o DaVinci. Caso não, roda o sudo modprobe amd64_edac-mod e coloca aqui o que diz
Pessoal uma coisa que eu observei que em um dos tópicos que eu citei anteriormente é que em uma das respostas pedem para ele editar um arquivo davinci.conf e adicionar um parametro.
Só que dando um ls -a nessa pasta essa arquivo não existe lá, eu devo criar um e adicionar esses parâmetros?
Se os erros ainda persistirem, possivelmente é algo relacionado à um bug com este modulo, presente nesta versão do kernel, ao que parece, foi corrigido nas versões acima da 5.17, segue links sobre.
Procurando esse erro no google somente por: Illegal instruction (core image recorded)
Existem alguns tópicos que essa mensagem é causada por causa de um processador antigo, como é o meu caso, pois o meu processador é de 2009.
Uma solução que o usuário encontrou foi usar o Intel® Software Development Emulator
que funciona no processador AMD que foi o caso dele.
Chegando no site na documentação dele passa que existem duas maneiras de usar ele uma que é emular o rodar para um programa especifico e outro para rodar em toda máquina.
Aí tenho duas opções comprar um processador novo ou usar Intel® Software Development Emulator hehehe
Para usar o Intel® Software Development Emulator preciso da ajuda de vocês hehe por quê to perdido.
1º passo é desabilitar o yama: (Esse passo consegui fazer hehe)