Não consigo iniciar jogos na steam

Olá gente, eu comecei a usar linux na semana passada e sou completamente novato.
Enfim, eu estou tentando abrir o jogo chamado “Cult of the lamb”, mas quando abro ele aparece como rodando, não abre o jogo, e então finaliza sozinho.
O jogo é platina no ProtonDB, link

Eu já tentei de tudo, baixei todas as versões de Proton e testei uma a uma, nenhuma abriu, inclusive o ProtonGE também.
Instalei e atualizei tudo que eu encontrei na internet com relação ao Vulkan.
Atualizei o Wine, inclusive, quando tento abrir o jogo rodando o executável dele pelo Wine, ele abre o jogo, e fecha na tela de carregamento.
Eu testei baixar o jogo no meu ssd com tipo NFTS e no de tipo EXT4 e nada mudou.

Imagem do meu sistema, caso ajude.
É um notebook full AMD.
Processador: Ryzen 5500U
Placa de vídeo: Vega 7(Integrada)

Eu não sei oque fazer, sou completamente iniciante em Linux, tendo nem sequer 1 semana completa, e se não der pra resolver eu vou voltar pro Windows.

1 curtida

Boa noite rapaz.
Meu caso é igual ao seu, tente usar esse comando no parâmetro de inicialização da steam “PROTON_USE_WINED3D=1 %command%” sem as aspas e veja se resolve seu problema.
No meu sistema eu rodo todos os meus jogos com esse comando na minha distro.
Jogos mais pesados graficamente eu uso o Biglinux sem esses comandos.

1 curtida

Coloquei e mesmo assim continua não abrindo. Tô pensando em instalar o Manjaro e tentar ver se funciona por lá, tudo que eu tentei não funcionou.
Captura de tela de 2024-11-04 20-18-33

1 curtida

Meu chute é que está faltando RAM aí (e velocidade da VRAM/RAM) no meu vega8 rodou sofrivelmente e notei que alcançou 8 GB de ram rapidamente, não creio que vai conseguir rodar com opengl neste caso (wined3d). O jogo também recomenda 1GB de VRAM.

Rodei a versão da GOG (via Bottles). Existe relatos de jogos via Wine (Proton) usarem um pouco mais de RAM comparado a versão de Windows, talvez seja este caso? ja rodou ele no Linux antes? Outra coisa que notei ao rodar este jogo, é que com MangoHUD ativo ele fica tela preta, usei DXVK_HUD=1 e foi… Usei o ProtonGE.

1 curtida

Eu testei com a inicialização que você disse e também não funcionou kkkkk.
Nunca cheguei a testar ele em outro sistema, comecei usar linux essa semana com o mint, não gostei e vim pro pop os.
Testei o chute da memória, tanto abrindo o jogo direto da steam, quanto abrindo o executável pelo wine - que é quando ele fecha no loading.
Aqui abrindo da steam:

Aqui abrindo pelo .exe:

Acredito que tenha certo embasamento, pois ele chegou a 60% da ram e quase 1gb de swap.
A minha memória ram é consumida 2gb pra ser usada pela vega, por isso fica como 6gb.

1 curtida

Espere um pouco pessoal, tem algo errado aí.
O pc de vocês são mais avançados que o meu antigo DDR3 e ainda não roda alguns jogos em vulkan ou opengl ?
Eu tenho dual boot com BigLinux plasma x11 e o PeppermintOS XFCE.
No BL eu rodo qualquer jogo, é só instalar e jogar. O proton que mais uso é o “Experimental”
No PeppermintOS os jogos da steam só roda via OpenGL
Galera, tem algo errado na configuração de vocês, algum driver dicou ausente ? alguma dependência ficou de fora ? pois era pra funcionar. A steam foi instalada em flatpak ?

E olha que essa distro nem é muito recomendado para jogos mas rooooddddaaaa!!!

1 curtida

No meu caso eu não sei se faltou algum driver, eu baixei tudo que eu achei de comando sobre Vulkan mas nada funciomou. Se você souber como eu posso verificar isso, por favor me diz.
E sobre a steam eu testei tanto ela como flatpak quanto instalável pela própria loja do pop, as duas com o mesmo problema

1 curtida

Bom dia rapaz.
Você tem duas alternativas:
Já que você instalou e testou tudo o que podia e mesmo assim não funcionou então você pode aguardar novas soluções aqui pela galera linux que eles vão te ajudar ou você pode tentar a sorte em outra distro linux.

Você pode tentar com o Ubuntu, BigLinux, ZorinOS, LM21.2
Eu não posso te recomendar o Fedora e o Arch Linux porque eles são para entusiastas em linux.

Bom dia, tudo bem ?

Precisamos primeiro saber oq está impedindo o game de abrir,

Você comentou que tentou rodar o jogo diretamente pelo wine, creio que seja mais facil pra nos, você fez isto via terminal ? Se sim no terminal apresenta algum erro ?

Remove os comandos e coloca esse na inicialização do jogo na Steam

PROTON_LOG=1 %command%

O log será salvo na, $HOME/steam-$STEAM_APP_ID.log. Procure se ja existe algum arquivo como steam-numeros.log, apague e rode o jogo. Quando o jogo não rodar e der erro, va até o arquivo de log gerado e mande aqui para ser analisado.
Abra o jogo ou com o proton 9.0.3 ou com o Ge-Proton 15

1 curtida

Bom dia gente.
Habilitei o log como o Cassiano disse, e testei em duas situações, até mesmo para pedir esclarecimento nas duas.
A primeira eu tento abrir o jogo com ele instalado no meu 2º SSD, um Sata de tipo NFTS que está montado na pasta mnt, aparece esse erro:
Aí se for possível me esclarecerem oque fazer para poder rodar jogos instalados no outro ssd eu agradeceria muito, pois lendo eu entendi que é como se o Sata não pudesse ser acessado.

Já a segunda situação é tentando rodar ele pelo ssd primário que contém o meu sistema.

Primeira coisa que você vai fazer é:
Montar o SSD que o jogo esta instalado na Steam e rodar ele pela Steam com o Proton Experimental e mande o erro aqui (em texto por favor, utilize a citação).

A, eu acredito nisso, mas o Windows consome 8GB parado sem fazer nada, certo? e como o popos é menos devorador então mesmo que a API de compatibilidade consuma RAM o que certamente é verdade não é tanta a ponto de fazer o POP alcançar o consumo do Windows, então não sei se faz sentido, vai depender de como o Windows vai gerir a RAM, porque o POP é mais econômico pelo menos parado sem fazer nada.

1 curtida

Foi para 100%, os 40% é cache de disco para acelerar(evitar) a leitura do SSD, uma vez que o SSD é uma pedra no desempenho, o que foi para a swap é os processos cujo a sua execução e de menor importância do que evitar a leitura da pedra do SSD.

Tento fazer um hardlink do steam.exe em system32\steam.exe igual diz no erro?

Muitos do pessoal que conseguiu rodar e que postaram no protondb dizem que é para rodar com o

gamemoderun %command%

Pode ter sido ate todos uma vez que os demais podem ter usado mas não reportaram.
Para usar o gamemode vc precisa instala-lo a parte.

Nao use ntfs pelo amor…

Caso recente que testei o elden ring, no Linux esta dando uns leak de ram quase lotando meus 16gb, em reviews que vejo nao chega a 10/12gb de uso no win, nao quer dizer que acontece com todos jogos claro, mas tem casos assim por aí. Outros casos que usa menos, justamente por conta do sistema ser mais economico e a maneira do linux lidar com a ram etc…

1 curtida

Eu testei usando esse comando e mesmo assim ele continua dando o mesmo erro

Desculpa Cassiano, eu não entendi muito bem oque você disse, os dois ssd já estão montados.
Eu tentei agora rodar ele usando o proton experimental e saiu só isso no log:

======================
Proton: 1729623033 experimental-9.0-20241022
SteamGameId: 1313140
Command: ['/home/hebert/.steam/debian-installation/steamapps/common/Cult of the Lamb/Cult Of The Lamb.exe', 'gamemoderun', '/home/hebert/.steam/debian-installation/ubuntu12_32/steam-launch-wrapper', '--', '/home/hebert/.steam/debian-installation/ubuntu12_32/reaper', 'SteamLaunch', 'AppId=1313140', '--', '/mnt/6208431D3DF49E02/SteamLibrary/steamapps/common/SteamLinuxRuntime_sniper/_v2-entry-point', '--verb=waitforexitandrun', '--', '/mnt/6208431D3DF49E02/SteamLibrary/steamapps/common/Proton - Experimental/proton', 'waitforexitandrun', '/home/hebert/.steam/debian-installation/steamapps/common/Cult of the Lamb/Cult Of The Lamb.exe']
Options: {'forcelgadd'}
depot: 0.20240916.101795
pressure-vessel: 0.20240916.0 scout
scripts: 0.20240916.0
sniper: 0.20240916.101795 sniper 0.20240916.101795
Kernel: Linux 6.9.3-76060903-generic #202405300957~1726766035~22.04~4092a0e SMP PREEMPT_DYNAMIC Thu S x86_64
Language: LC_ALL None, LC_MESSAGES None, LC_CTYPE None
Effective WINEDEBUG: +timestamp,+pid,+tid,+seh,+unwind,+threadname,+debugstr,+loaddll,+mscoree
======================