Não consigo iniciar jogos na steam

Olá gente, eu comecei a usar linux na semana passada e sou completamente novato.
Enfim, eu estou tentando abrir o jogo chamado “Cult of the lamb”, mas quando abro ele aparece como rodando, não abre o jogo, e então finaliza sozinho.
O jogo é platina no ProtonDB, link

Eu já tentei de tudo, baixei todas as versões de Proton e testei uma a uma, nenhuma abriu, inclusive o ProtonGE também.
Instalei e atualizei tudo que eu encontrei na internet com relação ao Vulkan.
Atualizei o Wine, inclusive, quando tento abrir o jogo rodando o executável dele pelo Wine, ele abre o jogo, e fecha na tela de carregamento.
Eu testei baixar o jogo no meu ssd com tipo NFTS e no de tipo EXT4 e nada mudou.

Imagem do meu sistema, caso ajude.
É um notebook full AMD.
Processador: Ryzen 5500U
Placa de vídeo: Vega 7(Integrada)

Eu não sei oque fazer, sou completamente iniciante em Linux, tendo nem sequer 1 semana completa, e se não der pra resolver eu vou voltar pro Windows.

1 curtida

Boa noite rapaz.
Meu caso é igual ao seu, tente usar esse comando no parâmetro de inicialização da steam “PROTON_USE_WINED3D=1 %command%” sem as aspas e veja se resolve seu problema.
No meu sistema eu rodo todos os meus jogos com esse comando na minha distro.
Jogos mais pesados graficamente eu uso o Biglinux sem esses comandos.

1 curtida

Coloquei e mesmo assim continua não abrindo. Tô pensando em instalar o Manjaro e tentar ver se funciona por lá, tudo que eu tentei não funcionou.
Captura de tela de 2024-11-04 20-18-33

1 curtida

Meu chute é que está faltando RAM aí (e velocidade da VRAM/RAM) no meu vega8 rodou sofrivelmente e notei que alcançou 8 GB de ram rapidamente, não creio que vai conseguir rodar com opengl neste caso (wined3d). O jogo também recomenda 1GB de VRAM.