Não consigo fazer o upgrade do windows 10 para o windows 11 no virtualbox

Boa tarde pessoal!
Eu tenho uma VM no Virtualbox que roda Windows 10 e, como todos sabem, Win10 vai perder suporte em breve, então estou tentando fazer o upgrade para o windows 11 mas o software de verificação de compatibilidade não aceita.
Este é o resultado que ele apresenta:

Perceba que o único item em vermelho é ambíguo, ele informa que o disco tem que ter ao menos 64GB mas ele tem 107GB.
Mais abaixo, apesar de mostrar em verde, ele fala que o processador não é suportado, mas ele é sim, conforme consta no site da MS:

Alguém tem idéia de o que pode estar acontecendo?
Agradeço desde já a atenção!
Ricardo.

Mostra a imagem do Meu Computador

Sobre o processador não passar mesmo sendo um processador compativel, talvez tenha a ver com o que vou falar.

Não uso o virtualbox, então não posso te dar certeza, mas no VMware quando se esta criando uma maquina virtual e escolhe o preset Windows 11 ele cria um encriptação solicitando a senha, assim você consegue instalar ele sem fazer alguma gambiarra para burlar o tpm 2.0, caso você escolha o preset Windows 10 não é solicitado esta encriptação, porém você não consegue instalar o Windows 11, mesmo com processador compativel.

Mas o processador passou..
Ficou verde.

Ele comentou isso na edição do post

1 curtida

Eis aqui a imagem do meu computador:

1 curtida

Meu computador no gerenciador de arquivos

É estranho pois parece que ele não vê o c:

No meu entendimento só precisa ter o tal do TPM 2.0 configurado na VM, e está:

Você tem espaço livre o suficiente no disco do Virtualbox?

Ele falou que tem 107GB.

Só tem que saber se isso está no C:

Pelo o que vi aqui, realmente tem que ter 64 GB livres para atualizar/instalar o Windows 11.

Armazenamento: 64 GB ou mais espaço disponível em disco.

1 curtida

Acho que você matou a charada, por algum motivo o C: não está usando todo o espaço do disco virtual

Tem uma partição não alocada de 50Gb, porém por algum motivo eu não consigo extender a partição alocada para usar os 50Gb.

Alguém sabe como eu poderia estender a partição do C: para usar esses 50Gb?

1 curtida

Eu creio que você pode usar algum programa para redimensionar as partições, como o MiniTool Partition Wizard.

Você instala o programa na VM e reorganiza as partições por lá.
Acho que mover essa partição de 532 MB para o final e usar o espaço livre para redimensionar a partição,pode funcionar.

A questão do processador é suportado, essa mensagem é um bug conhecido;
Você precisa de 64GB livres o que não deve ter nesses 107GB, tem que levar em consideração o espaço de memoria virtual, se o windows estiver usando muita memoria virtual (swap em disco) quer dizer menos espaço em disco.

Windows 11 precisa de muito espaço para downloads e para instalação/extração dos arquivos, ele não vais apagar o Windows 10 completamente, irá apenas renomer a pasta Windows para WIndows.old e fazer a instalação do Windows 11 um dos motivos de engolir todo o espaço em disco.

a meu ver ele está reclamando não do tamanho do disco, mas do espaço livre… acho que precisa ter pelo menos 64 GB de espaço livre

Cara tá de rosca :sweat_smile: .
Consegui redimensionar a partição C:, agora tem 107Gb livres

Mas agora quando eu rodo o health check, ele nem exibe mais a tela com as pendências, o botão “ver todos os resultados” fica desabilitado :man_facepalming:

Alguma outra sugestão?

1 curtida

Agora que deu certo o particionamento. Reinstala o health check.

Depois de mais alguns perrengues, desinstalar e reinstalar o healthcheck não resolveu, vi na internet que tinha que rodar fsc /scannow no terminal, depois de umas 2x funcionou :sweat_smile: .

Valeu pela ajuda pessoal!

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.