Não consigo fazer impressora HP funcionar

Estou tentando instalar minha Impressora HP Deskjet série D2400, contudo apesar de meu sistema (Zorin 15) a reconhecer e instalar sem dificuldades, quando peço uma impressão de teste, para verificar se de fato a mesma está funcionando nada acontece, a pagina de teste fica em espera eterna e a impressora não emite nenhum comportamento. Fiz um debug pelo software do sistema e retorna o seguinte:

troubleshoting

Além disso tirei alguns prints do sistema caso ajude a identificar o problema:

Já tentou instalar o HPlip (Drivers da impressora)?

2 curtidas

Sim, cheguei a instalar sim, tentei algumas vezes e não tendo feito diferença desinstalei. Mas aparentemente ele já é automaticamente instalado pelo “gestor de dispositivos” do Zorin.

Já aconteceu comigo de uma série imediatamente acima (ou abaixo) da minha impressora, ser o driver correto.

2 curtidas

Conseguiu resolver? Estou com o mesmo problema, só que minha impressora é diferente. Uso uma HP Deskjet Series-2540, e antes ela funcionava tranquilamente, mas certo dia estava imprimindo algo, e ela parou na metade. Pronto, desde então ela tem se comportado da mesma maneira que a sua nesse tópico.
Uso dual boot com Windows 10 aqui, e lá ela se comporta normalmente, só aqui no Ubuntu 20.04 ela dá esse problema. Alguma ideia?
Edit: Estou revivendo o tópico pra não precisar criar um novo.

Tenta instalar o hplip-gui caso não esteja instalado e configure por lá, a minha laserjet via wifi só funciona se configurada pelo hplip.

1 curtida

instala o hplip e gerencia a impressora por lá (adiciona, imprime as páginas de teste, funções adicionais…) ao invés do software nativo do zorin. talvez o hplip consiga lidar melhor com isso

1 curtida

Tentarei, assim que puder testar eu aviso se funcionou.

@anon58028541

Então, mesmo usando esse hplip-gui que vocês comentaram, eu ainda estou tendo problemas. Ele tá dando isso daí. Vocês sabem o que fazer?

Oi Matheus…

Segue o link
https://sempreupdate.com.br/como-instalar-impressoras-hp-arch-linux/

A parte adicionar no grupo talvez não precise fazer…
Acho que o arch novo já vem configurado.

Tem que ver no arquivo cups…contf
Não me lembro o nome exato…
Depois adiciono aqui…

Mas a parte do dll.conf precisa ser feito

Quando você executou a configuração no HP-Toolbox por acaso o plugin foi baixado direto do site da HP e você aceitou a licença? só para saber mesmo.
Normalmente o processo é este.
Roda a configuração ->baixa o plugin do site da HP pelo próprio aplicativo-> aceita a licença-> senha de administrador solicitada e Ok, neste exemplo a instalação foi feita via wireless no Debian testing, mas o procedimento foi o mesmo nas outras distros que testei.

Captura de tela de 2020-05-11 18-55-30

Bom dia a todos.

Eu tenho uma impressora HP deskjet 2676 que comprei no ano de 2019, no Ubuntu 18.04.4 funciona “out-of-box”, foi só ligar o cabo usb e automaticamente o utilitário de adicionar impressora reconheceu, aí é só usar impressora e scaner com o digitalizador simples que já tem no próprio ubuntu.
Mas no Ubuntu 20.04 que instalei em outro computador está impressora e o scaner não funciona de jeito nenhum, fiz o procedimento de instalar HPLIP e nada.
Usei o comado no terminal “hp-chek -b” e a resposta veio que estavam faltando várias lib’s, e também no final apareceu a mensagem “missing opcional depencies”
-gtk2-engines-pixbuf
-“xsane” packge is missing/imcompatible
-“python3-notify2” packge is missing/imcompatible
-“python3-dbus.mainloop.qt” packge is missing/imcompatible
Também acusou a falta do módulo Pyqt5,… Bom tentei instalar tudo que acusou falta, mas ainda assim não funcionou, como este computador era dual boot, não insisti, deixei linux mint para continuar usando impressora e scaner até ter uma solução, ou quem sabe esperar que algum correção no ubuntu seja feita, pois uso para trabalhos escolares dos meu filhos.
Ou se alguém souber como arrumar isso agradeceria, pois gostei muito do ubuntu 20.04 e meu filhos também acharam os sistema muito bonito e fácil de usar, gostaria de incentiva-los a usarem.

Veja informações aqui
https://wiki.archlinux.org/index.php/CUPS/Printer-specific_problems#HP

E aqui
https://wiki.archlinux.org/index.php/CUPS/Troubleshooting#HP_issues

A solução que eu tentei foi a seguinte, desinstalar HPLIP, limpei sistema pelo bleachbit, e instalar novamente HPLIP, só que baixei o run do site recomendado da HP.
Fiz o procedimento, parece que agora deu certo, imprimiu pagina de teste e o scanner funcionou, grato a todos!
Valeu mesmo.

O que seria esse HP-Toolbox que você fala? Desculpa a pergunta, ainda não manjo muito dessas coisas.

hp-toolbox é a ferramenta de configuração do driver da HP fornecido em conjunto com o hplip-gui, essa que postei os screenshots acima.

Nesse caso, não, o processo pelo qual passo ao usar o Tollbox é diferente. Seleciono a opção de instalar pelo USB, seleciono a impressora, e pronto. Não tem instalação de driver nem nada. No final, recebo esse erro aqui “Unable to open device hp:/usb/Deskjet_2540_series?serial=BR4721H2MY05XK.”

Edit.: No site da HP, simplesmente não tem como fazer o download manual dos drivers, visto que não tem opção de download.

Olá! Eu estava com um problema parecido, rodei o comando hp-plugin -i no terminal e segui as instruções até o final. Funcionou magicamente! Encontrei essa solução aqui.

Olá, gente! Aproveitando, estou passando por um problema parecido mas no meu caso acho ainda mais específico. Eu só consigo fazer o Ubuntu Studio 20.04 reconhecer pelo USB. Instalei o HPLIP mas não deu certo. Usei a instalação de impressora WIFI via USB mas não deu em nada. Quando fui tentar instalar novamente apareceu esse aviso:

Eu acessei a página indicada no aviso e tentei seguir os passos mas mesmo assim não deu certo. Alguém saberia me ajudar nisso ou já passou por um mesmo problema e conseguiu resolver?

Via comando

hp-setup -i ipdaimpressora

1 curtida