Não consigo executar comandos no Fedora

Olá, recentemente eu instalei o Fedora na versão 34 com o Cinnamon como interface, após instalar o Fedora, fui direto para o terminal para fazer as atualizações, assim que executei o comando apareceu a seguinte mensagem, "(nome de usuário) não está no arquivo sudoers. Este incidente será relatado."

Eu já tinha instalado o Fedora com Gnome antes, mas essa mensagem nunca tinha aparecido para mim, e não foi só o comando “sudo dnf upgrade” que eu usei, também tentei outros comandos, mas sempre aparecia a mesma mensagem, se alguém puder me ajudar eu ficaria muito agradecido.

1 curtida

Você criou outro usuário além desse que está usando no momento? Esse não tem permissão para executar comandos como root ou por acaso definiu uma senha para o usuário root?

1 curtida

Olá!

Na verdade, você só foi “expulso” do sudoers por causa de algum bug, arquivo que é responsavel pelo sudo. Sem ele, o sudo não existe para o seu usuario, sendo assim você não pode ficar responsavel por administrador pelo seu usuario. Não lembrou se funciona, mas tente: su root, se isso não funcionar, deslogue e logue por usuario adminstrador no login. Abra o terminal com o usuario root, e faça o seguinte:

nano /etc/sudoers

procure pela linha: root ALL=(ALL:ALL) ALL
e adicione em baixo dela assim:

"coloqueaquionomedoseuusuario" ALL=(ALL:ALL) ALL

Para que você volte a ter o sudo como usuario padrão.

@RuKsu , pode dar uma olhada?

1 curtida

:wave:t2:
Eu penso que isso ajuda a ter uma camada extra de segurança.
Meu usuário padrão do cotidiano (oque eu uso 14 horas por dia) não tem permissões nenhuma de sudo no sudoers, nem para desligar o laptop :sweat_smile:.
Tarefas que exigem a administração, como atualizar e instalar, até desligar, tem um usuário próprio para isso, que eu uso 1 ou 2 vezes por dia, atualizar ou desligar a máquina.

Oque vocês disseram, @cristian4560 criar um usuário com senha e/ou @Vnp a tentativa de adicionar o usuário no arquivo sudoers, acredito que já poderiam ser uma das soluções para este problema :grinning_face_with_smiling_eyes:.

P.S.: As vezes eu esqueço e tento desligar o sistema pelo meu usuário padrão e a mensagem “Este incidente será relatado” (para mim mesmo), aparece isso me faz rir :joy:
:pray:t2:

2 curtidas

Não precisa usar um usuário que não tem permissões de sudo no sudoers por padrão. Um usuário que esteja no sudoers sempre vai pedir senha para administrar o sistema e vai ser necessário usar o sudo antes do comando que precisa ser executado como root ou usar o sudo su para executar diversos comandos sem precisar digitar sua senha de tempos em tempos. Isso já torna o sistema mais seguro. Você normalmente vai usar um usuário que não esteja no sudoers, quando você não confia ou simplesmente não quer que a pessoa que usa o computador modifique configurações do sistema ou instale programas. Em ambientes corporativos, por exemplo, utilizar um usuário em estações de trabalho, sem essas permissões é crucial.

1 curtida

Acredito que, durante a instalação, na parte de criação do usuário, você não selecionou “este usuário é Administrador”.
Se tivesse selecionado, ele seria adicionado ao sudoers.

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.