Olá, recentemente eu instalei o Fedora na versão 34 com o Cinnamon como interface, após instalar o Fedora, fui direto para o terminal para fazer as atualizações, assim que executei o comando apareceu a seguinte mensagem, "(nome de usuário) não está no arquivo sudoers. Este incidente será relatado."
Eu já tinha instalado o Fedora com Gnome antes, mas essa mensagem nunca tinha aparecido para mim, e não foi só o comando “sudo dnf upgrade” que eu usei, também tentei outros comandos, mas sempre aparecia a mesma mensagem, se alguém puder me ajudar eu ficaria muito agradecido.
Você criou outro usuário além desse que está usando no momento? Esse não tem permissão para executar comandos como root ou por acaso definiu uma senha para o usuário root?
Na verdade, você só foi “expulso” do sudoers por causa de algum bug, arquivo que é responsavel pelo sudo. Sem ele, o sudo não existe para o seu usuario, sendo assim você não pode ficar responsavel por administrador pelo seu usuario. Não lembrou se funciona, mas tente: su root, se isso não funcionar, deslogue e logue por usuario adminstrador no login. Abra o terminal com o usuario root, e faça o seguinte:
nano /etc/sudoers
procure pela linha: root ALL=(ALL:ALL) ALL
e adicione em baixo dela assim:
"coloqueaquionomedoseuusuario" ALL=(ALL:ALL) ALL
Para que você volte a ter o sudo como usuario padrão.
Eu penso que isso ajuda a ter uma camada extra de segurança.
Meu usuário padrão do cotidiano (oque eu uso 14 horas por dia) não tem permissões nenhuma de sudo no sudoers, nem para desligar o laptop .
Tarefas que exigem a administração, como atualizar e instalar, até desligar, tem um usuário próprio para isso, que eu uso 1 ou 2 vezes por dia, atualizar ou desligar a máquina.
Oque vocês disseram, @cristian4560 criar um usuário com senha e/ou @Vnp a tentativa de adicionar o usuário no arquivo sudoers, acredito que já poderiam ser uma das soluções para este problema .
P.S.: As vezes eu esqueço e tento desligar o sistema pelo meu usuário padrão e a mensagem “Este incidente será relatado” (para mim mesmo), aparece isso me faz rir
Não precisa usar um usuário que não tem permissões de sudo no sudoers por padrão. Um usuário que esteja no sudoers sempre vai pedir senha para administrar o sistema e vai ser necessário usar o sudo antes do comando que precisa ser executado como root ou usar o sudo su para executar diversos comandos sem precisar digitar sua senha de tempos em tempos. Isso já torna o sistema mais seguro. Você normalmente vai usar um usuário que não esteja no sudoers, quando você não confia ou simplesmente não quer que a pessoa que usa o computador modifique configurações do sistema ou instale programas. Em ambientes corporativos, por exemplo, utilizar um usuário em estações de trabalho, sem essas permissões é crucial.
Acredito que, durante a instalação, na parte de criação do usuário, você não selecionou “este usuário é Administrador”.
Se tivesse selecionado, ele seria adicionado ao sudoers.