Não consigo "escrever" em um dos discos do meu notebook

Fala galera, beleza? :grin:
Recentemente resolvi abandonar o windows como meu sistema principal e decidi entrar no mundo Linux, mas tive um pequeno problema que é meio chato.

Eu uso um notebook com um SSD - de humildes 120 GB - para rodar meu sistema Linux (Zorin OS) e também uso um HDD para guardar meus arquivos pessoais, porém depois da instalação do Linux não consigo copiar/mover/excluir arquivos no meu HDD.

Já tentei algumas coisas que pesquisei na internet, mas nenhuma funcionou. :sweat:
Tentei comandos como chmod e nenhum funcionou

Configurações do Notebook:
i3-6100U 2.3GHz (3MB cache L3)
8GB RAM DDR3
Intel HD Graphics 520 2109MB Dynamic Video Memory
1 - SSD Kingston 120GB - Zorin OS (etx4)
1 - HDD com partições NTFS

Desde já, agradeço!!!:smile:

Provavelmente isso é um resquício do Windows :sweat_smile:
Ele normalmente não desliga completamente, e acaba causando isso quando está em dualboot com outro sistema.
Acho que o melhor jeito de solucionar seria pelo próprio Windows, forçando o sistema a desligar direito, ou então fazendo backup dos arquivos e formatando o HD.

Mas se não for possível, talvez um sudo nftsfix /dev/sdX ou sudo ntfsfix -d /dev/sdX, onde o X é o caminho para a partição do seu HD, consiga resolver.

Se tiver em dual boot pode ser isso:

Bloco de Citação
Provavelmente isso é um resquício do Windows :sweat_smile:
Ele normalmente não desliga completamente, e acaba causando isso quando está em dualboot com outro sistema.
Acho que o melhor jeito de solucionar seria pelo próprio Windows, forçando o sistema a desligar direito, ou então fazendo backup dos arquivos e formatando o HD.
Mas se não for possível, talvez um sudo nftsfix /dev/sdX ou sudo ntfsfix -d /dev/sdX , onde o X é o caminho para a partição do seu HD, consiga resolver.

Esses comandos irão formatar o disco?

O Windows não está mais instalado então não tem como fazer isso.

Bem… neste caso, se o conteúdo do hd é importante para vc, eu tentaria instalar esse HD em um outro computador com windows e tentaria aplicar o procedimento descrito acima.
É uma alternativa

Ok, tentarei fazer isso!

No momento meu HDD está com essas seguintes configurações

Meu HDD está como: sdb;

Então eu usei o seguinte comando:
sudo ntfsfix /dev/sdbX

Sendo X o número de cada partição.

P.S.: Esse comando não formata as partições! (ao menos não formatou as minhas)

Muito obrigado @N1vBruno, graças a você eu resolvi meu problema!!!

1 curtida