Não consigo digitar o nome de novas classes no IntelliJ (Pop!_OS 24.04 LTS)

Pessoal, estou com um problema com Pop_OS e a IDE IntelliJ.

Instalei recentemente o Pop para testar a distro que sempre chamou minha atenção, no entanto, to enfrentando um problema bem chato quando tento usar o IntelliJ, que não sei o que pode ser feito para resolver…

Ao tentar criar uma nova classe ou interface Java (ou qualquer outra coisa, seja novos packages etc) no IntelliJ, a janela de pop-up “New Java Class” abre, mas não recebe o foco do teclado. Não consigo digitar o nome do arquivo de forma alguma. O foco parece estar perdido no gerenciador de janelas. O estranho é que aparentemente so com o pop-up do intellij que to tendo esse problemas, não tive esse problema em nenhum outro app ou usando o sistema normalmente.

Tentei desativar o Tiling Window porque imaginei que poderia ser isso que estava gerando um conflito, mas não resolveu. Também removi e instalei novamente o IntelliJ de todas as formas possíveis (limpava tudo de rastro do intellij que poderia ter a cada vez que tentava de uma forma nova)

Não sou tão experiente no Linux então não sei poderia ter outras coisas a ser feitas com relação ao Tiling, ou mesmo se pode ser algo nada a ver com o Tilling.

Agradeço quem puder dar sugestões do que fazer, não queria ter que trocar se SO toda vez que vou fazer algo em java (sei que existe outras IDEs, mas estou a um bom tempo acostumado com o Intellij).

Caso as informações da maquina sejam importantes:

1. Notebook Nitro 5 AN515-44
  2. AMD Ryzen 7 4800H
  3. NVIDIA GeForce GTX 1650
  4. 16GB de Ram

Eu tive o mesmo problema. Eu tive que acessar o Edit custom VM options pelo menu de Help, colocar -Dawt.toolkit.name=WLToolkit, fechar e abrir o Intellij. Aí funcionou certinho pra mim.

Estou tendo o mesmo problema. Tentei a solucao acima sugerida pelo @Aiam_Maia porem o intellij parou de abrir nao inicializa. obs instalei pela propria loja do pop os por meio do flathub

Funcionou pra mim, muito obrigado!!

Em Help → Edit custom VM option:

# Desativa o toolkit antigo que causa crash no COSMIC
# -Dawt.toolkit.name=XToolkit
# Ativa o suporte experimental ao Wayland (Resolve o erro de foco/teclado)
-Dawt.toolkit.name=WLToolkit
-Dlinux.wayland_enabled=true
# Resolve problemas de janelas flutuantes sem foco no Java/Linux
-D_JAVA_AWT_WM_NONREPARENTING=1

só salvar e fechar e abrir novamente