Não consigo desligar ou reiniciar o Linux Mint

gente meu computador não desliga, tipo eu boto pra desligar ele fica preto e começa a escrever uns codigos e não desliga, quando vou reiniciar acontece o mesmo e tenho q desligar forçadamente pelo botão e dai ele liga normalmente, mas quando mando reboot ou desligar n funciona

os arquivos e repositorios estão todos atualizados
ja fiz aquela configuração de grub

os codigos q aparecem são esses:

não sei como mandar sobre o meu pc, vou mandar o neofetch
Captura de tela_2023-06-02_21-18-41

por favor me ajudem!!!

desabilite o watchdog p ver se resolve: Disable the Linux kernel watchdog | dt.iki.fi

eu não entendi direito como faz isso no post, como faz pra acessar o kernel? pq se eu so bota os comandos no terminal ele n le
desculpa sou iniciante nessa parte

sudo nano `/etc/modprobe.d/watchdog.conf

adicione as linhas:

blacklist iTCO_wdt
blacklist iTCO_vendor_support

salve com ctrl+o e saia com ctrl+x

faça agora:

sudo nano /etc/default/grub.conf

adicione o parâmetro abaixo:

ANTES (exemplo)
GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT=“quiet splash”

DEPOIS (exemplo)
GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT=“quiet splash nmi_watchdog=0”

salve a saia do mesmo jeito que mostrei antes.

agora faça:

sudo su [+ senha]

copie e cole comando abaixo + [ENTER]

echo ‘kernel.nmi_watchdog=0’ >>/etc/sysctl.d/00-nowatchdog.conf

agora faça no terminal:

update-initramfs -tu -k all
update-grub

reinicie (dessa vez ainda haverá problemas). da próxima vez que der boot, use o seu linux por um tempo e tente reiniciar normalmente e veja se o problema acabou.

quando eu fui fazer a primeira parte falou que o diretorio nao existia, então eu criei na pasta os arquivos em root, e parece que deu certo, vou usar um pouco e depois tento reiniciar como falou, muito obrigada

o comando abaixo:

sudo nano `/etc/modprobe.d/watchdog.conf

criará o arquivo watchdog.conf em modprobe.d. realmente não existia antes. mas existe agora q vc o criou.

sim, mas ele não estava criando pelo terminal por algum motivo, ai eu criei na pasta pelo root e funcionou normalmente.

obrigada pela ajuda amigo, desliguei ele ontem e funcionou normalmente, desligou sem travar ou dar nenhum erro, o problema provavelmente era esse watchdog mesmo.

1 curtida

satisfeito em ajudar. boa sorte. :stuck_out_tongue_winking_eye:

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.