Não consigo desativar a barra de titulo do firefox!

Tanto a versão de snap, tanto a de flatpak, a opção “barra de titulo” em personalizar barra de navegação desapareceram! Não consigo desativar, e agora?

Uso o Lubuntu 22.04.3 LTS (Jammy Jellyfish)

Estranho. Acabei de instalar o Firefox via flatpak para testar e está normal.

1 curtida

Eu também não consegui mexer nisso quando testei o lubuntu uns meses atrás. A opção barra de título não existia.

Era a versão snap que é feita pela própria mozila, o que é estranho já que o firefox do site que a gente baixa em .tar.bz2 tem essa opção normalmente.

Suspeito que o problema seja algo com o openbox. Talvez instalar o xfwm4 resolva.

2 curtidas

Vou ver se eu consigo resolver instalando ele!

Tentei de tudo e não dá, não aparece a opção!!!
image

Tente isso: How to remove the titlebar of firefox | Firefox Support Forum | Mozilla Support

1 curtida

Não deu certo nenhuma opção, nem instalando o pacote .deb.

1 curtida

Olá.

Você deve conseguir fazer isso: ocultar a barra de título do Firefox, seguindo os seguintes passos:

(1) Numa nova aba, escreva ou cole about:config na barra de endereço e aperte Enter. Clique no botão de “aceitar o risco e continuar”;

(2) Na caixa de pesquisa acima da lista, escreva ou cole isso: browser.tabs.drawInTitlebar;

(3) A opção browser.tabs.drawInTitlebar possivelmente estará com o valor 0 (zero). Edite para 2 (dois) clicando no lápis no final da linha. (Confira a imagem abaixo).

Repare na mudança no item (3) com relação ao tutorial mencionado acima. Talvez alguma atualização do Firefox fez o tutorial mencionado ficar incorreto para as versões mais recentes.

Testei esse tutorial adaptado para as versões:

• *.deb; e
  • flatpak; e
  • snap.

… no Pop!_OS e funcionou em todas.
Veja se funciona aí.

Se funcionar ainda ficará a questão: Por que a opção “barra de título” não aparece no seu Lubuntu? :thinking:

Irei pro computador em breve e testarei essas opções.
Tecnologia é algo engraçado né? Uma simples opção que sempre existiu quebra de uma atualização pra outra e tem que fazer 7162622 coisas para fazer funcionar.

1 curtida

Infelizmente não deu certo!

1 curtida

Eita, que isso!? É bruxaria!
xD hehehe

Agora consegui chegar a uma gambiarra.

Uma gambiarra, veja bem.
:no_entry_sign: Isso não é uma solução. :no_entry_sign:
Até porque não é uma gambiarra realmente boa.

Estou usando o Lubuntu 22.04.3 em modo live.

1. Abri o firefox e cliquei com o botão esquerdo do mouse na barra de título;
  2. Cliquei na opção un/decorate.

A barra de título sumiu.
Mas isso trará um incoveniente.
Veja como a navegação aqui na página do fórum foi prejudicada:

• Nessa página de resposta os botões “responder” e “fechar” abaixo dessa caixa de texto na qual estou escrevendo ficaram atrás do painel (da barra de tarefas do sistema), e portanto inacessíveis.

Você pode contornar isso colocando o painel (barra de tarefas do sistema) para “Ocultar automaticamente” no menu mostrado nesse trecho desse vídeo.

• (16:36) Lubuntu 18.10 - MANUAL do LXQt - REVIEW (Diolinux)

Selecione também “Ocultar apenas ao sobrepor uma janela”, se preferir.

Para fazer reaparece a barra de título do Firefox, caso queira minimizar a janela… Ou quiser trocar de janela sem recorrer ao “alt” + “tab”… ou por qualquer motivo que seja - faça isso:

1. pressione “alt” + “espaço”;
  2. pressione a telca “D”, ou clique com o cursor do mouse em “un/decorate”.
Material consultado:

Talvez você ache alguma solução de fato, procurando por “un/decorate” + alguma outra palavra chave.
Se achar, não deixe de postar aqui e marque o seu post como a solução para ajudar quem estiver procurando uma solução para esse problema. Aqui na comunidade ou alguém procurando num site de busca pela solução.

Desejo sucesso na sua demanda! :wave: :slightly_smiling_face:

Eu acho que o problema é do sistema ou do próprio Firefox. Esperar alguma atualização de alguma coisa. Instalei o Firefox Night (.deb) e ele tem o mesmo problema, então possivelmente é do sistema o problema?

Provavelmente seja problema com o gerenciador de janelas do Lubuntu.

1 curtida

É possível instalar uma versão anterior?

Err… Não sei.
Possivelmente, talvez.

E talvez não seja um problema. Isso é, talvez seja uma escolha dos desenvolvedores que isso esteja dessa forma.
Talvez os desenvolvedores do sistema ao fazerem as escolhas para montar o sistema, deliberadamente deixaram as coisas como estão.

Algo relacionado, talvez, ao Window Manager (WM - ou “Gerenciador de Janelas”) e/ou ao compositor de janelas usado nesse sistema operacional, o Lubuntu - como já sugerido pelos colegas acima mais de uma vez.

Eu considero delicado mexer nessas coisas. Aumenta-se a chance de acabar quebrando alguma coisa no sistema.

Primeira. Esperar e ver se “resolve”. :melting_face:
Segunda. Entrar em contato com os desenvolvedores para ver se pretendem mudar isso (mantendo o respeito e a cordialidade, vale lembrar :smiling_face:)…
. Fórum Lubuntu
Terceira. Mudar de sistema - se você optou pelo Lubuntu por causa de uma limitação do seu hardware, o Xubuntu pode te atender também (se bem que tô vendo aqui que você não teve uma boa experiência com o XFCE) :dizzy_face:. Você já usou KDE também… (Xii… Essa terceira opção não é muito boa :sweat_smile:)

Eu consideraria essas opções. :point_up_2:

Se o meu notebook fosse bom eu usaria KDE Plasma, Linux Mint com Cinnamon oy até alguma distro com Gnome!

Vou tentar dar outra chance pro Xubuntu, TALVEZ nesse PC que tem quase o mesmo hardware não tenha o mesmo problema que eu sofria com o outro

1 curtida

Usar XFCE é uma boa escolha. Tenho um hardware fraco também, uso xfce nele e roda suave. E no xfce você tem a opção de desabilitar a barra de título no Firefox.

1 curtida