Não consigo dar boot - Preso na linha de comando do Grub 2

Olá camaradas;

Acabo de instalar o Manjaro em dual boot com o Pop!_Os. A instalação não deu nenhum erro, porém não consegui bootar para o Manjaro pois não tinha o grub instalado. Tentei instalá-lo pelo Pop seguindo este toturial [https://www.youtube.com/watch?v=wLOZfT0732Y], mas tive erro ao instalar o grub-customizer (" E: Could not get lock /var/lib/dpkg/lock"). Fui reiniciar o sistema pra ver se mudava alguma coisa, mas agora fico preso na seguinte tela:

Alguma ideia de como prosseguir?

Hardware:
Acer Aspire 5
HD 1TB (as /home dos dois sistemas estão aqui)
SSD 128 GB (/boot e /root dos dois sistemas estão aqui. Usei a mesma partição para /boot do Manjaro e do Pop.)

A pasta /boot é onde fica o Kernel, e acho que não deveria ser compartilhada entre 2 distos.

Nunca criei partição separada para /boot. Sempre mantive como mera pasta dentro da partição de sistema de cada distro.

Partição separada para /boot só é necessária em alguns casos. Por exemplo, quando a partição de sistema (“/”) é criptografada.

O que coloco em partição separada é a sub-pasta /boot/EFI ─ Esta, sim, pode ser compartilhada entre várias distros.

2 curtidas

Valeu @frc_kde . Estou reinstalando o Manjaro seguindo essas recomendações. Já venho com mais updates :slight_smile:

1 curtida

É, @dodekafonos, vc resolveu brincar com fogo… eu nunca pensei seriamente em instalar o Pop_OS pq preciso de dual boot e o sistema da System 76 não gosta disso. Então, conta aí o que deu pra ver se aprendo algo, pq quando estudei o assunto, não me animei a usar

Ao reinstalar o Manjaro apenas com o /boot/efi em uma particição separada consegui bootar nele. Porém ainda só consigo escolher o Manjaro através do boot menu (f12 ao ligar o note). Se escolho o Pop nesse menu OU não aperto nada ao inicializar, volto à tela preta do grub-rescue…

Ou precisa deixar que o os-prober funcione, busque o Pop_OS no boot/EFI (o problema é se ele está lá), daí reconstruir o grub

No Manjaro, veja se esta solução funciona:

echo GRUB_DISABLE_OS_PROBER=false|sudo tee -a /etc/default/grub && sudo update-grub

3 curtidas

[jonas@antaro ~]$ sudo echo GRUB_DISABLE_OS_PROBER=false|sudo tee -a /etc/default/grub && sudo update-grub
[sudo] senha para jonas:
GRUB_DISABLE_OS_PROBER=false
Generating grub configuration file …
Tema encontrado: /usr/share/grub/themes/manjaro/theme.txt
Imagem Linux encontrada: /boot/vmlinuz-5.9-x86_64
Imagem initrd encontrada: /boot/intel-ucode.img /boot/initramfs-5.9-x86_64.img
Found initrd fallback image: /boot/initramfs-5.9-x86_64-fallback.img
Aviso: os-prober will be executed to detect other bootable partitions.
It’s output will be used to detect bootable binaries on them and create new boot entries.
Encontrado Pop!_OS 20.04 LTS (20.04) em /dev/sdb5
Adding boot menu entry for UEFI Firmware Settings …
Found memtest86+ image: /boot/memtest86+/memtest.bin
concluído
[jonas@antaro ~]$

2 curtidas

Em tese achou… agora é deixar o grub do Manjaro governar (selecione na BIOS/Firmware) e vemos se deu certo

Só ligar o note ainda cai direto no grub-rescue. Mas se entro no boot-menu e escolho o manjaro, agora ele me dá a opção de bootar no Pop!_Os. Tô escrevendo pelo Pop agora. Estamos progredindo! Hahhaha

1 curtida

É pq o “grub” do Pop deu ruim… mas ignore, selecione o do Manjaro (coloque-o no topo no boot order da BIOS) e seja feliz!

Lista do que não fazer e do que fazer:

  1. NÃO apague a entrada EFI do boot (vc poderia estar tentado a fazer isso), apenas ignore
  2. Marque o post do os-prober como solução, esse erro é recente e anda atrapalhando alguns usuários de Manjaro…

PS: Entra no grupo de Telegram, lá sempre tem gente que pode ajudar no aperto!

1 curtida

Fui tentar fazer isso, mas agora não consigo entrar na BIOS. f2 ao inicializar me joga numa tela preta sem nada escrito kkkk

Vou tentar consertar o grub pelo Pop!_os agora. Valeu @Rodrigo_Chile ! Vou marcar a solução e entrar no grupo.

1 curtida

Pode-se escolher o Grub do Manjaro, pelo comando efibootmgr, usando “sudo” ou “su”.

Por exemplo ─ um dia, uma atualização do KDE Neon reinstalou o Grub dele, que não é útil para mim. ─ Como eu já tinha visto isso acontecer antes, usei o comando para verificar, e não deu outra.

Eu tinha entrado no KDE Neon pelo Grub do openSUSE (BootCurrent: 0000), mas a ordem tinha sido mudada pelo apt / dpkg, colocando o Grub do Neon (BootOrder: 0008) no topo:

$ efibootmgr
BootCurrent: 0000
Timeout: 1 seconds
BootOrder: 0008,0000,0004,0001,000D,0006,000A,0007,0002,0005,000E,0003,0009,000B
Boot0000* opensuse
Boot0001* debian
Boot0002* Fedora
Boot0003* UEFI:CD/DVD Drive
Boot0004* mageia
Boot0005* arch_grub
Boot0006* ubuntu
Boot0007* MX19
Boot0008* neon
Boot0009* UEFI:Removable Device
Boot000A* slackware-14.2+
Boot000B* UEFI:Network Device
Boot000D* pclinuxos
Boot000E* debian

Para colocar o Grub do openSUSE novamente no topo:

$ sudo efibootmgr -o 0000,0004,0001,000D,0008,0006,000A,0007,0002,0005,000E
[sudo] password for flavio:
BootCurrent: 0000
Timeout: 1 seconds
BootOrder: 0000,0004,0001,000D,0008,0006,000A,0007,0002,0005,000E
Boot0000* opensuse
Boot0001* debian
Boot0002* Fedora
Boot0003* UEFI:CD/DVD Drive
Boot0004* mageia
Boot0005* arch_grub
Boot0006* ubuntu
Boot0007* MX19
Boot0008* neon
Boot0009* UEFI:Removable Device
Boot000A* slackware-14.2+
Boot000B* UEFI:Network Device
Boot000D* pclinuxos
Boot000E* debian
1 curtida

Olha, não sei se essa solução servirá pro Pop_OS. Eu deixaria quieto, time que tá ganhando não se mexe. E no blog do Manjariando recomenda-se, em caso de dual boot, deixar o Manjaro tocar o grub (eu mesmo não faço isso, deixo o Garuda fazer, mas é outra distro baseada em Arch e, neste caso, deu certo). A solução que o @frc_kde forneceu é excelente, resolve o problema da ordem de boot, sugiro aplicá-la!

(E note, o que o frc disse está aqui no Manjariando!)
https://manjariando.com.br/2018/11/14/dual-boot-com-o-manjaro/

1 curtida

Ainda vamos acabar encontrando um final feliz.

Já mexi com “grub-rescue”, algumas vezes, e acabei conseguindo resolver, mas não lembro agora onde foi que anotei.

De qualquer modo, acho que a presente situação é um pouco mais complicada, pois você reinstalou o Manjaro, mas o Pop_OS ainda pode estar “avariado”, pois sua pasta /boot está numa partição separada, que foi sobrescrita pela primeira instalação do Manjaro. Não é isso?

O /boot/efi está na mesma partição. Não tenho certeza sobre o /boot do Pop, mas tenho a impressão que não o instalei separadamente

Isso de compartilhar partição boot ou partição efi nunca deu muito certo pra mim.
Se a bios é legacy, faço dois /, um em cada ponta do disco, com /home no meio, e o sistema que instalei por último cuida do boot. Se é efi, eu crio uma de 100 megas pra cada sistema que quero ter, logo acima do / (o local não importa, é só que eu gosto de deixar assim). Aí fica (em efi)
Efi distro 1
/ distro 1
/home
Efi distro 2
/ distro 2
Espaço não alocado pra instalar mais distros, sempre criando novas partições efi
Em legacy
/ distro 1
/home
/ distro 2
Espaço não alocado
(eu habilito hibernação nos meus sistemas, então prefiro usar um swapfile pra cada um)

1 curtida

EFI é uma partição separada, que é automaticamente montada em /boot/efi, quando você carrega uma distro. Portanto, é só um “link” ─ parece ser uma subpasta em /boot, mas na verdade não está lá.

Precisei resetar a bateria pra conseguir acessar a BIOS (segurei o botão power por uns 20 segundos até ver a ler da bateria piscar algumas vezes). Finalmente consegui acessar, porém agora nem o Pop nem o Manjaro aparecem nas configurações de boot da BIOS:

Precisei bootar pelo pendrive do manjaro de novo, selecionar “Detect EFI boot loaders” onde consigo achar o bootloader do Manjaro e escolher entrar no Pop!_Os. Achei que estava quase resolvendo o problema, mas só piorei a situação :man_facepalming:t5:

Ah, outra coisa: não tinha conseguido terminar este tutorial [Install GRUB on POP!_OS 20.04 - YouTube] porque recebia o erro “unable to locate package grub-customizer”. Consegui instalá-lo adicionando o seguinte pacote:

sudo add-apt-repository "deb http://archive.ubuntu.com/ubuntu $(lsb_release -sc) main universe restricted multiverse"

E assim concluir o tutorial. Porém parece que foi justamente isso que fez com que o sistema não reconheça nenhum SO agora.

Ok… veja se esse aqui resolve tua vida

https://manjariando.wordpress.com/2018/06/05/recuperar-grub-efi/

Aí vc deixa o Manjaro conduzir o grub e esquece tentar atualizar grub no Pop… quando o Pop atualizar kernel, vai criar novo grub, ok, mas basta entrar no Manjaro, rodar os comandos os-prober (caso o Pop tenha sumido do grub) e sudo update-grub (e a solução acima caso dê algo mais grave e o os-prober não achei o Pop)

1 curtida